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Várzea Grande

IBGE abre 3.549 vagas em Mato Grosso para o Censo 2020

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11/03/2020    8

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre 3.549 vagas em Mato Grosso para o Censo 2020. São dois processos seletivos, para Agentes Censitários Municipais, Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental).

As inscrições vão até 24 de março. Há vagas em todos os municípios do país. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou edital para contratar mais de 200 mil funcionários temporários em todo o país para realizar o Censo Demográfico neste ano.

Em Mato Grosso, há 134 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e 378 chances para Agente Censitário Supervisor (ACS). Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo, que exige escolaridade de nível médio. Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2020 naquela cidade.

Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS. Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

O IBGE vai contratar 3.037 recenseadores em todo o estado de Mato Grosso. A exigência é de nível fundamental. Estes serão os profissionais que vão visitar todos as residências, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados. No site do IBGE, há um simulador (https://censo2020.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html ) onde os candidatos podem verificar a simulação da remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido pelo edital.

A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80, e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet. Um detalhe importante: as pessoas que trabalharam recentemente como temporários, para o IBGE ou qualquer outro órgão público, também poderão ser recontratados, caso sejam aprovados nesses processos seletivos do Censo 2020.

Provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Para ambas as funções dos processos seletivos, as provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado em 08/05 para ACM / ACS e em 18/05 para Recenseadores. O cronograma completo de ambos os processos seletivos pode ser encontrado nos editais. As provas para ACM / ACS serão em 17/05/2020 e as provas para Recenseadores, em 24/05/2020. twitter.com/ibgecomunica ? facebook.com/ibgeoficial ? instagram.com/ibgeoficial ? youtube.com/ibgeoficial 1 http:// saladeimprensa.ibge.gov.br [email protected] (65) 3928-6129/ 6130 /6113

Os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. Os candidatos a ACM / ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. Edital recenseador: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR/arquivos/ ED_3_IBGE_20_RECENSEADOR_ABERTURA.PDF Edital ACM e ACS: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE/arquivos/EDITAL_2_2020_AC M_ACS_ABERTURA.PDF Contatos: Telefones: (65) 3928-6100/ 3928-6130 Raquel Gomes e Luiza Goulart (SDI/UE/MT) Millane Chaves (chefe da Unidade Estadual do IBGE) Supervisão de Disseminação de Informações – SDI/UE/MT 5 de março de 2020 twitter.com/ibgecomunica ? faceb

Por: Fonte-IBGE – IBGE

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Várzea Grande

Várzea Grande disponibiliza serviços on-line e telefones para facilitar atendimento à população

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27/03/2020    2

O decreto de Situação de Emergência assinado no dia 23 de março, pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, que visa  resguardar a saúde coletiva da população e assim suprimir a curva de disseminação do novo coronavírus na cidade, o covid-19, apesar de restringir o atendimento presencial em alguns órgãos municipais, e para não inviabilizar o atendimento ao cidadão, coloca a disposição do várzea-grandense vários serviços que podem ser acessados via on-line ou por meio de telefones úteis de várias secretarias para dúvidas e esclarecimentos.

“Estamos dispondo de todas as plataformas e tecnologias para levar ao cidadão-contribuinte serviços e ações essenciais e emergenciais, e inclusive de rotina, sem que haja desrespeito ao contexto atual de pandemia e sem expor nenhuma das partes a riscos e em ir contra diretrizes determinadas pelo governo Federal. Todo nosso time (de secretários e servidores) está em campo trabalhando para a cidade não parar, até porque é em um momento desses que a comunidade mais precisa do poder público e da força dos seus representantes”.

Canais de atendimento virtual, atendimento presencial (com todo o protocolo de higiene e de cuidados), telefones, ouvidoria, estão à disposição da população. A porta de entrada é o site institucional: www.várzeagrande.mt.gov.br.

O expediente presencial do serviço público municipal foi reduzido, conforme o Decreto, e já está valendo desde a data de hoje (24). O atendimento ao público passou a ser das 8h às 12h, respeitando as determinações das autoridades sanitárias para atendimento com distância 1,5 metros e as regras de higiene pessoal e coletivas. Onde há atendimento presencial, como na secretaria de Gestão Fazendária e no setor de Protocolo da secretaria de Administração, existe álcool gel para higienização das mãos e pertences pessoais. Servidores foram orientados ainda a trabalharem com as janelas abertas, sempre que possível.

O secretário de Governo e presidente do Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19), Kalil Baracat, reforça que o momento é de evitar aglomerações. “As pessoas devem ficar em casa. Se precisarem de algum serviço e ou atendimento público municipal devem acessar nosso site e verificar, no menu ‘serviços’, o vasto número de opções de soluções virtuais que existem. Outra opção é ligar na secretaria. A última opção é sair de casa. As liberdades individuais foram restringidas de forma proposital para se evitar a disseminação do vírus em um momento crucial para a população e ao Sistema Único de Saúde. São medidas drásticas? São, no entanto, necessárias. De todo modo, o atendimento ao cidadão não está inviabilizado em razão do Estado de Emergência”.

O vice-prefeito, José Hazama – mediante todo cuidado exigido pelo momento – acompanhou um atendimento de emergência realizado pela Administração Regional do Cristo Rei, órgão sob sua gestão. “Ao lado de uma residência aqui no bairro Joaquim Curvo há um alagamento que está prejudicando a mobilidade dos moradores locais e da região. Não há como adiar e tivemos de realizar o trabalho, obviamente, tomando todos os cuidados”. Ainda conforme Hazama, a rotina de trabalhos pelo Grande Cristo Rei, especialmente àquela voltada à infraestrutura – tapa-buraco, limpeza urbana e manutenção da iluminação urbana – segue sendo realizada com todo o respaldo que o momento exige, focada na segurança da população. “É o bairro com a maior concentração comercial e populacional de Várzea Grande”.

“A redução do expediente e o revezamento do quadro funcional estão estabelecidos em princípio por 30 dias, mas a administração municipal está atenta a todas as movimentações decorrentes da pandemia e mantém contato direto com os Governos Federal, do Estado de Mato Grosso e com a Prefeitura de Cuiabá para tomada de decisões conjuntas que detém maiores chances de terem resultados”, completou o secretário Kalil.

SERVIÇOS – O atendimento à população em relação às demandas por serviços essenciais segue inalterado. Coleta de lixo, atendimento de saúde, limpeza pública, segurança, água e esgoto.

Secretaria Municipal de Defesa Social, à qual a Guarda Municipal é vinculada, está reforçando o poder de polícia na cidade. Além do patrulhamento de rotina por bairros e ruas de Várzea Grande, o efetivo estará atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária, para coibir a abertura de estabelecimentos comerciais que insistirem em desrespeitar o Decreto de Situação de Emergência. “Também em operação em conjunto, com a secretaria de Meio Ambiente, estamos autuando locais de festas/som alto/aglomerações/shows/eventos que neste momento estão impedidos de atuarem,por força do decreto, o que serão  embargados, fechados”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.

Na secretaria de Gestão Fazendária, além do atendimento presencial na sede do Paço Municipal e no anexo dentro da Administração Regional do Cristo Rei, os contribuintes podem acessar guias e realizar consultas por meio do site institucional.

Como explica a gestora da Pasta, Lucineia Ribeiro, o atendimento está dividido da seguinte forma: email, online ou por telefone:

Serviços por email ou telefone – Atendimento ao contribuinte: [email protected] tel: 3688 8210 (Informações de atendimento e protocolos)

Setor de cadastro: [email protected] – tel 3688 8209 (consulta e requerimentos para abertura de processos)

Setor ITBI: [email protected] – tel 3688 8218 (emissão de guia de ITBI e informações)

Setor de IPTU: [email protected] (informações de processo e IPTU)

Setor de Cobrança E Arrecadação: [email protected] tel- 36888212 (parcelamentos via email de débitos, guias protestadas e informações)

ISSQN – [email protected] tel- 3688 8235 e 98464 9117

Superintendência de Receita: [email protected] tel: 3688 8215 e 98459 7924

Atendimentos site : varzeagrande.mt.gov.br

Via online: rolar a barra da página para baixo serviços disponíveis: 1-localizar o imóvel através do mapa para obter a inscrição do imóvel.

2- Alvará: abertura de empresas através da Redesim, emissão de guia do Alvará 2020, emissão de guias de Alvarás atrasados de anos anteriores e emissão do Alvará de funcionamento.

3- IPTU: IPTU 2020 à vista ou parcelado e emissão de IPTUs em atraso em cota única.

4- NOTA FISCAL: emissão de notas para empresas domiciliadas em Várzea Grande e outras informações pertinentes.

5- CERTIDÕES – certidão de débitos gerais, certidão de débitos do imóvel, certidão de baixa de atividade, e autenticação de certidões.

6- PARCELAMENTO – parcelamento já efetivados pelo contribuinte, emitir boleto de parcelamento.  

Serviços Públicos: De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, serviços emergenciais da Pasta, bem como o ‘Plantão Funeral’, podem ser requisitados na sede da Pasta, no Paço Municipal, dentro do novo horário de atendimento, das 8h às 12h, ou pelo telefone 3688-8034. “Para qualquer serviço, que não tenha caráter emergencial, o secretário lembra do telefone do Ouvidoria Cidadã 0800-647 4142. Todos nós, secretários somos cobrados a dar respostas e temos prazos pra isso”. Além do telefone, é possível contatar via email, [email protected].

DAE: Para serviços emergenciais relativos à água e esgoto, o superintendente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Ricardo Araújo, orienta o acesso ao site do órgão, http://dae.varzeagrande.mt.gov.br, para evitar saídas desnecessárias. “Ao final do site, existem os telefones de atendimento e é possível emitir segunda via de conta”.

Procon:O Procon Municipal também se preparou para o período de quarentena. Está disponibilizando vários canais para o atendimento da população. Como destaca a Procuradora do Município, Sadora Xavier, o consumidor não estará sem atendimento. “Podem acessar o http://procon.varzeagrande.mt.gov.br/, pelo [email protected] ou ainda por meio do whatsapp 9 8476-6409”.

Saúde:Na Saúde Pública , mesmo sem expediente reduzido, alguns serviços passam a ser importantes nesse momento:

-Ouvidoria Gestão SUS – 0800-647-8030

– Plantão Psicológico do SUS –  0800 647 0020

-Vigilância Sanitária – 3632 -1506

– Tire Dúvidas Todos Contra o Coronavírus, 0800 647 4121

-Todos os serviços da saúde das 8h às 17h.

Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo:

Superintendência de Regularização Fundiária: 98444 -1086

Coordenadoria Administrativo e Financeiro: 98468 -9847

Superintendência de Desenvolvimento Urbano: 98459-1920

SINE: 98432 -4459

Superintendência de Habitação: 98429 -2851

Fiscalização de Obras: 98433-2122

Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Turismo : 99289 -9493

 

 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

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Várzea Grande

Várzea Grande e Cuiabá unificam ações contra o Coronavírus e criam Rede de Atendimento

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26/03/2020    38

A reunião realizada na tarde de ontem (5), no gabinete da Prefeita Lucimar Sacre de Campos, com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, juntamente com os  secretários de Saúde,Várzea Grande , Diógenes Marcondes e da capital, Luiz Antonio Possas de Carvalho, além de representantes dos comitês de enfrentamento ao Covid19, já surtiu efeito e delinearam ações para evitar o contágio do novo coronavírus na Região Metropolitana, onde foi decidido criar uma rede de combate e atendimento unificado a população neste período de pandemia a rede de atenção específica para os casos.

Como as duas cidades mais populosas do Estado é referência em atendimento de saúde para muitos municípios do Estado, a intenção dessa unificação é padronizar prevenção e atendimento e unir recursos, para minimizar o contágio na Região Metropolitana e consequentemente em todo território de Mato Grosso.

Ciente da gravidade da situação, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos agradeceu a disposição de Pinheiro e sua equipe.

“Eu quero aqui, Emanuel, dizer que é uma preocupação muito grande o que estamos atravessando. Nós somos uma cidade de 300 mil habitantes, nós não temos capacidade de fazer um trabalho como nós gostaríamos de fazer, mas eu acho que, com toda certeza, essa nossa união vai nos dar condições para realizar um atendimento melhor. Por isso, quero agradecer a sua presença e sua atenção conosco em Várzea Grande”, disse a prefeito Lucimar Campos.

Lembrando a prefeita que as decisões dos dois municípios, serão apresentadas ao Governo do Estado como contribuição para as decisões que nortearam o combate em todo o Estado, que será capitaneada pelo governador Mauro Mendes, como ficou estabelecido em última reunião no Palácio Paiaguás ,na última segunda-feira (23).

“O governador Mauro Mendes decretou estado de calamidade pública no âmbito da Administração Estadual. O decreto é fundamental para que ele possa  adotar as medidas necessárias à prevenção e ao combate à pandemia, casada com as necessidades dos nossos municípios. Temo sim que nos preparar e ter uma Rede de Atendimento capaz de minimizar as consequências, que a pandemia traz, para o nosso Estado , nosso País e nossa gente. A ideia é proteger a população”, disse a prefeita.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou a vontade política que une Cuiabá e Várzea Grande neste momento de pandemia e destacou que as fronteiras entre as duas cidades devem ser superadas para minimizar os impactos da doença na população da Região Metropolitana.

“Nós já estamos executando ações preventivas, cada um à sua maneira, mas agora nós temos que preparar o segundo passo, que é a Rede de Atendimento. Temos que construir essa rede, como vai ser esse atendimento. Entendo que as ações têm que acontecer com antecedência.  Não vamos esperar o problema chegar.  Deus queria que não. Vamos  rezar e trabalhar para isso, para que não chegue, mas se chegar, que chegue com a menor intensidade possível na população. Como gestores nós temos que nos preparar”, disse o prefeito de Cuiabá, destacando ainda sobre a importância do fortalecimento da Rede Básica .” Aqui é a rede básica, a mais importante e na hora do desespero, a maioria dos municípios do Estado não tem condições e vão vir para cá, e nós não podemos negar atendimento, por isso temos que formar esta rede forte de atendimento, e utilizar todas as ferramentas e meios para esta construção”, finalizou Pinheiro.

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Por: Da Redação – Secom/VG

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