conecte-se conosco


Cuiabá

Programa reduz ocorrências no entorno de unidades educacionais de Cuiabá

Avatar

Publicado

Em apenas dois anos, o Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd), registrou uma redução média de 66% de ocorrências nas escolas e, em especial, no entorno delas. Em Cuiabá, o o Proerd atende alunos da rede pública municipal de Ensino, por meio da parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação e a Polícia Militar de Mato Grosso e, junto com outros programas e ações desenvolvidas na rede pública municipal de Ensino, visam a formação integral dos alunos, como o Programa Escola da Inteligência, o Bom de Bola, Bom de Escola, o Sem Plateia não tem Bullying, entre outros. No Proerd as atividades estão focadas na autoestima das crianças e na abordagem de temas como drogas, bullying, violência física, direitos e deveres.

Recentemente, a Coordenação Estadual do Proerd realizou uma pesquisa nas principais cidades atendidas pelo programa ao longo dos últimos dez anos em Mato Grosso. “A base do programa está voltada para crianças entre 09 e 11 anos de idade, ou seja, crianças que na sua maioria não tiveram contato com as drogas. Por meio do programa elas são apresentadas ao modelo de trabalho “sócio emocional” cujo preceito é a tomada de decisão assim, desenvolvemos atividades de fortalecimento das relações entre Escola, Polícia e Família”, destacou o Ten Cel PM Darwin Salgado Germano.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina da Silva Costa, o impacto positivo do Proerd faz com que as crianças e em especial os jovens na faixa etária dos 15 e 16 anos, não venham a se envolver em delitos e façam escolhas seguras.

Segundo a pesquisa, em Cuiabá, onde o programa foi implementado em 2017, em apenas 02 anos (2018 e 2019) foram formados 9.810 (nove mil oitocentos e dez) alunos.

Outro ponto de destaque é o perfil dos formandos, ou seja, alunos da rede pública municipal, estadual e rede privada com das séries iniciais, 3º ano (fundamental), 5º ano e 7º ano do (ensino básico).

Para Jane Regina, a expectativa para o reinicio das atividades é positiva. “O Programa está capacitando novos monitores e, nossa expectativa com isso é atender um numero maior de alunos da rede pública municipal de Cuiabá”, disse ela.

Em Cuiabá, as atividades do Proerd serão retomadas a partir do mês de março com crianças de 3 anos, de 10 a 15 unidades escolares. Nos meses de abril a junho, será a vez dos alunos na faixa etária de 7 anos e no segundo semestre, as crianças de 5 anos.

Proerd

O Proerd é uma ação preventiva, baseada no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education, criado em 1983, por duas pedagogas.

A ação, conjunta envolve policiais militares, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem as pressões e, a partir daí, a resistirem a elas.

A integração social é o princípio que orienta as atividades desenvolvidas em 10 lições onde são abordados temas como cidadania, técnicas para resistir as pressões e ao uso de drogas, prevenção contra a violência, maneiras de lidar com o stress, promoção de autoestima e tomada de decisões responsáveis.

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta segunda-feira (06)

Avatar

Publicado


.

Nesta segunda-feira (06), Cuiabá tem 5191 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1190 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 843 já estão recuperados da doença e houve 262 óbitos de residentes e 128 de não residentes.

Na rede hospitalar há 296 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 175 na UTI e 121 em enfermaria. Também estão internados 217 pacientes com suspeita da doença, sendo 101 na UTI e 116 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 201 são de residentes em Cuiabá e 75 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 190 pessoas são de Cuiabá e 47 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 15 óbitos de residentes, chegando a um total de 262 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos:

-Homem, 78 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 52 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 83 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 32 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e nefropatia. Foi a óbito em 04/07.

-Homem, 86 anos, internada em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 04/07.

-Homem, 63 anos, internado em hospital particular. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 04/07.

-Mulher, 49 anos, internada em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 04/07.

-Mulher, 45 anos, internada em hospital particular. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 69 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 69 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 51 anos, internado em hospital particular. Tinha diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 54 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 74 anos, internado em hospital público. Tinha pneumopatia. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 51 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 72 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 06/07.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prazo de prorrogação de pagamento em cota única e com desconto do IPTU 2020 encerra no dia 13 de julho

Avatar

Publicado


.

O prazo de prorrogação para pagamento do IPTU 2020, em cota única com desconto de 10% encerra no próximo dia 13 de julho. Para quem fez a opção pelo parcelamento, em quatro vezes fixas, os boletos podem ser emitidos até a data do primeiro vencimento, a partir do mês de setembro.

A Secretaria Municipal de Fazenda informa que os boletos para pagamento estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Cuiabá, pelo endereço eletrônico, http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/emissao-de-guia-do-iptu.

Para aquele contribuinte que já tinha feito a opção pelo parcelamento em oito vezes, as datas de pagamento se mantem. E quem não se enquadra em nenhuma das duas categorias, realizará o pagamento em quatro vezes fixas a começar em 11 de setembro de 2020.

Para a emissão online, é necessário que o munícipe digite o número da inscrição no campo de busca solicitado. As novas guias emitidas poderão ser pagas em qualquer agência bancária. Após a emissão, deverá aguardar um prazo de até 2 horas para validação do documento de arrecadação.

Em relação ao IPTU, foram disponibilizados alguns canais de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial. As opções são por meio dos telefones (65) 9 -92751245, (65) 9 9221-8328 (WhatsApp) ou pelo plantão fiscal através do e-mail: [email protected].

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana