conecte-se conosco


Mato Grosso

Detran orienta foliões e condutores com dicas de segurança para o Carnaval

Avatar

Publicado

É sabido que no período de Carnaval, o número de pessoas que pegam a estrada para aproveitar o feriado prolongado aumenta consideravelmente. Por isso, é importante que motoristas e passageiros fiquem atentos quanto às orientações básicas para manter a segurança no trânsito. 

Segundo a agente do Serviço de Trânsito, Kelli Lopes, a combinação do consumo de álcool e direção, excesso de velocidade e a condução de veículos por pessoas que não possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são as infrações mais recorrentes durante esse período.

“Importante ressaltar ainda que, durante o trajeto, ao visualizar uma blitz, o condutor deve manter a calma, reduzir a velocidade e ligar a luz interna do veículo, para facilitar a fiscalização pelos agentes da autoridade de trânsito”, destacou.

O Detran-MT também alerta para que os motoristas se atentem quanto a documentação do veículo, como o licenciamento, para evitar possíveis transtornos em abordagens de fiscalização.

Confira a seguir algumas dicas preciosas do Detran-MT para aproveitar bem o feriado prolongado! 

– Se for pegar a estrada, verifique antes a calibragem e balanceamento dos pneus, as pastilhas de freios, o funcionamento dos faróis e dos parabrisas;

– Use sempre o cinto de segurança;

– Nunca dirigir falando ou digitando no celular ou qualquer outro dispositivo móvel;

– Se for transportar crianças, utilize dispositivos de segurança como cadeirinhas e assentos de elevação, além do cinto de segurança;

– Nunca conduzir veículo quando estiver sob efeito de álcool, cansado ou com sono, fatores que reduzem a atenção no trânsito e aumentam as chances de acidentes;

– Fique atento ao fluxo de pedestres, pois o risco de atropelamento aumenta nesse período de carnaval;

– Sempre respeite os limites de velocidade e sinalização permitidos para a via em que for trafegar;  

– Usar o GPS somente no suporte do veículo e programá-lo antes de colocar o carro em movimento;

– Acender os faróis do veículo se for trafegar em rodovias, mesmo durante o dia;

– Se for transportar animais, estes deverão estar acondicionado em caixas de transporte ou com guia que os prendam ao sistema do cinto de segurança;

– Ao dirigir, utilizar sempre calçados firmes nos pés;

– Se for trafegar em motocicletas, utilizar sempre o capacete e não transportar crianças menores de 07 anos, e nunca ultrapassar a capacidade do veículo, que é para apenas duas pessoas;

– Não conduzir veículo com excesso de passageiro ou de carga, pois prejudica a visão do motorista e a estabilidade do veículo, sendo um risco à segurança dos próprios ocupantes;

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mato Grosso recebeu mais 163.200 doses de vacina contra Influenza

Avatar

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Gerência do Programa Estadual de Imunização, informa que recebeu, nesta semana, o quarto lote de vacinas contra a influenza do Ministério da Saúde. São mais 163.200 doses que já foram distribuídas para todos os 141 municípios.

As doses da vacina imunizarão prioritariamente o grupo de risco. Nesta primeira etapa, que teve início no dia 23 de março, devem ser vacinados somente idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.

Até o momento, o Estado recebeu quatro remessas que totalizam 412.400 doses, sendo que a meta estadual para toda a campanha é vacinar 979.203 pessoas integrantes dos grupos prioritários. A previsão do Ministério da Saúde é repassar ao Estado um total de 14 remessas, ou seja, lotes da vacina por etapas.

Os municípios já foram orientados a estruturarem os pontos de vacinação em lugares arejados; bem como têm a indicação de evitar a aglomeração, a fim de mitigar a propagação da COVID-19. 

Fases da campanha

A segunda fase da campanha deve começar no dia 16 de abril e será para o seguinte público-alvo: professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 

Na última fase, prevista para iniciar a partir de 09 de maio, devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob as medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 anos e 59 anos de idade.

 

 

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Agentes penitenciários flagram caminhão de entulho com drogas e celulares

Avatar

Publicado


.

Agentes penitenciários do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) apreenderam, na tarde de segunda-feira (06.04), 98 trouxas de substância análoga a maconha, duas porções de pasta base de cocaína, três garrafas pet de dois litros, cada uma, com bebida alcoólica e quatro aparelhos celulares.

As apreensões aconteceram durante revista em um caminhão cargo, de uma empresa a serviço da Prefeitura de Cuiabá, que iria prestar serviços na unidade penal.

Na caçamba do caminhão, entre entulhos, havia dois sacos de cimento de 50 quilos. Ao abrir as embalagens, os agentes encontraram o material ilícito.

Diante da situação, um Boletim de Ocorrência foi registrado, o caminhão foi apreendido e o motorista encaminhado para a Central de Flagrantes, em Cuiabá.

O diretor da unidade Winkler de Freitas Teles elogiou a equipe do plantão C por ter feito a revista minuciosa. “Agradecemos ao empenho dos nossos agentes penitenciários e já comunicamos formalmente o município sobre a ocorrência policial”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana