conecte-se conosco


Policial

Policiais levam orientações, auxílio e acalmam idosos diante da pandemia do coronavírus

Avatar

Publicado


.

Policiais Militares de Tangará da Serra estão realizando visitas orientativas à idosos que insistem em não ficar em casa diante da pandemia do novo coronavírus. O intuito da ação é acalmar, ajudar e conscientizar a população idosa a seguir à risca as orientações da quarentena, já que as pessoas acima de 60 anos fazem parte do grupo de risco da doença.

Por dia, os policiais realizam mais de 30 orientações ao público da melhor idade, com uso dos equipamentos de proteção como luvas, máscaras, alcool em gel  e conversando seguindo a distância recomendada de 1,5m. As equipes falam da importância de fazer a higienização das mãos com água e sabão, passar álcool em gel e evitar o contato físico, como cumprimentos, beijos e abraços.

Durante o patrulhamento de rotina, as equipes da PM ficam atentas à residência onde moram idosos, pois alguns deles, solitários, não tem quem possa ajudá-los neste momento em que não é recomendável sair de casa. A subtenente da PM, Miriam Ferraz Berbel, que participa desta ação solidária, explica que a iniciativa exige preparo e sensibilidade para orientar os idosos dobtr a atual situação de pandemia.

“Os idosos são muito sensíveis é preciso carinho para alertá-los sobre os perigos da Covid-19. Algumas dessas pessoas são solitárias, em algumas visitas percebemos que eles precisam de medicamento, mas não têm ninguém para ir na farmácia, no supermercado. Então, durante as rondas ficamos atentos a isso também, dando uma espiadinha para ver se eles estão bem e se precisam de algum remédio, alimento, atendimento médico”, explica a policial.

A subtenente Miriam Berbel explica ainda que alguns idosos não aceitam orientações de familiares e até mesmo de agentes de saúde para ficarem em casa. Nestes casos, parentes buscam auxílio dos policiais militares que vem realizando esse trabalho e, com calma e paciência, ajudam eles passam a entender que a medida os protege da contaminação do novo coronavirus.

Para os policiais que fazem o trabalho voluntário, a sensação é de satisfação em ajudar essas famílias neste momento, tentando amenizar o sofrimento e o medo que a situação causa, principalmente no grupo de pessoas vulneravéis a doença.

“Essa iniciativa é um espelho do nosso Comando Regional que reflete preocupação com a população e solidariedade. Além de promovermos a justiça aos injustiçados, e dar atenção e levar cuidado para salvar a vida dessas pessoas delicadas que tanto fizeram pela gente. É a oportunidade de salvar vidas. Juntos nos vamos vencer essa pandemia”, conta emocionada a subtenente da PM.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Policial

Por causa da pandemia oficiais da PM,dos Bombeiros e delegados fazem Curso Superior telepresencial

Avatar

Publicado


.

Quase 70 alunos, 63 tenentes-coronéis da Polícia Militar, um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e cinco delegados da Polícia Judiciária Civil, começaram o Curso Superior de Polícia(CSP -2020) –  com ênfase em Estudo de Comando e Estado Maior (CSP/ECEM)  na modalidade telepresencial por causa da pandemia da Covid-19.

Iniciado no último dia três, por meio da Academia de Polícia Militar Costa Verde, o CSP se estenderá até fevereiro de 2021. Esse curso é uma pós-graduação exigida para ocupar postos de comando e ascender na carreira, no caso dos militares, ao último posto, o de coronel. Essa é primeira vez em décadas que os profissionais dessa pós-graduação não estarão juntos em sala de aula, entretanto terão aula todos os dias no período vespertino.

A diretriz 001/DEIP/2020, de 07 de Julho de 2020, que passou o curso de presencial para meios digitais, vale enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus(Covid – 19). O diretor da Deip, tenente-coronel PM  André Willian Dorileo, destaca a necessidade e importância da retomada da qualificação dos profissionais da Polícia Militar e outras instituições da Segurança Pública.

Dorileo assinala que utilizando uma prerrogativa da Lei de Ensino da PMMT foi possível não só inovar, mas principalmente alinhar as tecnologias disponíveis com a garantia da missão de transmitir o conhecimento de forma efetiva, interativa e em tempo real, mesmo nesse período excepcional que o mundo tem vivenciado em razão da pandemia e as exigências de medidas sanitárias e de distanciamento social. Na análise do diretor da Deip, as aulas telepresenciais se tornarão um marco, criando desde já uma grande expectativa aos discentes e gestores da instituição.

O coordenador Pedagógico do CSP, tenente-coronel Gabriel Leal, diz que se trata de uma pós-graduação digna do nome pós, agora em um formato novo, o telepresencial, que nada perderá em qualidade de ensino considerando o planejamento elaborado até o momento das inscrições.

O comandante da Academia de Polícia Militar Costa Verde, tenente-coronel Wellington Prado de Campos, observa que o objetivo normativo dessa pós-graduação é proporcionar à PMMT um profissional a altura dos desafios que o cenário nacional impõe.

O curso

O CSP é uma especialização lato sensu com mais de 400 h/a, cujo requisito ao certificado é um artigo científico. O foco do curso será política estratégica e desenvolvimento regional com disciplinas voltadas tanto ao planejamento institucional quanto ao agronegócio. Quer-se, dessa forma, um gestor que entenda os desafios conjunturais de Mato Grosso na perspectiva da Segurança Pública. O CSP tem por finalidade ampliar o escopo a alta administração estadual. Por essa característica, o diálogo será interdisciplinar com a PJC e Corpo de Bombeiros Militar.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Policiais civis cumprem mandado contra suspeito que praticou abuso contra criança de 12 anos

Avatar

Publicado


.

Assessoria | Polícia Civil-MT   

Um homem investigado por estupro de vulnerável em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) foi preso pela Polícia Civil do município no sábado (08.08). A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM) para cumprimento de mandado judicial.

O suspeito de 21 anos teve a ordem de prisão decretada pela Comarca local por estupro de vulnerável, após investigação e representação da Polícia Civil. 

As diligências iniciaram no mês de maio, quando a mãe da vítima, de apenas 12 anos, procurou a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM) da cidade para denunciar os abusos sofridos pela filha, que tem debilidade neurológica e mentalidade de uma criança de oito anos.

A mãe informou que começou a trabalhar no estabelecimento comercial do seu sogro. Como não tinha com quem deixar os filhos, passou a levar as crianças para o trabalho. No dia 15 de maio, ela percebeu que a garota havia sumido e passou a procurar pela menina, quando avistou alguém tentando segurar o braço da filha dentro do estabelecimento. Na sequência, a menor saiu da câmara fria do local muito assustada e com os olhos cheios de lágrimas. 

A vítima aparentando estar muito medo contou para a mãe que um dos funcionários havia lhe puxado e beijado à força na boca. E que em outra ocasião, a menina estava sentada sozinha na cozinha pintando e o suspeito passou as mãos em sua genitália. 

Diante dos relatos, a equipe da Delegacia Especializada passou a investigar os fatos. Durante os depoimentos colhidos, o irmão da vítima afirmou que não presenciou os abusos, porém, ele revelou que a suspeito a todo tempo fazia de tudo para ficar só com a menor, mandando que o irmão pegasse água ou então ficasse cuidando do cachorro do vizinho.

Com base nos indícios e provas da prática criminosa, a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes representou pelo mandado de prisão do suspeito, deferido imediatamente pela Justiça. Após a expedição do mandado,  os policiais civis localizaram o investigado no bairro Jardim Paraíso. 

O suspeito foi conduzido à unidade policial e interrogado pela delegada Judá Maali. Posteriormente, ele foi encaminhado para a unidade prisional em Cáceres, ficando à disposição do Poder Judiciário.    

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana