conecte-se conosco


Tecnologia

Bilhões de aparelhos com Wi-Fi são vulneráveis a nova falha

Avatar

Publicado

Olhar Digital

Uma equipe de pesquisadores da empresa de segurança Eset anunciou a descoberta de uma vulnerabilidade em chips Wi-Fi que pode afetar bilhões de dispositivos em todo o mundo, produzidos por empresas como a Apple , Amazon , Google , Samsung e muitas outras.

Batizada de kr00k , a falha faz com que dispositivos afetados usem uma chave composta inteiramente por zeros para criptografar parte da comunicação do usuário. Com isso, um malfeitor pode “bisbilhotar” todo o tráfego da rede como se ela estivesse completamente aberta .

A falha, formalmente identificada como CVE-2019-15126 , foi encontrada nos chips Wi-Fi de dois fabricantes, a Cypress Semiconductor e a Broadcom , usados em “bilhões de dispositivos”. Segundo os pesquisadores chips da Qualcomm , Realtek , Ralink e Mediatek não apresentam o problema.

Confira quais serão os jogos gratuitos da PS Plus em março

Kr00k afeta o protocolo WPA2 com CCMP, o mais usado por dispositivos wireless no mercado. Como opera de forma independente da senha usada para acesso à rede, mudá-la não é uma forma válida de proteção.

Apple arrow-options
Reprodução/Internet

Apple

Segundo os pesquisadores, a única forma de se proteger é manter seus aparelhos atualizados, tanto os clientes ( smartphones, tablets , notebooks , etc) quanto os responsáveis pela infraestrutura de rede ( pontos de acesso , repetidores , roteadores , etc).

O iOS e iPad OS 13.2 , bem como o mac OS Catalina 10.15.1 com as atualizações de segurança 2019-001 e 2019-006 , de 29 de outubro de 2019, já implementam correções para o kr00k. Usuários de outros sistemas operacionais, como o Android ou Windows , e eletrônicos de outras marcas devem consultar os respectivos fabricantes para saber se há uma atualização.

Comentários Facebook

Tecnologia

O flip voltou com tudo: Motorola Razr ganha Oscar do design

Avatar

Publicado


source
Motorola Razr arrow-options
Reprodução

Motorola Razr atual cercado de celulares do modelo original


O Motorola Razr ganhou o prêmio Red Dot, considerado o Oscar do design mundial. O smartphone dobrável venceu a categoria desenho de produtos, na qual mais de 6.500 produtos concorreram. 

O smartphone resgatou o design dos antigos celulares flip , sendo o primeiro do mundo a trazer uma tela dobrável neste formato. O projeto de design do Razr nasceu aqui no Brasil e, de acordo com a Motorola, o objetivo foi criar um celular que resgatasse a simplicidade. 

Leia também: A tecnologia é cíclica e o Motorola Razr e Galaxy Z Flip podem provar

“Ao desenhar o razr, nosso time quis criar uma solução inovadora e fluida que rompesse o status quo no que diz respeito ao desenho contemporâneo de smartphones. O razr resgata uma conexão emocional e identificação que tantos consumidores têm com o seu desenho em formato flip,” diz Ruben Castano, Chefe de Design da Motorola Mobility.

O prêmio vem para mostrar que os celulares flip talvez tenham voltado com tudo ao mercado. Além do Motorola Razr, o Galaxy Z Flip , da Samsung, também já adota esse design.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Saudade do mozão na quarentena? Facebook cria aplicativo para casais

Avatar

Publicado


source

Olhar Digital

Facebook arrow-options
Divulgação

Facebook cria aplicativo para casais


O Facebook continua buscando expandir sua base de usuários e, para isso, está procurando nichos diferentes. Agora, a empresa lançou um aplicativo chamado Tuned , que mira casais, com uma série de recursos interativos pensados para serem divididos especificamente entre duas pessoas.

Até o momento, o aplicativo, que é cria de uma equipe especial do Facebook dedicada a projetos experimentais, ainda é limitado ao iOS , e disponível apenas para usuários da App Store nos Estados Unidos. Na prática, o Tuned é como se fosse uma rede social, mas com a diferença de sua rede de amigos ser limitada a apenas uma outra pessoa.

Leia também: Tinder lança botão do pânico para emergências

Com o app, os usuários podem compartilhar fotos entre si, compartilhar mensagens e criar montagens e álbuns em conjunto, utilizando stickers que podem ser personalizados, como observou o site The Information . A integração com o Spotify também possibilita que os casais troquem recomendações de músicas. Também é possível deixar cartões, recados e mensagens de voz. O app dispensa a utilização de uma conta do Facebook , o que é um bônus para quem pode se preocupar com privacidade.

A divisão do Facebook responsável por estes apps ainda é nova, lançada apenas na segunda metade do ano passado. Os aplicativos lançados até então, como o Whale, dedicado à montagem de memes, e o Hobbi, inspirado no Pinterest, não ganharam tração e sequer foram promovidos pela empresa. É pouco provável que o Tuned tenha destino diferente, especialmente com tantos outros apps de comunicação disponíveis e já instalados nos celulares dos usuários.

De qualquer forma, o app mostra uma tendência interna no Facebook de criar aplicativos mais direcionados. Hoje a empresa tem a rede social Facebook, o Messenger, o WhatsApp e o Instagram, todos com mais de 1 bilhão de usuários, todos mirando um público amplo. A próxima etapa é começar a investir em nichos, grupos específicos de pessoas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana