conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande e Cuiabá unificam ações contra o Coronavírus e criam Rede de Atendimento

Avatar

Publicado


.

26/03/2020    38

A reunião realizada na tarde de ontem (5), no gabinete da Prefeita Lucimar Sacre de Campos, com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, juntamente com os  secretários de Saúde,Várzea Grande , Diógenes Marcondes e da capital, Luiz Antonio Possas de Carvalho, além de representantes dos comitês de enfrentamento ao Covid19, já surtiu efeito e delinearam ações para evitar o contágio do novo coronavírus na Região Metropolitana, onde foi decidido criar uma rede de combate e atendimento unificado a população neste período de pandemia a rede de atenção específica para os casos.

Como as duas cidades mais populosas do Estado é referência em atendimento de saúde para muitos municípios do Estado, a intenção dessa unificação é padronizar prevenção e atendimento e unir recursos, para minimizar o contágio na Região Metropolitana e consequentemente em todo território de Mato Grosso.

Ciente da gravidade da situação, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos agradeceu a disposição de Pinheiro e sua equipe.

“Eu quero aqui, Emanuel, dizer que é uma preocupação muito grande o que estamos atravessando. Nós somos uma cidade de 300 mil habitantes, nós não temos capacidade de fazer um trabalho como nós gostaríamos de fazer, mas eu acho que, com toda certeza, essa nossa união vai nos dar condições para realizar um atendimento melhor. Por isso, quero agradecer a sua presença e sua atenção conosco em Várzea Grande”, disse a prefeito Lucimar Campos.

Lembrando a prefeita que as decisões dos dois municípios, serão apresentadas ao Governo do Estado como contribuição para as decisões que nortearam o combate em todo o Estado, que será capitaneada pelo governador Mauro Mendes, como ficou estabelecido em última reunião no Palácio Paiaguás ,na última segunda-feira (23).

“O governador Mauro Mendes decretou estado de calamidade pública no âmbito da Administração Estadual. O decreto é fundamental para que ele possa  adotar as medidas necessárias à prevenção e ao combate à pandemia, casada com as necessidades dos nossos municípios. Temo sim que nos preparar e ter uma Rede de Atendimento capaz de minimizar as consequências, que a pandemia traz, para o nosso Estado , nosso País e nossa gente. A ideia é proteger a população”, disse a prefeita.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou a vontade política que une Cuiabá e Várzea Grande neste momento de pandemia e destacou que as fronteiras entre as duas cidades devem ser superadas para minimizar os impactos da doença na população da Região Metropolitana.

“Nós já estamos executando ações preventivas, cada um à sua maneira, mas agora nós temos que preparar o segundo passo, que é a Rede de Atendimento. Temos que construir essa rede, como vai ser esse atendimento. Entendo que as ações têm que acontecer com antecedência.  Não vamos esperar o problema chegar.  Deus queria que não. Vamos  rezar e trabalhar para isso, para que não chegue, mas se chegar, que chegue com a menor intensidade possível na população. Como gestores nós temos que nos preparar”, disse o prefeito de Cuiabá, destacando ainda sobre a importância do fortalecimento da Rede Básica .” Aqui é a rede básica, a mais importante e na hora do desespero, a maioria dos municípios do Estado não tem condições e vão vir para cá, e nós não podemos negar atendimento, por isso temos que formar esta rede forte de atendimento, e utilizar todas as ferramentas e meios para esta construção”, finalizou Pinheiro.

.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook

Várzea Grande

Prefeitura acelera obras da Saúde e Ministério autoriza hora estendida

Avatar

Publicado


.

04/04/2020    0

A Prefeitura de Várzea Grande adotou duas medidas para este momento de pandemia e de reforço para as outras enfermidades que não podem deixar de ser tratadas pelo bem como da população.

A primeira foi o credenciamento ou adesão definitiva de sete unidades de saúde pelo Ministério da Saúde para funcionar por mais duas horas de segunda a sexta-feira, o que na prática já vem acontecendo, somente para atendimento dos casos do coronavírus (Covid 19) e a outra é dar celeridade, urgência nas obras de seis novas unidades de saúde que realizam o atendimento a Atenção Básica, aquele primeiro atendimento e que resolve em média 90% dos casos, evitando a superlotação das unidades de urgência e emergência que em Várzea Grande são do Hospital Pronto Socorro Municipal e as UPAs IPASE e Dr. Farid Seror no Grande Cristo Rei.

O horário de funcionamento das unidades autorizadas pelo Ministério da Saúde será das 8 horas até às 17 horas e das 17 horas até às 19 horas, hora estendida apenas para a constatação e encaminhamento necessário para os casos do coronavírus – Covid-19.

Receberam adesão do Ministério da Saúde, as unidades da Estratégia Saúde da Família ESF dos bairros e região: do São Mateus; da Água Vermelha; da Manga; do Jardim União; do Jardim Manaíra; do Unipark e da Vila Arthur.

“Temos que nos preocupar com a saúde como um todo. É óbvio que as principais medidas são para se evitar a pandemia do coronavirus – Covid- 19, que se alastrar tem chances de afetar muito mais pessoas do que temos de tratar, por isso dá importância do distanciamento social”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, pontuando que o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – Covid- 19 em comum acordo com a prefeita Lucimar Sacre de Campos adotou as medidas anunciadas.

As unidades que estão com suas obras praticamente concluídas são dos bairros Santa Izabel, Eldorado e Alameda.

Já aquelas que terão suas obras retomadas e serão aceleradas são Cabo Michel, São Matheus e Jd. Maringá. “Com isso iremos passar de 50% de Cobertura da Atenção Básica para 89% um número expressivo se tomarmos por conta que em 2015 quando a atual prefeita assumiu era pouco menos de 40%”, disse Diógenes Marcondes.

O titular da Saúde Pública em Várzea Grande sinalizou que a cidade vem de um processo de recuperação e resgate da saúde pública que avançou muito nos últimos anos, desde quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu com as obras das UPAs do IPASE e Dr. Farid Seror no Grande Cristo Rei, a reforma geral do Hospital Pronto Socorro Municipal, uma unidade que existe a mais de 30 anos, as cinco policlínicas existentes e que hoje são Clinicas de Atenção a Saúde da Família e também as duas Unidades Básicas de Saúde retomadas e entregues no Aurilia Salles Curvo e na região do São Simão, Ouro Verde e Colinas Verdejantes.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande simplifica boletim de monitoramento da Covid 19

Avatar

Publicado


.

03/04/2020    2

Visando facilitar o acesso as informações referentes à pandemia do Coronavírus – Covod- 19, às secretarias municipais de Saúde e de Comunicação Social de Várzea Grande, decidiram simplificar o Boletim de Monitoramento dos Casos de Coronavírus para ser melhor compreendido pela população e pela imprensa de um modo geral diante do grande volume de informações que circulam para todos os lados.

O Boletim passa a informar apenas os casos confirmados da doença, se houve óbito ou cura diante do tratamento ofertado pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.

As demais doenças causadoras de Síndrome Respiratória Aguda Grave SRGA continuarão sendo monitoradas e notificadas pelo Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A consulta poderá ser feita pelo site oficial do Ministério da saúde, pelo endereço www.saude.gov.br.

Fora isto, todas as medidas adotadas pela Administração Municipal de Várzea Grande desde o início da pandemia, podem também ser consultadas no site oficial através do endereço http://www.varzeagrande.mt.gov.br/boletim-corona-virus/, que apresenta uma variada gama de material destinado à imprensa, mas que pode ser de grande valia para a população para esclarecimento , além do principal apelo o de manter o distanciamento social como forma mais eficiente de não se ter a propagação da doença que se alastra por todo o mundo.

Veja Boletim em Anexo:

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana