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Cuiabá

Prefeito vistoria andamento de obras da UPA Verdão e promete entrega para março

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O prefeito Emanuel Pinheiro aproveitou a manhã desta segunda-feira (24) de carnaval para vistoriar a conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas do bairro Verdão.

No ato, o gestor avaliou principalmente os itens de acabamentos reprovados por ele na véspera do natal (24/12/19) quando esteve na unidade.

“Solicitei trocas  de portas, piso, pedras dos balcões de atendimentos a pinturas. Exigi tudo da melhor qualidade e estou aqui nesta segunda-feira de carnaval para atestar que saia como determinei à minha equipe na véspera de natal quando vim ‘in loco’ verificar a unidade”, pontuou. 

Satisfeito com as melhorias, Pinheiro que vem se consolidando como fiscal das obras de sua gestão, deu previsão de término e projetou a entrega da UPA para o próximo mês. “Prometi fiscalizar pessoalmente todas as obras da minha gestão e entregar unidades da mais alta qualidade como a população merece. No caso da UPA, exigi o mesmo acabamento que foi entregue no HMC – padrão SUS superior à unidades privadas, o mesmo exigindo e cobrado para todas as obras da gestão Emanuel Pinheiro. Farei ainda mais duas ou três visitas e se tudo continuar acontecendo como previsto, iremos entregar a UPA Verdão no próximo dia 09”, declarou Pinheiro. 

DESTAQUE NACIONAL

Juntas as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) dos bairros Verdão e Jardim Leblon que estavam paralisadas em gestões anteriores, colocarão Cuiabá em posição de destaque nacional na cobertura de urgência e emergência tão logo sejam entregues à população.

A afirmação é endossada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017. O documento, que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estipula 250 a 300 mil habitantes por UPA. 

Partindo da decisão, Cuiabá, que possui pouco mais de 600 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está no limite de cobertura preconizada pelo MS com as UPAS SUL, no bairro Pascoal Ramos e a Norte no Morada do Ouro, terá quatro para pouco mais de 600 mil habitantes.

A previsão da gestão é que ambas estejam em pleno funcionamento até maio deste ano.

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Prefeitura alerta população sobre os cuidados com o armazenamento correto do lixo

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Pensando na segurança dos trabalhadores da coleta de resíduos domiciliar, a Prefeitura de Cuiabá alerta a população sobre os cuidados com o armazenamento do lixo. A atividade é umas das que continuam a todo vapor durante o período de quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19), por fazer parte do grupo de serviços considerados essenciais para a comunidade. 

O trabalho, que tem um papel fundamental para saúde pública, torna-se ainda mais eficiente quando conta com a colaboração efetiva do cidadão. Nesse sentido, o acondicionamento correto dos resíduos produzidos é o principal exemplo de como cada morador dos mais de 300 bairros da Capital podem facilitar a jornada dos coletores. 

Além da separação adequada de objetos perfurocortantes como vidros e metais pontiagudos, a atenção com a quantidade de lixo colocada em cada recipiente também deve fazer parte da rotina do munícipe. Igualmente, é necessário que haja uma atenção com o dia e hora em que o caminhão passa em cada bairro, para que os materiais sejam colocados para o recolhimento na data correta. 

“Ao mesmo tempo em que centenas de heróis anônimos continuam se empenhando, a participação do cidadão também se torna ainda mais importante, nesse momento. São atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença, ajudando a diminuir os riscos a integridade física dos trabalhadores”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Conforme acordado entre a prestadora do serviço e a Secretaria de Serviços Urbanos, somado ao trabalho rotineiro realizado nos bairros de Cuiabá, duas equipes foram criadas para atuar exclusivamente no recolhimento dos resíduos não infectantes das unidades públicas de saúde. No total, são dois caminhões e 12 coletores empenhados nessa função.

“Para aqueles que trabalham na coleta residencial, reforçamos a necessidade de utilizar, ininterruptamente, dos equipamentos de proteção individual. Aos que estão atuando na coleta de materiais não infectantes, nas unidades de saúde, foi fornecido macacão, botas e luvas especiais. Também estamos sempre exigindo da empresa que não deixe esses materiais faltar”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. 

Atualmente, mais de 250 trabalhadores atuam diretamente na coleta de lixo domiciliar. Desde o mês de março, a execução do serviço passou de dois para três turnos. “A alteração ocorreu a pedido da própria Prefeitura, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos. 

Confira as dicas simples que podem ser seguidas: 

– Opte sempre por não encher o saco de lixo totalmente. Se for uma grande quantidade de resíduos, faça a divisão em mais de um recipiente. 

– Ao descartar objetos cortantes como lâmpadas, copos, espelhos, lâminas, e outros pedaços de vidros, garanta que eles estejam totalmente isolados do restante dos resíduos. Para isso, pode-se usar uma grande quantidade de jornal ou papelão para embrulhá-los.

– Utilize também garrafas pet como embalagens para materiais pontiagudos como espetos de madeira, pregos, parafusos, ou até mesmo o próprio vidro.

– Antes de jogar fora uma lata com tampa serrilhada, opte sempre por dobrá-la para dentro da embalagem.

– Faça sempre questão de identificar no saco de lixo a existência de objetos perfurocortantes. Dessa forma, os servidores poderão tomar um maior cuidado durante o manuseio.

 

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Denúncias contribuem com o trabalho de fiscalização

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A população de Cuiabá pode denunciar, anonimamente, estabelecimentos comerciais que continuam abertos e descumprindo os decretos municipais estabelecidos pela Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Durante essa semana, de segunda à sexta, o Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública juntamente com o Ciosp receberam o total de 415 chamadas telefônicas para o registro dessas ocorrências.    

Apesar do número de denúncias, a Prefeitura informa que uma boa parte dos comerciantes tem colaborado com a determinação dos decretos municipais em relação ao fechamento do comércio.Todas as denúncias recebidas pelas equipes estão sendo atendidas.

 urante as operações, é realizado o trabalho de orientação aos proprietários destes estabelecimentos a evitarem que os clientes façam o consumo no local, respeitem a distância mínima entre um cliente e outro, na fila, a controlem o número de clientes que entram no estabelecimento, ou, até mesmo, a colocar obstáculos físicos para evitar que o cliente adentre o comércio e, principalmente, e pratiquem o método de entrega das mercadorias na residência do cliente (modalidade delivery).

As equipes de fiscalização visitam bares, distribuidoras, conveniências entre outros estabelecimentos abertos, com aglomeração de pessoas e em desrespeito ao disposto nos decretos municipais.

A partir das solicitações de atendimento provenientes do Serviço de Disque Denúncia (3616-9614), do CIOSP (190) e, através de diligências fiscais nas respectivas regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste), as equipes realizaram as devidas orientações aos responsáveis dos estabelecimentos que eram alvos de denúncia.

Denuncie

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614.

Força-tarefa

A equipe técnica de fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) está coordenando uma força-tarefa junto com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) executando um plano de operação que tem como objetivo controlar a aplicação das medidas emergenciais temporárias, visando a prevenção de contágio pelo novo Corona Vírus (COVID-19). Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (27) e deverá prosseguir até o dia 05 de abril, podendo ser prorrogado.

O plano de operação consiste em promover a fiscalização sistemática de caráter preventivo e abrangente em todas as atividades comerciais autorizadas ou pelos decretos municipais N° 7.850/ N° 7.851. A força-tarefa conta também com apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Ao todo, sete equipes são distribuídas pelas quatro regionais de Cuiabá (Norte, Sul, Leste e Oeste) escalonados em três turnos (manhã, tarde e noite) de segunda à sexta. No sábado e domingo, será uma equipe por turno, com dois fiscais. As atividades se encerram sempre ás 23h.

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