conecte-se conosco

Cuiabá

Decreto da Prefeitura de Cuiabá permite abertura de supermercados nos feriados

Avatar

Publicado


.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro fez um pronunciamento ao vivo em suas redes sociais, neste sábado (04), para anunciar a consolidação das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (covid-19). Um novo decreto, de n° Nº 7.868, será publicado na segunda-feira (06) considerando que autoridades e especialistas da área de saúde estão prevendo que o pico da disseminação do novo coronavírus será a partir de 10 de abril de 2020.

 

Dentre as alterações anunciadas está, a abertura dos supermercados também aos feriados – obedecendo todas as medidas de higiene e segurança- pelo período de 06 a 21 de abril, com horário de atendimento ao público de segunda a domingo e feriados, das 08h às 19h, com exceção das padarias, as quais poderão funcionar a partir das 6h até as 19h.

O prefeito também determinou  a ampliação da fiscalização em supermercados e congêneres, por conta do não cumprimento do acordo realizado com a Associação de Supermercados de Mato Grosso- ASMAT. 

 

Todas as medidas consideradas de prevenção nos estabelecimentos continuam sendo obrigatórias tais como, adotar medidas de controle de acesso e de limitação do público nas áreas internas e externas, de modo a evitar aglomerações e a resguardar a distância mínima de dois metros entre todas as pessoas, bem como todas as recomendações preconizadas pelos órgãos de Saúde quanto à necessidade de higienização do respectivo local e dos produtos ofertados.

 

“Todas as medidas  exigem muita resiliência e compreensão de todos. A atividade  econômica nós recuperamos com a bravura, mediante a capacidade e qualificação dos nossos empreendedores que são acima da média. Mas a vida só temos uma, e é insubstituível. Como a base, o pilar de todos as nossas decisões é o respeito a saúde e a vida da população é nosso dever chamar a responsabilidade de cada um dentro desse processo considerando o firme e reiterado comprometimento da administração pública com a preservação da saúde e bem-estar de toda população cuiabana ”, disse o prefeito.

 

Outras alterações para fins das medidas temporárias e emergenciais, também são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários a cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais, tais como lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, lava jatos, exclusivamente para recepção e entrega domiciliar do veículo; empresas do segmento de controle de vetores e pragas urbanas, consultórios médicos, autopeças.

 

A partir de 13 de abril  de 2020 o Prefeito Municipal, utilizando-se de dados técnicos e demais informações ofertadas pelos representantes das categorias econômicas e da sociedade civil, determinará a elaboração de um Plano Estratégico de Retomada da Atividade Econômica no Município de Cuiabá, observando, sobretudo, as peculiaridades da COVID-19 e do setor produtivo local, de modo a compatibilizar as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus com o desenvolvimento das atividades econômicas no âmbito municipal.

 

Confira o decreto na íntegra.

Comentários Facebook

Cuiabá

Mais treze pessoas aceitaram convite e são acolhidas no “Hotel Albergue”

Avatar

Publicado


.

Mais uma ação emergencial voltada a população em situação de rua nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus aqui na Capital, resultou no acolhimento de treze pessoas que aceitaram o convite e foram encaminhadas para o “Hotel Albergue”. A ação foi realizada neste sábado (23) pela equipe de abordagem da Assistência Social.

Os pontos visitados foram os de maior concentração desse público, sendo eles o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Rodoviária e Porto. “Esse trabalho de sensibilização é permanente. Além das abordagens, as pessoas receberam orientações sobre o novo Coronavírus, importância da higienização e do isolamento social.

É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muito ainda são resistentes, mas esse trabalho contínuo, aos poucos vai alcançando os resultados por nós esperados”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Para aquelas pessoas que não aceitaram e não entenderam a importância do isolamento social, foram distribuídos cobertores, por conta do frio, além das refeições que estão sendo distribuídas desde o mês de março para esse público.

Os cobertores são arrecadados por meio da Campanha Aquece Cuiabá, que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. “A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, onde já há uma sensibilização por parte da equipe e uma preocupação por parte da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado e ainda mais acolhedor, buscando aquecer um pouco esse momento gelado da nossa Capital”, informou Márcia Pinheiro.

Na oportunidade, a secretária fez questão de pontuar um fator importante e que merece ser observado. Segundo ela, muito mais que conseguir encaminhar essas pessoas para o acolhimento, é fazer com que elas permaneçam e entendam a importância do isolamento social nesse momento da pandemia. “Quero aqui esclarecer que, muito mais que o aceite da pessoa em situação rua é conseguir fazer com que ela permaneça em uma de nossas unidades de acolhimento. Muitas delas saem e depois querem retornar, o que coloca em risco aqueles que permaneceram em isolamento. Por isso que estamos intensificando essas ações para reforçar essa sensibilização”, esclareceu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Com mais essa ação de acolhimento, o “Hotel Albergue” abriga cerca de 89 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens.

A distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada um. No “Hotel Albergue” estão sendo acolhidas aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. 

“Estamos trabalhando para sensibilizar o maior número de pessoas em situação de rua, a fim de oferecer maior dignidade, saúde e segurança para essas pessoas. Esse trabalho já faz parte da rotina da Secretaria, mas nesse momento de crise está sendo intensificado com essas ações emergenciais. Além disso, quero deixar o meu agradecimento a equipe, que não tem medido esforços para executar esse trabalho, enfrentamento o medo e todas as dificuldades”, concluiu a secretária.

CRAS JARDIM ARAÇÁ- Além da ação emergencial de abordagem aos moradores em situação de rua, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Jardim Araçá também fez a distribuição de cobertores para os moradores dos bairros de abrangência da Unidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito e secretário de saúde lamentam mais dois óbitos por COVID-19 de residentes em Cuiabá

Avatar

Publicado


.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam informar o óbito de duas pessoas residentes em Cuiabá.

Uma das vítimas é uma mulher de 86 anos, que tinha hipertensão e enfisema pulmonar. O outro óbito foi de um homem de 72 anos, hipertenso, cardiopata e com doença pulmonar obstrutiva crônica. Os dois estavam internados em hospitais privados e foram a óbito esta madrugada.

O secretário Pôssas lamenta profundamente mais estes dois óbitos e deseja muita força para as famílias neste momento difícil. “Infelizmente estamos vendo vidas sendo perdidas Nossa luta contra esse vírus continua, estamos fazendo tudo o que podemos para combater esse mal, mas precisamos mais do que nunca que a população coopere, tomando todas as medidas de distanciamento social, de higienização, que já foram amplamente divulgadas”, disse.

O prefeito se mostrou muito consternado com mais esses óbitos. “Situações como essas, que ceifam, vidas reforçam que a população necessita ter a compreensão de que o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde é a melhor ferramenta de prevenção contra a disseminação da COVID-19. Sabemos que estamos numa pandemia e que os casos continuarão surgindo, por isso estamos trabalhando duro para achatar a curva de crescimento da doença, de forma que esse vírus vitimize o menor número possível de pessoas. Nosso principal objetivo nesse momento é salvar vidas”.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana