conecte-se conosco


Mato Grosso

Presos oriundos das delegacias serão encaminhados para Cadeia do Capão

Avatar

Publicado


.

A partir desta quarta-feira (26.03), todos os presos em flagrante oriundos das delegacias serão encaminhados para a Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande. A medida será válida pelo período da quarentena, instituída como medida de prevenção ao coronavírus (COVID-19).

Com a suspensão provisória das audiências de custódia no Fórum da Capital, devido a pandemia do coronavírus, a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) ficou encarregada de levar os presos em flagrante para as unidades prisionais de Cuiabá e Várzea Grande. Por uma questão de logística e de saúde pública, ficou estabelecido que apenas uma unidade prisional os receberá.

Todos os presos oriundos das delegacias vão ser avaliados por uma equipe de saúde do Sistema Penitenciário. Após o acolhimento e triagem, eles permanecerão na Cadeira do Capão por um período e, posteriormente, serão conduzidos para as unidades penais de acordo com o perfil. Caso a equipe identifique algum problema de saúde ou sintomas suspeitos, as informações serão repassadas à equipe da unidade para tomar as providências necessárias.

Um raio da Cadeia Pública do Capão Grande, que não possui comunicação com os demais do presídio, abrigará estas pessoas. Portanto, não haverá contato entre os presos oriundos das delegacias e os condenados e provisórios privados de liberdade que já estão na unidade.

A segurança será reforçada por agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e do Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (SOE) e, além disso, os servidores da Gerência de Custódia e Escolta Metropolitana vão tirar plantão da Cadeia do Capão.

O recebimento dos presos será das 08h às 15h, da mesma forma como ocorre nas audiências de custódia.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Bombeiros farão desinfecção de locais com aglomeração de pessoas em Rondonópolis

Avatar

Publicado


.

 

Na manhã desta quinta-feira (09.04) entrou em operação a 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Mato Grosso, que atende ao município de Rondonópolis e seu entorno. A primeira operação dos oficiais da nova unidade será a desinfecção de locais com aglomeração de pessoas na cidade.

A nova base descentralizada terá a função de aproximar a corporação de uma das regiões mais populosas do município, assim como das rodovias federais BR 163/364, o que facilita o trabalho dos bombeiros e diminuirá o tempo de resposta ao atendimento de ocorrências nessa região.

De acordo com o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Vanderlei Bonoto, “vamos começar o trabalho naquela base, que já está pronta, e logo pela manhã já sairemos de lá para a nossa primeira operação, que será a desinfecção de locais de grande aglomeração de pessoas, como já fizemos em Cuiabá e Várzea Grande, e agora iremos fazer em Rondonópolis”.

A primeira guarnição de serviço na 2ª Companhia do 3º BBM foi composta por três sargentos (SGT BM Jaber, SGT BM Rocha, SGT BM Cristiano).

Não houve uma inauguração oficial na ocasião para evitar a aglomeração de pessoas e a possível proliferação do coronavírus, mas uma solenidade ainda deve ser marcada futuramente. A companhia fica localizada na Avenida Presidente Médici.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Instituições filantrópicas recebem doação de álcool glicerinado da Polícia Civil

Avatar

Publicado


.

Na corrente do bem, cada elo ajuda a quem mais precisa. E nesta rede de auxílio para ajudar na prevenção ao coronavírus, a Polícia Civil de Mato Grosso procura também contribuir com quem está mais vulnerável. Nesta semana, a insituição fez a doação de álcool glicerinado 70% para instituições filantrópicas em Cuiabá, entre elas a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT), o Instituto dos Cegos de Mato Grosso, Apae Cuiabá, Abrigo de Idosos Bom Jesus e Lar Casa da Mãe Joana.

A doação faz parte da contribuição que se estabeleceu em todo o Estado, quando diversas empresas se uniram ao Governo do Estado para colaborar com a cessão de produtos que são extremamente necessários para a prevenção, como álcool, equipamentos de proteção individual, produtos de limpeza, entre outros, que foram destinados à forças de segurança pública, aos profissionais da saúde e também a pessoas que fazem parte de grupos de risco.

A Polícia Civil recebeu da Usina Safras, de Sorriso, álcool etílico e, com apoio de outros parceiros como a Fenabrave-MT, que doou glicerina, o álcool foi processado no laboratório do campus Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A partir dessa rede de doações, servidores da Polícia Civil e instituições puderam ser beneficiadas.

“Empresas se uniram ao Governo de Mato Grosso, colaborando com essas doações de materiais imprescindíveis e conseguimos servir nossos policiais e também destinar parte do álcool a instituições que trabalham com grupos em situação de risco, como crianças, idosos, pessoas com deficiência”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, acrescentando que a parceria com o IFMT permitiu o processamento do álcool com produtos como a glicerina, que dá mais hidratação e o peróxido de hidrônio, com ação bactericida.

Instituição como a AACC, que não deixou, neste período, de atender crianças em tratamento de câncer, necessita de doações de produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de alimentos. A coordenadora da Central de Doações da associação, Maria Helena Freire, afirma que o álcool doado será colocado em diversos pontos da casa para higienização de funcionários e das crianças. “As rotinas da casa necessitaram de mudanças, separamos a circulação dentro dos ambientes para garantir melhor prevenção. E o álcool e um os itens importantes, pois dependemos de doações, que reduziram em função do momento que vivemos. Mas continuamos trabalhando de casa, para sensibilizar quem pode nos auxiliar”.

A indicação das instituições a receber o álcool veio da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, que organizou uma campanha para receber alimentos e materiais de higiene e limpeza que serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Parabenizo a todos da Polícia Judiciária Civil, em nome do Delegado-geral Mário Dermerval, que gentilmente me procurou sabendo do trabalho social que já estamos desenvolvendo por meio da campanha Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus – para atendermos com a doação de álcool instituições que necessitam. Agradeço também a Usina Safras de Sorriso, que fez a doação de álcool etílico, processados pelo IFMT. Deus abençoe e proteja sempre nossos valorosos policiais civis, que também estão à frente de suas funções e ajudando neste momento tão difícil”.

Com um público de atendimento em torno de 120 alunos, o Instituto dos Cegos de Mato Grosso, que funciona no bairro CPA 4, em Cuiabá, precisou suspender as atividades da instituição durante a quarentena. Mas, o auxílio aos alunos permanece sendo prestado pelo instituto, que levará o álcool a quem precisa. “O álcool é imprescindível para o trabalho junto aos nossos alunos na conscientização em torno da prevenção ao coronavírus”, disse a diretora administrativa do instituto, Alexssandra Pereira.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana