conecte-se conosco


Destaque

6 casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus confira a lista atualizada por cidade de MT

Avatar

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (23), seis casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.

Os casos confirmados do COVID-19 são em Cuiabá (5) e Várzea Grande (1). Já as ocorrências que levantam a suspeita do vírus  estão em Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão do Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guaratã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1),  Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1).

Outros municípios somam, juntos, 66 casos suspeitos, no entanto, em virtude da instabilidade do sistema, as Secretarias Municipais de Saúde não conseguiram alimentar o ambiente virtual, por isso esses municípios não aparecem no boletim – apenas os casos configuram nas estatísticas. De acordo com informações da área técnica da SES, 37 casos foram descartados.

O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. A área técnica também esclareceu que o sistema de informação oficial segue instável, o que justifica a possibilidade de os dados estarem discordantes daqueles que poderão ser apresentados pela plataforma do Ministério da Saúde.

O detalhamento de casos por municípios é divulgado de segunda-feira a sexta-feira em Nota Informativa liberada pela SES às 17h – horário em que também ocorre a coletiva de imprensa virtual com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e FaceBook do Governo do Estado.

Agilidade na análise de amostras

Na última quinta-feira (19), o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, iniciou a realização dos testes de diagnóstico do coronavírus no Estado.

Até então, as amostras para COVID-19 chegavam ao Lacen e, a depender da análise negativa para outros vírus, eram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo – um dos laboratórios de referência nacional. A partir de agora, o Lacen trabalhará com o prazo de até 72h para divulgação do resultado, após a amostra entrar no laboratório estadual; prazo que auxilia na celeridade das investigações.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Destaque

Idosa é a primeira paciente diagnosticada com Covid-19 em Primavera do Leste

Avatar

Publicado

Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19 nessa terça-feira (7).

A paciente é uma mulher, que tem mais de 60 anos e que até já cumpriu o isolamento domiciliar de 14 dias, que começou a ser feito quando essa paciente apresentou os primeiros sintomas da doença. Ela fez o exame em um laboratório particular da cidade e o laudo, com o resultado positivo, foi validado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Segundo a prefeitura, a paciente está estável e apresenta apenas sintomas leves. A partir de agora, ela e os familiares que moram e tiveram contato com ela vão cumprir um novo isolamento domiciliar até que nenhum sintoma seja mais percebido.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que essa paciente tenha sido infectada por uma pessoa da família dela que viajou pra fora do estado recentemente e também apresentou os sintomas de Covid-19.

comércio em Primavera do Leste foi reaberto há uma semana e, na segunda feira (6), um novo decreto autorizou a reabertura da rodoviária e de outros estabelecimentos, como as academias, por exemplo.

Segundo a prefeitura, em princípio o comércio vai continuar aberto na cidade, mesmo com o registro do primeiro caso de Covid-19. O que vai mudar, segundo a administração municipal, é a postura adotada pelas forças policiais, que agora vão monitorar com mais frequência e rigor para que as regras sanitárias sejam cumpridas na cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Equipes do GAp identifica suspeito de tráfico de drogas em bairros de Várzea Grande

Avatar

Publicado

 

.

Duas equipes do Grupo de Apoio do 4º BPM prenderam um homem na noite desta segunda-feira (06.04), por tráfico de drogas, no bairro Parque Del Rei, em Várzea Grande. Na ação, os policiais apreenderam uma barra de maconha e 65 porções da mesma droga, uma balança, caderno com anotações do tráfico, três celulares e dinheiro.

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais estavam em patrulhamento quando solicitaram ordem de parada de um homem em uma motocicleta Honda Biz vermelha. O cidadão não atendeu à solicitação e seguiu em alta velocidade sendo monitorado até chegar à frente da sua casa.

Durante a abordagem, os policiais encontraram no bolso do suspeito 15 porções de maconha e notas de dinheiro trocadas. Dentro do imóvel mais 50 porções da mesma droga já embalada para venda, além de um caderno com anotação da venda de entorpecente.

Os policiais ainda conversaram com moradores que disseram que o homem trafica na região 24 horas por dia. A denúncia acrescenta que o homem é responsável pelo tráfico de droga também nos bairros Ikarai e Portal da Amazônia.

No local, os policiais apreenderam a motocicleta que o suspeito usava e mais uma moto da mesma marca e modelo, só que branca, estacionada na sua casa.

                                                                                                          Anotações encontradas em caderno na casa de suspeito detido           Foto: PMMT

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana