conecte-se conosco

AMM

Casos de dengue aumentam 2.250 % em Tapurah

Avatar

Publicado


.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde de Tapurah, houve um número alarmante de casos de dengue, zika e chikungunya no primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril de 2019 foram registrados apenas 19 casos, já em 2020 no mesmo período foram 446 casos registrados ou seja um aumento de 2.250%.

O Secretário de Saúde, Marco Felipe, diz que prevenir é a melhor forma de combate à dengue. Medidas simples, como não deixar expostos materiais que possam acumular água ajudam toda a vizinhança. “As pessoas devem estar atentas aos sintomas da dengue: febre, náuseas, vômitos, vermelhidão ou manchas pelo corpo, dores na cabeça, atrás dos olhos ou no corpo. Se sentir isso, procure sua Unidade Básica de Saúde e siga as orientações, beba bastante líquidos, repouse, e não tome remédios sem prescrição médica”.

Levantamento do Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tapurah apontou que 84% dos focos do mosquito da dengue encontrados pelas equipes de saúde estavam em residências. Quase 1.300 focos positivos do Aedes aegypti dentro da cidade.

O risco agora é que aumente o número de casos graves, por isso é preciso combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  A melhor forma de prevenção da dengue e das outras doenças transmitidas pela picada do Aedes, é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros. Calhas, vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampinhas, podem conter larvas do mosquito. É preciso substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d´água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas.

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos. O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.

Fonte: AMM

Comentários Facebook

AMM

Tangará confirma 48 casos de Covid-19 e prefeito anuncia retomada do Toque de Recolher

Avatar

Publicado


.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira anunciou a retomada do Toque de Recolher, que já inicia nesta sexta-feira, 22, a partir das 20h. Uma medida importante que será adotada no Município, considerando que Tangará da Serra, registra 48 pessoas contaminadas por Coronavírus, um total de 400 notificações, e 22 pessoas já estão curadas, 25 em isolamento domiciliar e 01 que segue internado em enfermaria.

295 casos já foram descartados e 57 estão em investigação. Dos 48 casos confirmados, 11 foram por transmissão importada, 24 por transmissão local e 13 por transmissão comunitária.

“Em Tangará da Serra, graças a Deus, as coisas vão caminhando com equilíbrio. Mas isso não quer dizer que os casos não irão aumentar. Como se trata de uma epidemia viral, ela vai se propagar, e o que nós desejamos é que possamos cuidar das pessoas de forma que elas tenham o mínimo de problema possível”, afirmou Junqueira.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Equipe do Esporte está dando apoio a Secretaria de Saúde

Avatar

Publicado


.

A Secretária Municipal de Esportes de Peixoto de Azevedo em apoio a Secretária Municipal de Saúde, através dos seus funcionários vem fazendo monitoramento na rodoviária, das pessoas que vem chegando no município de Peixoto de Azevedo.

Os profissionais do esportes solicitam os nomes e telefone dos passageiros que chegam ao município, estes nomes são repassados a Secretária Municipal de Saúde que já faz o contato e monitora as pessoas, para ver se tem algum sintomas do coronaVírus.

Os funcionários do Esporte também tem colaborado com a equipe da Assistência Social em frente a Caixa Econômica Federal para organizar as filas do recebimento do Recurso Emergencial.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana