conecte-se conosco


AMM

Prefeito mantém decreto com medidas contra o Coronavírus até o dia 05 de abril

Avatar

Publicado


.

O prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano (PDT), e membros do Comitê de enfretamento ao Coronavírus (Covid-19), além de profissionais da saúde decidiram por não alterar as medidas estabelecidas de isolamento social. Dentre as restrições, impostas pelo último decreto estão: o fechamento de vários segmentos comerciais, toque de recolher e barreiras nos cruzamentos de acesso à cidade. A decisão foi definida após uma série de reuniões, ocasião em que foi considerado ainda o último pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, que orientou a sociedade a “voltar à normalidade”. 

Contudo, verificou-se que em Diamantino, apesar de não haver nenhum caso confirmado da doença, é preciso reorganizar a rede de saúde pública municipal a fim de se preparar para receber eventuais casos que surgirem. “Esta fragilidade do sistema de atendimento não é só em Diamantino. Ocorre em todo o estado de Mato Grosso em todo o território nacional. Já estamos com várias estratégias para receber algum caso que dependa de internação”, explicou. 

O prefeito destacou que há uma mobilização junto à Associação Madre Paulina e a comunidade local para preparar o espaço no Hospital São João Batista, isolando uma área, onde possa haver internações. “Nós estamos muito preocupados com a economia local, sim. Mas temos que pensar primeiro nas pessoas e como atender eventuais casos, já que não podemos encaminhar possíveis enfermos da doença para outro local, porque fomos informados de que, no Estado, os hospitais referências para atender esses pacientes com a doença estão lotados, impossibilitados de recebê-los”, acrescentou. 

Capistrano faz um apelo a toda a classe empresarial, comerciantes, autônomos, profissionais liberais que, neste momento, se vêem prejudicados com as medidas duras impostas. “Até nós, como servidores, estamos preocupados com a situação financeira da Prefeitura vez que as contas dependem dos contribuintes e fechados eles não têm condições de manter a receita do município. Mas nesse momento a prioridade é a saúde das pessoas. A partir do dia 05 de abril, estaremos adiantados em relação à estrutura do Hospital, com menos risco de sermos surpreendidos com algum caso positivo de coronavírus na cidade e com melhores condições de suportar casos graves”, afirmou. 
Amanhã (sexta-feira, 27) será realizada uma reunião para debater a flexibilização para alguns segmentos que não oferecem riscos de aglomeração de pessoas poderem voltar a funcionar.  

Investimentos 
Enquanto busca manter as pessoas em casa, o município se prepara para que as coisas voltem à normalidade, na medida do possível. Para isso, há uma mobilização no âmbito do Poder Público e em conjunto com a sociedade para a aquisição de equipamentos, leitos, contratação de profissionais, entre outros investimentos. Hoje, o hospital dispõe de dois respiradores, foi feita a compra de outros dois pela prefeitura com apoio da Câmara Municipal. A Unemat também cedeu outro aparelho.  

O prefeito agradece toda a sociedade civil organizada e a Associação Comercial e Empresarial de Diamantino (ACID) que está envolvida diretamente para dialogar com a classe comercial da cidade.

Fonte: AMM

Comentários Facebook

AMM

Prefeito Celso de Colniza altera decreto sobre toque de recolher

Avatar

Publicado


.

O prefeito de Colniza se reúne com o Comitê Municipal de Preservação, Orientação e Enfrentamento ao COVID-19 (CMPOE) no auditório da Prefeitura Municipal, e ouve dos membros uma preocupação sobre relaxamentos involuntários pela cidade. A pauta da reunião foi quase em sua totalidade de reclamações sobre o comportamento dos munícipes. Todos os membros do Comitê esboçaram preocupações com o comportamento dos moradores de Colniza, que querem fazer valer o direito de ir e vir, mas não cumprem com a determinação da Vigilância em Saúde Municipal, e estão se aglomerando em filas para recebimento de aposentadorias, não estão respeitando a distância de dois metros em filas, de espirrar cobrindo a boca e nariz, e mais uma série de outras medidas básicas que expõem o próximo e a si próprio.

O secretario José Vanderlei também lembrou que até então os esforços são da própria cidade dos cidadãos, que estão se prontificando a trabalhar nas barreiras nos acessos à cidade, que até agora a única ajuda de fora que veio foi de uma carga de Álcool que um empresário doou ao município, o chefe da pasta lembrou ainda que não foi dado ao município nenhum EPI (Mascaras e Luvas) e que as equipes da saúde estão se virando como pode e agora, fez uma parceria com o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) que irá fabricar máscaras para o Hospital Municipal, graças a Deus nenhum caso foi registrado e estão trabalhando para continuar assim afirmou o secretário.

Ao final da reunião o prefeito Celso fez mudanças no Decreto Municipal onde foi alterado por este decreto 058/2020 de 03 de Abril  o horário do toque de recolher de 23 horas para 21 horas e prorrogando todos os outros decreto relativos ao COVID para vencimentos até o dia 22/04/2020.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Novo Mundo tem colheita recorde de soja em 2020

Avatar

Publicado


.

A expectativa dos agricultores de Novo Mundo é de safra recorde de soja para ano de 2020. Segundo informações das unidades de recebimento de grãos no município, a média colhida até o momento é de 65 a 70 sacas por hectare, 95% da colheita já foi realizada e os números preliminares são muito animadores.

O município teve um grande aumento em áreas de plantio chegando a quase 90 mil hectares de lavoura este ano, assim foram colhidas preliminarmente cerca de 351 mil toneladas de soja se tornado safra recorde em Novo Mundo.

O prefeito Toni Mafini falou sobre a colheita, “a agricultura se tornou hoje nossa principal fonte econômica, vivemos em um município muito abençoado e os números preliminares mostram nossa grandeza. A prefeitura municipal através da secretaria de obras deu total suporte para o escoamento da lavoura.

Isso tudo mostra que estamos no caminho certo do desenvolvimento e basta olhar para os quatro cantos de nosso município e verá uma nova área de produção surgindo.

Em nome dos produtores quero muito agradecer a Deus por ter nos abençoado e tenho certeza que estes números serão ainda maiores nos próximos anos, pois temos aqui ótimas terras e um povo muito trabalhador, creio que muito breve Novo Mundo poderá estar entre os primeiros municípios mato-grossenses em produção agrícola de soja e milho, além do arroz que tem aumentado muito.

O momento é de muita expectativa positiva, pois, quando a colheita gera resultados positivos, o comércio sai ganhando. Como Novo Mundo, bem como toda a região, é essencialmente agrícola, a roda da economia gira em torno das produções positivas. A satisfação é percebida em setores do comércio, nas empresas de insumos, nas cooperativas e isso acaba gerando outros resultados positivos”, concluiu o prefeito.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana