conecte-se conosco


DESTAQUE 3

Após medidas contra o Covid, Prefeitura registra queda de 91% no número de usuários do transporte

Avatar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro durante transmissão ao vivo na noite desta terça-feira (24) disse estar muito feliz e satisfeito com o comportamento da população cuiabana sobre a utilização do transporte coletivo nesse momento de enfrentamento do novo coronavírus em Cuiabá. Conforme levantamento apresentado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, houve uma queda de 91% no número de usuários transportados.

“É um número avassalador e demonstra que a população cuiabana está atenta, não ao prefeito, mas sim com a saúde de todos. Se cada um fizer a sua parte, juntos iremos enfrentar e sair desse momento de crise e muita angústia”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Com base na estimativa de utilização sempre as segundas-feiras, no dia 16 de março, antes da publicação do decreto municipal e da massificação do pedido para que as pessoas evitassem o uso desse serviço público, dos 220 mil usuários, o registro foi de apenas 19.441 usuários transportados na última segunda-feira (23). Uma enquete feita pelos agentes de trânsito, desse montante, 10% são profissionais de saúde.

“O ônibus lotado é um grande propagador do vírus Covid-19. Entendo que as medidas que vem sendo tomadas no enfrentamento dessa pandemia são cruéis, mas que são de fundamentais importância para garantir a saúde e a segurança da população. Quero aqui deixar esse agradecimento a todos os usuários do transporte coletivo que entenderam e aceitaram a recomendação da Prefeitura de Cuiabá de evitar o transporte coletivo”, declarou.

“Todo esse esforço é para garantir a saúde de todos. Lavar as mãos com frequência, higienização pessoal e se possível ficar em casa, principalmente os nossos idosos irá representar positivamente no momento de pico, previsto para as próximas duas semanas. Estamos preparando a Capital para esse momento de auge do novo covid-19. São 24 horas por dia, sete dias da semana, discutindo as melhores medidas de enfrentamento”, reforçou.

Na oportunidade Pinheiro pontuou os trabalhos  realizados pelo Comitê de Enfrentamento formado por representantes de cada Secretaria. Todas as normativas que estão sendo estabelecidas são embasadas no protocolo do Ministério da Saúde. “O novo coronavírus não é brincadeira, é coisa séria’, ponderou Pinheiro.

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, uma das medidas foi a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19, suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias, suspensão das atividades em grupo nos CRAS e CREAS, limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde.

 

Comentários Facebook

DESTAQUE 3

Corpo de homem com cabeça esmagada é encontrado em Sorriso

Daniel da Silva

Publicado

Um homem foi encontrado morto, na madrugada deste domingo, por volta das 2h30min, na rua São Jorge, no bairro São José I, em Sorriso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima deve ter entre 30 e 40 anos de idade, e estava com a cabeça totalmente esmagada.

Conforme o sargento BM Del Bel, a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada pelo telefone 193 pela Polícia Militar para socorrer um homem vítima de espancamento.

“Ele não tinha sinais vitais e tinha um ferimento expressivo na cabeça, com exposição de massa”, informou.

Foi encontrado um pedaço de madeira próximo ao corpo. A Polícia Civil passa a apurar se a vítima foi assassinada a pauladas.

A motivação e a autoria do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Fonte: Portal Sorriso

Comentários Facebook
Continue lendo

DESTAQUE 3

Ações voltadas a população em situação de rua permanecem nesse momento de enfrentamento ao coronavírus

Avatar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou em transmissão ao vivo pelas redes sociais que as medidas já adotadas pelo município no enfrentamento ao coronavírus devem prosseguir até o dia 10 de maio. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência dará continuidade na distribuição de marmitas nos pontos de maior aglomeração de moradores em situação de rua, como as regiões da Rodoviária, Porto e em frente ao Restaurante Popular, no centro da Capital.   Todas as medidas adotadas pelo chefe do Executivo Municipal são fundamentadas em avaliações do Comitê da Enfrentamento contra o novo coronavírus. Seguem ainda as orientações da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com levantamento apresentado pela equipe de abordagem da Secretaria, do dia 23 de março a 05 de abril, foram entregues mais de 5 mil refeições para essas pessoas em risco de vulnerabilidade social, o equivalente a 450/dia. “A estratégia voltada para esse público irá permanecer conforme determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Todos os dias, de segunda a domingo, a equipe de abordagem estarão nas ruas oferecendo esse carinho especial nesse momento de pânico e frustação de todos”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.
Além das refeições, a equipe de abordagem da Secretaria está passando todas as orientações sobre as formas de prevenção ao Covid-19 com entrega de kits de higiene pessoal, águas e cobertores.
Essa ação de acolhimento se estende aos albergues municipais, sendo três unidades com capacidade de atendimento de até 50 pessoas. Segundo levantamento, hoje estão abrigadas 110 pessoas. “Infelizmente a Prefeitura não tem poder de polícia para obrigar essas pessoas a irem para uma das nossas unidades. Fazemos todas as orientações e mostramos a importância desses locais, mas a resistência é grande, a grande maioria não aceita pois os albergues tem normas e regras a serem seguidas”, reforçou o secretário.
Na oportunidade, o secretário disse ainda que foram adquiridos 300 colchões que serão entregues para possíveis novas ações de enfrentamento determinadas pelo prefeito. “Estamos trabalhando diuturnamente, traçando estratégias efetivas de atendimento de qualidade voltada a população em situação de rua que tanto precisam dos serviços públicos, principalmente da área social”.
No que tange a pasta social do Município, as 14 unidades d02 Centros de Referência Especializado (Creas) continuam abertas para atender as demandas de Cuiabá.“A Prefeitura está trabalhando de forma planejada para que o bem da saúde pública seja preservado. Colocamos em prática ações que, em conjunto, têm sido fundamentais para conter o avanço do Covid-19 em Cuiabá. Estamos enfrentando um momento difícil, mas temos a certeza que com a colaboração de todos vamos superar”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana