conecte-se conosco


Saúde

Produtores de cachaça vão doar 70 mil de litros de álcool ao SUS

Avatar

Publicado


.

O Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) vai doar pelo menos 70 mil litros de álcool etílico, hidratado a 70%, ao Sistema Único de Saúde (SUS), para colaborar no combate ao novo coronavírus. A entidade representa o setor produtivo da cachaça no país. De acordo com o diretor-executivo do Ibrac, Carlos Lima, o movimento é recente e tende a aumentar.

“A gente fez um chamamento aos associados para que eles avaliem tecnicamente se têm condições de produzir esse álcool a 70% e, gradativamente, a gente vem tendo resposta de empresas que estão se engajando nesse processo”, disse Lima à Agência Brasil. Os primeiros doadores são as oito maiores empresas produtoras de cachaça de grande, médio e pequeno porte, incluindo multinacionais.

Cada empresa, individualmente, está contactando as prefeituras para atender a demandas locais. “Cada empresa está fazendo essa gestão do processo e entregando o álcool de acordo com a demanda da prefeitura ou do parceiro local que pretende receber isso”, informou o diretor do Ibrac.

Logística

Carlos Lima explicou que, em alguns casos, a prefeitura não tem condição de estocar o produto. Então, a entrega é fracionada. Já em outros casos, a entrega é feita em sua totalidade. Uma empresa de São Paulo, por exemplo, já tem fechada para amanhã (27) a entrega de 3 mil litros. “Realmente, é uma situação de governança local. As empresas e os governos avaliam a melhor forma de logísticas”, explicou.

De acordo com o diretor, o instituo quer fazer contato com entidades representativas do setor de embalagens para convidar seus membros a doarem embalagens plásticas para envazar o produto e participarem, assim, da iniciativa de combate à pandemia.

Anvisa

Carlos Lima conta que antes de entrar em contato com as mais de 300 empresas associadas, o Ibrac consultou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, uma vez que produtores de bebidas alcóolicas não podem produzir o álcool a 70% sem licença.

“A gente conversou com a Anvisa sobre isso, o Ibrac chegou a apresentar um pedido formal à agência para que os associados tivessem uma autorização emergencial e excepcional para a realização dessa atividade”. No último final de semana, a Anvisa publicou nota técnica estabelecendo os critérios para que as empresas fizessem essa produção, atrelada à doação do produto. A nota foi atualizada na última terça-feira (24). A iniciativa também foi comunicada ao Ministério da Agricultura.

“O Ibrac vem orientando seus associados a seguirem à risca a nota técnica da Anvisa e as demais legislações vigentes para produção desse álcool a 70% e a consequente doação”, contou o diretor-executivo.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook

Saúde

Cientistas avançam na pesquisa de remédio que neutraliza o coronavírus

Avatar

Publicado


source
coronavírus arrow-options
Divulgação

O novo coronavírus entra no corpo humano pelas “spikes” (em vermelho na imagem) que neutralizam proteína da célula humana

Especialistas estimam que a vacina para o novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da Covid 19, ficará pronta em até 18 meses. Enquanto a pandemia se alastra com velocidade, pode parecer uma eternidade; mas considerando o tempo médio para se criar uma vacina, cientistas garantem que essa estimativa é um “piscar de olhos”. Por conta disso, a corrida por uma cura alternativa está acirrada.

LEIA MAIS: Cientistas dizem que novo coronavírus pode ser transmitido pela respiração

Pesquisadores da Universidade de Columbia, no Canadá, estão estudando o uso de um novo medicamento experimental que seria capaz de bloquear a “porta de entrada” do novo coronavírus no corpo humano. A novidade foi publicada na revista científica Cell.

Foi descoberto que a proteína ACE2 é a principal entrada do novo coronavírus em nosso corpo. O vírus se aproxima das células, utilizando os “spikes” (os espinhos de proteína que cercam seu núcleo) para invadi-las. Estes mesmos “spikes” já foram mapeados por pesquisadores, abrindo caminho mais veloz para o desenvolvimento de vacinas futuras.

“O novo estudo revela evidências diretas de que um medicamento chamado APN01, que será encaminhado para testes em empresas de biotecnologia na Europa, será útil como terapia antiviral contra a Covid-19 .”, afirma Art Slutsky, pesquisador envolvido no projeto.

Os cientistas canadenses estão otimistas sobre o novo medicamento. De acordo com o relatório publicado na Cell, o novo medicamento se mostrou muito eficaz contra o Sars-CoV-2.

Desenvolvimento de vacinas

Na segunda semana de fevereiro, quando a Covid-19 ainda não havia sido declarada como uma pandemia, pesquisadores em todo o mundo começaram a mapear o vírus. Um grupo conseguiu obter a estrutura molecular dos “espinhos de proteína” que o Sars-CoV-2 usa para entrar nas células. 

 “Essa proteína é a chave que o coronavírus utiliza para invadir o corpo humano. Com seu mapeamento, temos mais evidências sobre como neutralizá-lo”, afirma Jason McLellan, autor sênior do estudo publicado por biocientistas da Universidade de Austin, no Texas (EUA).

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Santa Casa de São Paulo usa tendas para atender suspeitas de covid-19

Avatar

Publicado


.

O hospital central da Santa Casa de São Paulo, localizada no centro da capital paulista, montou tendas para receber os pacientes com suspeita de covid-19 desde a última quarta-feira (01). O pronto-socorro externo, improvisado para suprir a demanda por atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus, tem recebido por volta de 50 pacientes ao dia.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo explicou que, desse modo, o fluxo de pacientes dentro do hospital é menor, evitando exposição e risco de disseminação da doença. Os pacientes são atendidos, recebem orientação e, quando necessário, são internados.

“Destacamos que todos os nossos esforços estão voltados para o combate à pandemia e em oferecer o melhor atendimento para todos. A Santa Casa de São Paulo reafirma o seu compromisso com a saúde da população, acreditando que com ações em conjunto conseguiremos enfrentar este momento difícil”, disse a entidade em nota.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana