conecte-se conosco


Destaque 2

Homem é denunciado após gravar vídeo comendo cobra e morcego em MT

Avatar

Publicado

G1 MT

Secretário da Saúde de Dom Aquino informou ter notificado o homem. Aldair Antônio da Silva, que aparece no vídeo, alega que enviou vídeo para um conhecido.

Um morador de Dom Aquino, a 172 km de Cuiabá, gravou um vídeo comendo cobra e morcego. As imagens começaram a circular e a Secretaria de Saúde do município denunciou o caso ao Ministério Público Estadual (MPE).

Aldair Antônio da Silva, de 46 anos, já foi notificado, com base na Lei de Crimes Ambientais. Ele alegou que nunca postaria o vídeo e que mandou para um conhecido dele, que havia lhe pedido. Após o ocorrido, ele foi notificado e assinou um termo se responsabilizando sobre o vídeo.

“Em nenhum momento eu quis prejudicar ninguém ou desafiar ninguém. Não foi a minha intenção causar transtorno”, afirma. No vídeo, ele pica os animais já mortos. Em seguida, coloca alho e come os pedaços crus. A cobra está com a pele.

O Artigo 209 da lei diz que é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização dos órgãos ambientais.

A pena prevista para esse tipo de crime é de seis meses a um ano de prisão, além de multa.

Segundo o secretário da Saúde de Dom Aquino, Cláudio Amarante, o vídeo é verídico e as providências foram tomadas.“Nós já tomamos as providências cabíveis na Vigilância Sanitária. Ele foi procurado e foi responsabilizado pelo crime. Encaminhamos ao Ministério Público e esperamos um posicionamento.”, afirma.

Comentários Facebook

Destaque 2

Estabelecimentos comerciais de gênero alimentício colaboram com medidas de prevenção ao Covid-19

Avatar

Publicado

Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas de combate em estabelecimentos comercias do gênero alimentício, a fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública tem constantemente feito vistorias e realizado orientações para aos proprietários de supermercados e congêneres como padarias, açougues. Desde o início da adoção dessas medidas determinadas do decreto nº 7.851/2020 em 25 de março, as equipes tem notado a dedicação e esforço do segmento para cumprir rigorosamente as determinações.

De acordo como setor de gerência de Fiscalização, o comércio ambulante de produtos alimentícios, como, cachorro quente, salgados e lanches em geral são todos alvos da fiscalização. Os responsáveis pela prática estão sendo orientados a recolherem o material e a encerrarem a atividade comercial, no local.

Já em relação aos supermercados, a fiscalização tem constatado que as grandes redes respeitam o disposto nos decretos, qual seja, o funcionamento até às 19 horas. Segundo o secretário da pasta, Leovaldo Sales os comerciantes atenderam a maioria das orientações emanadas pelas equipes de fiscalização.

“O tipo de comércio que mais trabalho tem dado às equipes de fiscalização são as distribuidoras de bebidas e as lojas de conveniências existentes nos postos de combustíveis, cujos frequentadores insistem em consumir a bebida alcoólica no local, possibilitando aglomerações de pessoas. Também os vendedores de carne assada que funcionam basicamente nos domingos deram algum trabalho”, explicou o secretário.

Contudo, a fiscalização continuará tendo papel decisivo no monitoramento dos estabelecimentos bem como nas orientações sobre o funcionamento e cumprimento das medidas protetivas dos decretos. Em caso de descumprimento da medida serão aplicadas as penalidades civis, administrativas e penais cabíveis.

“A preocupação quanto ao futuro da economia é geral, porém, mesmo a contra gosto, a consciência da necessidade de proteção à saúde manifesto na obediência, tem superado o medo do possível futuro sombrio da economia”, conclui o secretário.

Todas as tratativas com o segmento alimentício começaram a partir de uma solicitação da Associação de Supermercados de Mato Grosso- ASMAT e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Cuiabá -SINCOVAGA/ MT, recebida pelo Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para alinhar e debater as medidas de proteção para que os estabelecimentos continuassem a desenvolver suas atividades comerciais sem desrespeitar os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque 2

Dupla é detida por estelionato e 49 folhas de cheques apreendidas em Várzea Grande

Avatar

Publicado

 

.

Policiais militares do 4º BPM prenderam na tarde desta quinta-feira (02.04), dois homens por estelionato e receptação, no bairro São Mateus, em Várzea Grande.

Conforme o boletim de ocorrência, funcionários de um posto de combustível acionaram os policiais dizendo que um homem teria solicitado para trocar um cheque que seria roubado.

Em consulta, os policiais confirmaram o roubo ocorrido no dia 23 de fevereiro, em um posto de gasolina, no bairro Colinas Verdejantes.

Questionado, o homem disse que recebeu o cheque no valor de R$ 1 mil do seu cunhado, e, se conseguisse trocar receberia R$ 200.   Os policiais foram até a casa do denunciado, no bairro João Baracat. Quando chegavam a casa, o homem tentou correr, mas foi contido.

Indagado sobre a procedência do cheque, o suspeito disse que tinha achado próximo da sua residência e que teria guardado junto com as outras 48 folhas de uma cooperativa de crédito. Na vistoria no imóvel, os policiais ainda encontraram uma réplica de pistola.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana