conecte-se conosco


Várzea Grande

Lucimar prorroga IPTU com desconto e anuncia pagamento de salários

Avatar

Publicado


.

26/03/2020    5

Por determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM) o IPTU 2020 que venceu no último dia 13 de março com descontos de 15%, foi prorrogado até 17 de abril e manteve o desconto como forma de estimular o contribuinte, além de autorizar a destinação total do valor arrecadado para a área de Saúde.

“Já vamos pagar os salários dos servidores públicos municipais nesta semana para despejar mais de R$ 31 milhões na economia local e assegurar que o comércio e a indústria tenham um mínimo de circulação neste momento de dificuldade”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos após reunião com a equipe econômica com os secretários, de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro; de Planejamento, Edson Silva; Governo, Kalil Baracat; Administração, Pablo Gustavo Pereira; Saúde, Diógenes Marcondes; Educação, Silvio Fidélis; Promoção Social, Flávia Omar e Procuradoria Geral, Sadora Xavier.

A chefe do Poder Executivo da segunda maior cidade de Mato Grosso sinalizou ainda que na medida do possível e sem comprometer as ações da saúde pública vai acelerar liberação de recursos de obras públicas em execução pela iniciativa privada para diminuir o impacto da crise econômica na cidade.

A Secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro sinalizou que as prioridades da prefeita Lucimar Sacre de Campos, são todas voltadas, para a saúde e para o atendimento da população neste momento de dificuldades.

“Estamos colocando em prática toda uma operacionalização para atender as demandas dos contribuintes de forma online, não presencial e vamos utilizar, e-mails, SMS, WhatsApp entre outros meios de comunicação das mídias sociais para facilitar a comunicação e para analisar caso a caso, pois existem compromissos a serem honrados pelo Poder Público com a própria cidade, com a população e com o comércio e a indústria”, disse a secretária de Gestão Fazendária.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes fez um retrospecto de todas as ações adotadas pela prefeita Lucimar Sacre de Campos desde 2015 quando assumiu a gestão municipal para assegurar que “todos os investimentos feitos na construção de duas Unidades de Pronto Atendimento – Upas Ipse e Cristo Rei, ambas funcionando, no Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, nas cinco Clínicas de Apoio a Família (antigas Policlínicas) que foram reformadas, ampliadas e melhoradas e nas duas Unidades Básicas de Saúde do São Simão e Região e do Aurilia Salles Curvo que está assegurando um atendimento da área de saúde para todos que necessitam”.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, lembrou que Várzea Grande está em uma situação de atendimento na área de saúde melhor que a grande maioria das cidades de Mato Grosso e que a tendência é que a média de 45% até 55% de atendimentos de pacientes de outras cidades e até mesmo Estados seja ampliada e será preciso garantir o atendimento pois Várzea Grande atende via SUS e sem nenhum tipo de cobrança.

“A prefeita Lucimar Sacre de Campos já mantém um nível de investimento da ordem de 30% na área de saúde e a tendência neste momento de crise é que este percentual seja ampliado, sendo que para isto, se faz necessário melhorar a entrada de dinheiro público para fazer frente aos compromissos públicos”, sinalizou.

 

 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Comentários Facebook

Várzea Grande

Prefeitura acelera obras da Saúde e Ministério autoriza hora estendida

Avatar

Publicado


.

04/04/2020    0

A Prefeitura de Várzea Grande adotou duas medidas para este momento de pandemia e de reforço para as outras enfermidades que não podem deixar de ser tratadas pelo bem como da população.

A primeira foi o credenciamento ou adesão definitiva de sete unidades de saúde pelo Ministério da Saúde para funcionar por mais duas horas de segunda a sexta-feira, o que na prática já vem acontecendo, somente para atendimento dos casos do coronavírus (Covid 19) e a outra é dar celeridade, urgência nas obras de seis novas unidades de saúde que realizam o atendimento a Atenção Básica, aquele primeiro atendimento e que resolve em média 90% dos casos, evitando a superlotação das unidades de urgência e emergência que em Várzea Grande são do Hospital Pronto Socorro Municipal e as UPAs IPASE e Dr. Farid Seror no Grande Cristo Rei.

O horário de funcionamento das unidades autorizadas pelo Ministério da Saúde será das 8 horas até às 17 horas e das 17 horas até às 19 horas, hora estendida apenas para a constatação e encaminhamento necessário para os casos do coronavírus – Covid-19.

Receberam adesão do Ministério da Saúde, as unidades da Estratégia Saúde da Família ESF dos bairros e região: do São Mateus; da Água Vermelha; da Manga; do Jardim União; do Jardim Manaíra; do Unipark e da Vila Arthur.

“Temos que nos preocupar com a saúde como um todo. É óbvio que as principais medidas são para se evitar a pandemia do coronavirus – Covid- 19, que se alastrar tem chances de afetar muito mais pessoas do que temos de tratar, por isso dá importância do distanciamento social”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, pontuando que o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – Covid- 19 em comum acordo com a prefeita Lucimar Sacre de Campos adotou as medidas anunciadas.

As unidades que estão com suas obras praticamente concluídas são dos bairros Santa Izabel, Eldorado e Alameda.

Já aquelas que terão suas obras retomadas e serão aceleradas são Cabo Michel, São Matheus e Jd. Maringá. “Com isso iremos passar de 50% de Cobertura da Atenção Básica para 89% um número expressivo se tomarmos por conta que em 2015 quando a atual prefeita assumiu era pouco menos de 40%”, disse Diógenes Marcondes.

O titular da Saúde Pública em Várzea Grande sinalizou que a cidade vem de um processo de recuperação e resgate da saúde pública que avançou muito nos últimos anos, desde quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu com as obras das UPAs do IPASE e Dr. Farid Seror no Grande Cristo Rei, a reforma geral do Hospital Pronto Socorro Municipal, uma unidade que existe a mais de 30 anos, as cinco policlínicas existentes e que hoje são Clinicas de Atenção a Saúde da Família e também as duas Unidades Básicas de Saúde retomadas e entregues no Aurilia Salles Curvo e na região do São Simão, Ouro Verde e Colinas Verdejantes.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande simplifica boletim de monitoramento da Covid 19

Avatar

Publicado


.

03/04/2020    2

Visando facilitar o acesso as informações referentes à pandemia do Coronavírus – Covod- 19, às secretarias municipais de Saúde e de Comunicação Social de Várzea Grande, decidiram simplificar o Boletim de Monitoramento dos Casos de Coronavírus para ser melhor compreendido pela população e pela imprensa de um modo geral diante do grande volume de informações que circulam para todos os lados.

O Boletim passa a informar apenas os casos confirmados da doença, se houve óbito ou cura diante do tratamento ofertado pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.

As demais doenças causadoras de Síndrome Respiratória Aguda Grave SRGA continuarão sendo monitoradas e notificadas pelo Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A consulta poderá ser feita pelo site oficial do Ministério da saúde, pelo endereço www.saude.gov.br.

Fora isto, todas as medidas adotadas pela Administração Municipal de Várzea Grande desde o início da pandemia, podem também ser consultadas no site oficial através do endereço http://www.varzeagrande.mt.gov.br/boletim-corona-virus/, que apresenta uma variada gama de material destinado à imprensa, mas que pode ser de grande valia para a população para esclarecimento , além do principal apelo o de manter o distanciamento social como forma mais eficiente de não se ter a propagação da doença que se alastra por todo o mundo.

Veja Boletim em Anexo:

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana