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Robôs serão testados na triagem de pacientes com Covid-19

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Foto: Eduarda Esteves

O estado de São Paulo vai testar robôs de telepresença como parte de um projeto-piloto de atendimento durante a pandemia do novo coronavírus

O estado de São paulo vai testar robôs de telepresença como parte de um projeto-piloto de atendimento durante a pandemia do Covid-19. O anúncio oficial foi feito em coletiva do governo estadual no Palácio do Bandeirantes,  nesta terça-feira (31).

De acordo com a médica Lilian Arai, à frente da iniciativa, serão três robôs que vão atuar na triagem dos pacientes, no pronto-socorro. “O Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP chegou com a demanda de proteger colaboradores contra a possibilidade de contaminação dos pacientes que chegam da rua com sintomas e não chegam dizendo que podem estar contaminados”, conta a médica Lilian Arai, que está à frente da iniciativa.

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As máquinas também serão utilizadas na comunicação dos pacientes com familiares. “Estão buscando formas de dar alento e humanizar o atendimento. Por mais contraditório que pareça, o robô vai trazer possibilidade de humanização dos tratamentos das pessoas com covid-19”, afirmou a médica.

Além dos robôs, o governo está expandindo também um sistema de teleconsultoria testado no Complexo Hospitalar do Mandaqui a todos os hospitais da rede pública. Especialistas vão atender outros médicos de mais de 100 hospitais da rede pública do estado de São Paulo através da teleconsulta a partir desta quarta-feira (1º).

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Desenvolvido pelo InCor, o projeto possibilita que especialistas do HC interajam em tempo real com outros médicos da rede, melhorando a assistência aos pacientes com quadro respiratório grave. “O projeto vai permitir a discussão de casos em tempo real e a agilização de procedimentos”, afirmou Doria.

Foi criado um protocolo para padronizar os cuidados dos pacientes que precisam de internação nos hospitais estaduais. “Temos um protocolo que foi validado desde a entrada do paciente no hospital até a necessidade de entubação, a necessidade de colocação em ventilação mecânica e quais são os parâmetros, os ajustes para que esses pacientes sejam manuseados de uma maneira uniforme das unidades dentro da Secretaria da Saúde do estado de São Paulo”, disse o pesquisador e diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor), Carlos Carvalho.

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“São Paulo amplifica o protocolo de atendimento em mais de 100 hospitais através da teleconsulta. Esse é um projeto pioneiro de teleconsultas desenvolvido pelo Incor. O Incor é uma referência nacional e internacional, pertence e está integrado ao Hospital das Clínicas em São Paulo que é o maior complexo hospitalar da América Latina. Esse sistema já está a disposição e começa a ser aplicado a partir de amanhã com protocolo de tratamento de pacientes com coronavírus em toda rede em mais de 100 hospitais públicos da secretaria da saúde”, afirmou o governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa na tarde desta terça (31) no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

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Inteligência artificial recria jogo de Pac-Man do zero

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Olhar Digital

Pac-Man inteligência artificial
Unsplash/Sei Kakinoki

Pac-Man é recriado por inteligência artificial


Pesquisadores da Nvidia , empresa influente no mercado de computação visual, desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de recriar o jogo Pac-Man a partir somente de análises visuais do game em execução. Em comemoração aos 40 anos do jogo, a companhia produziu uma versão do produto original que deve ser disponibilizada ao público em breve.

A reprodução, no entanto, ainda não é perfeita. Como mostra um vídeo publicado pela Nvidia, as imagens do jogo são borradas e o sistema não conseguiu capturar com precisão os comportamentos específicos dos fantasmas. Cada um deles é programado com diferentes características que determinam seus movimentos no game.

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Ainda assim, o projeto da Nvidia conta com a dinâmica básica do Pac-Man : o jogador deve comer os pontos, evitar os fantasmas e comê-los nas situações apropriadas, além de tentar não morrer. 


O programa responsável pelo produto é chamado de GameGAN. O termo GAN faz referência a redes generativas adversariais, uma tecnologia aplicada a processos de machine learning (aprendizado de máquina). O sistema conta com duas redes neurais: uma delas tenta replicar o jogo a partir dos dados visuais obtidos, a outra compara o resultado com a fonte original.

Se as informações geradas pela máquina e o modelo base não corresponderem, o sistema descarta os dados incongruentes e repete o processo para aperfeiçoar o produto com base nos feedbacks gerados na tentativa anterior. A ideia é fazer ajustes continuos até que o resultado apresente a maior similaridade possível com o original.

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Para produzir a versão comemorativa de Pac-Man , a inteligência artificial da Nvidia foi exposta a 50 mil clipes de execução do jogo. “Ele [o sistema] aprende todas essas coisas apenas assistindo”, disse Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação da Nvidia,em entrevista a jornalistas. “É como se um programador humano pudesse assistir a muitos episódios do Pac-Man no YouTube e inferir quais são as regras dos jogos e reconstruí-las”, completou.

Módulo de memória

Sistemas de inteligência artificial capazes de gerar mundos virtuais, como jogos eletrônicos, não são novidade. O modelo da Nvidia, no entanto, apresenta um diferencial: os pesquisadores da empresa introduziram um “módulo de memória” que permite à ferramenta armazenar o mapa interno do jogo.

Isso ajuda o modelo a reproduzir mapas consistentes, uma qualidade fundamental para recriar os labirintos do Pac-Man. Os módulos de memória ainda ajudam a máquina a distinguir elementos estáticos do jogo, como os labirintos, dos elementos dinâmicos, como os fantasmas.

Alguns processos, no entanto, ainda precisam ser melhorados. Em entrevista a jornalistas, Sanja Fiedler, diretor do laboratório de pesquisa da Nvidia em Toronto, no Canadá, disse que, para obter os clipes necessários para o treinamento da máquina foi preciso recorrer a outra solução de inteligência artificial capaz de jogar Pac-Man e gerar os dados.

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A máquina, no entanto, apresentou um desempenho tão bom que quase nunca morreu. Isso dificultou que o GameGAN capturasse detalhes das dinâmicas e situações do jogo em que o jogador falha em se manter vivo.

Os pesquisadores da Nvidia reforçam que a recriação de Pac-Man mostra como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta importante para o design de games no futuro. Desenvolvedores poderiam, por exemplo, aplicar um de seus games a uma inteligência artificial e usar o sistema para criar variações do jogo ou mesmo novos níveis e desafios. “Você pode usar isso para misturar diferentes jogos”, disse Sanja Fidler.

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Passando muito tempo no YouTube? Conheça a ferramenta que ajuda a diminuir o uso

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YouTube permite definir lembrete para interromper reprodução


Com a reprodução automática do YouTube , é bastante normal que os usuários percam a noção do tempo ao começar a ver vídeos sem parar. Para tentar resolver isso, a plataforma agora permite definir um lembrete para ser avisado quando é hora de dormir, por exemplo.

É possível escolher o horário de início e de término da visualização do conteúdo no menu ‘Configurações’. Além disso, a funcionalidade permite definir quando o lembrete para interromper a reprodução deve aparecer – se durante o vídeo ou após o término. Independente da escolha, o usuário pode ignorar a notificação e continuar a assistir a um vídeo – ou dez, se preferir.

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A implementação do recurso faz parte da expansão das opções de gerenciamento de tela e bem-estar digital que a empresa trouxe para a plataforma há algum tempo. Dentre as funcionalidades integradas nos últimos dois anos, estão as estatísticas de exibição do conteúdo diário e semanal, possibilidade de desativar notificações do aplicativo em certos momentos do dia e exibição do total de minutos gastos no aplicativo.

A opção de lembrete para interromper a exibição de vídeos no YouTube está disponível para iPhone ( iOS ) e Android  desde quarta-feira (20). Nos próximos dias, a plataforma deve disponibilizar a novidade para outros dispositivos com acesso ao serviço.

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