conecte-se conosco

Internacional

Bolsas europeias avançam no dia, mas têm pior trimestre em 18 anos

Avatar

Publicado


.

Os mercados acionários da Europa encerraram em alta nesta terça-feira, registrando o seu pior trimestre em quase 18 anos após uma brutal liquidação na esteira do surto do coronavírus.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,7% no dia, tendo anteriormente adentrado em território negativo antes de se estabelecer abaixo das máximas intradiárias. Os mercados encontraram sustentação na queda em novos casos na Itália, o país mais atingido da Europa.

Já no trimestre, o STOXX 600 perdeu 23%, ou 2,8 trilhões de dólares, com uma grande quantidade das perdas ocorrendo em março, seu pior mês já registrado, com a rápida disseminação do coronavírus e as medidas subsequentes para combater os efeitos sobre a atividade econômica.

O surto também resultou em um ambiente de negociação muito mais volátil, com o indicador de volatilidade regional girando em torno dos níveis vistos pela última vez durante a crise financeira de 2008.

No entanto, os mercados regionais têm conseguido recuperar algumas de suas perdas ao longo das últimas sessões, embora os analistas continuem céticos quanto à possibilidade de os ganhos se manterem.

“Esses mercados ainda estão extremamente voláteis e serão suscetíveis ao tipo de reversão (de hoje). Ainda tenho receio que seja apenas um rali tendo como base um mercado baixista, mas eu adoraria que provassem que estou errado”, disse Craig Erlam, analista de mercado sênior do Reino Unido e EMEA na OANDA.

No dia, as ações de energia, que estão entre as mais atingidas pelo caos, lideraram os ganhos. Ainda assim, elas perderam cerca de um terço do valor no trimestre, o pior desempenho de todos os tempos.

Ações de viagens e lazer também avançaram no dia, mas registraram desempenho inferior ao de seus pares por uma grande margem ao longo do trimestre, recuando aproximadamente 43%.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,95%, a 5.671 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,22%, a 99.935 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,40%, a 4.396 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,06%, a 17.050 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,88%, a 6.785 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,17%, a 4.069 pontos.

 

Comentários Facebook

Internacional

Netanyahu se diz vítima de golpe em início de julgamento

Avatar

Publicado


.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou inocência no começo de seu julgamento por corrupção neste domingo (24) e disse que está sendo vítima de um golpe. É o primeiro processo criminal de um primeiro-ministro israelense na história. 

Acompanhado por um grupo de ministros do Likud, seu partido, e falando de forma contundente, Netanyahu dirigiu-se às câmeras de televisão no corredor do tribunal antes de sentar-se no banco dos réus.

“Essas investigações foram contaminadas e costuradas desde o primeiro momento”.  Ele é acusado de suborno, quebra de confiança e fraude em três casos de corrupção. 

Do lado de fora do tribunal, separados por barreiras metálicas e policiais, centenas de apoiadores e opositores realizaram manifestações barulhentas. Gritos de simpatizantes de Netanyahu ecoaram pelo prédio da Corte.

Netanyahu, de 70 anos, foi indiciado em novembro do ano passado em casos envolvendo presentes de amigos milionários e por, supostamente, buscar favores regulatórios para magnatas da mídia em troca de uma cobertura favorável.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

EUA devem proibir viajantes do Brasil por causa de pandemia

Avatar

Publicado


.

Os Estados Unidos devem impor restrições de viagem ao Brasil neste domingo, disse o consultor de segurança nacional da Casa Branca, Robert O’Brien, dois dias após o país sul-americano se tornar o número 2 do mundo em casos de coronavírus.

O’Brien disse ao programa ‘Face the Nation’, da rede CBS, acreditar que haverá uma decisão neste domingo sobre suspender a entrada de viajantes que chegam do Brasil.

“Esperamos que seja temporário, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano”, disse O’Brien.

O Brasil se tornou o número 2 do mundo em casos de coronavírus na sexta-feira, perdendo apenas para os Estados Unidos, e agora tem mais de 349 mil pessoas infectadas pelo vírus, informou o Ministério da Saúde.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que estava considerando impor uma proibição de viagens para passageiros provenientes do Brasil.

“Não quero pessoas vindo para cá e infectando nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores… O Brasil está tendo problemas, não há dúvida sobre isso”, acrescento Trump a repórteres na Casa Branca.

O’Brien disse que os Estados Unidos analisarão as restrições para outros países do hemisfério sul, país a país.

Trump suspendeu a entrada da maioria dos viajantes da China, onde o surto começou, em janeiro. No início de março, ele impôs restrições de viagem a pessoas vindas da Europa.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana