conecte-se conosco


Mato Grosso

Confira o ranking dos municípios em MT que lideram os casos suspeitos de coronavírus

Avatar

Publicado


.

Os casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) não param de crescer em Mato Grosso. É o que mostram os números da Nota Informativa divulgados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Na segunda-feira (23.03), dados mostram que houve um registro de 210 casos. No dia seguinte, terça-feira dia (24.03), o número de casos saltou para 269, o que representa um aumento (28%) em todo Estado.

O documento mostra os cinco municípios de Mato Grosso que lideram o número de casos suspeitos. São eles Cuiabá (42), Rondonópolis (27), Tangará da Serra (16), Sinop (22) e Várzea Grande (29). Todos os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. A lista completa com a relação de todos os casos suspeitos e outros municípios podem ser acessada neste link (Nota Informativa 18).

Outros 12 municípios que registram até 10 casos de pacientes suspeitos são: Alta Floresta (5), Barra do Garças (7), Brasnorte (5), Campo Novo do Parecis (10), Campo Verde (7), Comodoro (5), Lucas do Rio Verde (5), Paranatinga (7), Pontes e Lacerda (6) Primavera do Leste (5), São José do Rio Claro (5) e Sorriso (5).

Casos confirmado de CONVID-19

Atualmente, a SES-MT já confirmou sete casos de COVID-19 em Mato Grosso sendo: Cuiabá (5), Várzea Grande (1) e Nova Monte Verde (1). De acordo com os médicos, nenhum dos pacientes infectados apresentam quadro grave. As equipes de vigilância monitoraram um total de 269 suspeitas no Estado.  Até o momento, já foram monitoradas 259 ocorrências de coronavíus em Mato Grosso.

Os dados da Plataforma Integrada de Vigilância do Ministério da Saúde, atualizados nesta quarta-feira (25.03), às 17h, horário de Brasília,  mostram que foram confirmados 2.433 casos de coronavírus em todo o Brasil. Além disso, a doença já matou um total de 57 pessoas no país, 40 deles no Estado de São Paulo.

O detalhamento de casos por municípios de Mato Grosso é divulgado de segunda-feira a sexta-feira em Nota Informativa liberada pela SES-MT, sempre às 17h – horário em que também ocorre a coletiva de imprensa virtual com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e FaceBook do Governo do Estado.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Cermac passa a atender somente no período matutino a partir desta segunda-feira (06)

Avatar

Publicado


.

O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mudou o horário de atendimento e irá funcionar a partir desta segunda-feira (06.04) entre 07h30 e 13h30. A medida está prevista no Decreto n° 416, de 20 de março de 2020, que permite mudanças temporárias no funcionamento da Administração Pública para o enfrentamento do coronavírus.

É importante ressaltar que não houve mudança no modo de acesso do usuário aos serviços ambulatoriais do Cermac, ou seja, o atendimento médico continua sendo mediante o Sistema de Regulação.

A medida é excepcional e momentânea, mas, sobretudo, indispensável ao controle da circulação da Covid-19. O Cermac reforça que o novo horário de atendimento da unidade especializada será mantido até a emissão de normativas da Secretaria que determinem pelo funcionamento em período integral dos serviços.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Três são presos tentando jogar celulares e drogas para dentro do Presídio da Mata Grande

Avatar

Publicado


.

Três pessoas foram presas na madrugada deste domingo (05.04) suspeitas de tentarem jogar celulares e drogas para dentro do Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis (221 km de Cuiabá). Os dois suspeitos, de 21 e 22 anos, e um adolescente de 17 anos foram conduzidos para a delegacia do município.

Um quarto suspeito conseguiu fugir e não foi localizado. Na ação foram apreendidos catorze celulares, oito carregadores, quatro fones de ouvido e porções de drogas, além de um alicate que seria utilizado para cortar ao arame que cerca o presídio e uma moto Honda Biz, que foi utilizada na tentativa da fuga.

O agente penitenciário que fazia a guarda na torre 3 flagrou o momento em que os suspeitos tentavam atirar os objetos pelo muro aos fundos do raio 3. Os agentes penitenciários atiraram no intuito de render os suspeitos, momento em que um deles se rendeu e os outros três tentaram fugir.

Com o apoio do corpo da guarda, os policiais penais conseguiram capturar os outros dois suspeitos que foram encaminhados para a delegacia local.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana