Internacional
Covid-19: OMS não pode declarar pandemia sem "análise cuidadosa"
Publicado em
26/02/2020 - 14:50por
Da Redação
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, destacou que não pode haver pressa para declarar a nova cepa do novo coronavírus, Covid-19, uma pandemia sem “uma análise cuidadosa e correta dos fatos”.
Nesta quarta-feira (26), Ghebreyesus apresentou uma atualização sobre a doença, em Genebra, e disse que “não subestima a seriedade da situação ou seu potencial de se tornar uma pandemia”, porque “existe esse potencial”.
Preparação
O chefe da OMS revelou que a agência está pronta para ajudar todos os países a se preparem para esse cenário. E alertou que “mesmo os que ainda não têm casos devem estar preparados para uma possível pandemia”.
Na terça-feira (25), o número de novos casos notificados fora da China ultrapassou o total de pacientes confirmados, pela primeira vez, no país.
O chefe da OMS destacou que fora do território chinês existem agora 2.790 casos em 37 países, com um total de 44 mortes. Até esta segunda-feira, pelo menos 80.239 pacientes haviam sido confirmados.
Tedros Ghebreyesus explicou que nessas 24 horas foram relatadas 10 novas notificações na China continental, fora da província de Hubei, epicentro do Covid-19. Em nível global, há dezenas de novos pacientes na Coréia do Sul, na Itália e no Irã.
Províncias
Cada um confirmou pelo menos 10 mortes por Covid-19, um total que supera os óbitos relatados em várias províncias chinesas.
A OMS pede que a comunidade internacional tenha “esperança, coragem e confiança” sobre ações para conter o vírus. Ele destacou que 14 países não relatam novos casos há mais de uma semana.
Ghebreyesus contou que neste momento, a agência da ONU não está lutando apenas para conter um vírus e salvar vidas, mas também para travar os danos sociais e econômicos que uma pandemia global poderia causar.
A OMS está atuando com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), para estimar o possível impacto econômico da epidemia, criar uma estratégia e analisar opções de políticas para mitigação.
Turismo e Viagens
Com a Organização Mundial do Turismo, a OMS coopera para guiar os países sobre turismo e viagens e os receios do novo vírus. Até o momento, não foi declarada qualquer restrição de viagens.
Entretanto, o relator especial de direitos humanos para a Coreia do Norte apelou a uma união de esforços entre a comunidade internacional e o país para evitar um surto nessa nação asiática.
Tomás Ojea Quintana disse que a Coreia do Norte está tentando evitar que o Covid-19 se espalhe incluindo controles rígidos de entrada no país e busca da assistência de agências da ONU.
Mas o especialista destaca que o mundo apoie essas ações permitido o acesso total e desimpedido a especialistas e agências humanitárias e aliviando as restrições de acesso à informação. Nenhum caso de Covid-19 já foi oficialmente confirmado no país.
Edição: Denise Griesinger
Palmeiras estreia com vitória no Paulistão 2025
São Paulo e Cruzeiro empatam em amistoso nos EUA
Corinthians goleia Vila Nova-GO e avança para as oitavas da Copinha
César Filho ganha um declaração de Elaine Mickely em viagem ao Caribe: ‘Te amo’
Palmeiras vence o Sport e avança para as oitavas da Copinha
Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu
Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT
Botelho destaca participação da ALMT na 40ª Corrida de Reis
Botelho propõe instalação de telas de proteção em passarelas e viadutos
ALMT aprova Projeto de Lei que endurece o rigor nos presídios de segurança máxima
ESF Bispo Pedro Casaldáliga recebe computadores para salas de vacina, odontologia e ACS
Policial
Jovem investigado por homicídio em Alto Paraguai é preso no interior de SP
O autor de um homicídio ocorrido há quase dois anos, na cidade de Alto Paraguai, foi preso nesta quarta-feira (15.01),...
Polícia Civil prende homem que descumpriu medida protetiva
Policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde cumpriram nesta quarta-feira (15) a prisão de um homem de 35 anos...
Autor de roubo a residência em Rondonópolis é preso pela Polícia Civil
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis cumpriu, na terça-feira (14), o mandado de prisão de um dos...
Política
Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu
Após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Rio Branco e Salto do Céu, na região Oeste, o presidente...
Parcerias e inovação: iniciativas de Botelho na segurança pública de MT
A segurança pública em Mato Grosso tem sido uma prioridade para o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de...
Botelho destaca participação da ALMT na 40ª Corrida de Reis
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Eduardo Botelho, reforça seu compromisso com...
Mato Grosso
Governo de MT e prefeituras definem ações emergenciais para atender famílias atingidas pelas chuvas em Rio Branco e Salto do Céu
A Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) se...
CSMP divulga edital de remoção
EDITAL DE REMOÇÃO Nº 698/2025 – CSMP Fonte: Ministério Público MT – MT Comentários Facebook
Vistoria técnica do MP aponta erosão e risco à segurança de visitantes
A vistoria técnica realizada no Monumento Natural do Morro de Santo Antônio pelo Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex)...