conecte-se conosco


Cuiabá

Bailinho de carnaval do Siminina fomenta resgate da cultura

Avatar

Publicado

Vicente Aquino

Clique para ampliar

Ao som de marchinhas e usando máscaras no rosto, cerca de quarenta meninas do Programa Siminina,em Cuiabá, participaram de um bailinho de carnaval na unidade do Três Barras, na manhã de sexta-feira (22). O que não faltou foi dança, cantoria e animação. Durante a atividade, as meninas ainda pesquisaram sobre o periodo em uma atividade de fomento à cultura.

De acordo com a monitora da unidade, Viviane Rubia Moraes Belo, a  atividade foi minuciosamente preparada e para estimular a criatividade da garotada, elas participaram da confecção de oficinas das máscaras que usaram durante o evento de integração. A monitora explica ainda que a atividade ainda possibilitou que realizassem uma pesquisa sobre as marchinas de carnaval.

A coordenadora do programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, todas as 16 unidades desenvolveram atividades voltadas para o carnaval tradicional. Ela destaca a importância de mostrar para essas crianças sobre a história do carnaval e reviver os bailinhos que aconteciam antigamente. “Queremos mostrar para essas crianças o verdadeiro pular carnaval que acontecia nos bailes antigamente, com muita serpentina, confetes, fantasias, ao som de marchinhas. Isso é resgatar nossa cultura”, ressalta.

Segundo a cantora e coralista Regina Rangel, que fez a animação cantando diversas músicas, a intenção é resgatar a cultura e apresentar para essas crianças o verdadeiro sentido do carnaval. “Estou aqui cantando marchinhas, um estilo de música que elas não conhecem. Nosso propósito é apresentar para essas crianças como eram realizados os bailes de antigamente”, finaliza.

Siminina

Atualmente, o projeto está presente em 16 polos da capital. Nele, as meninas participam de atividades educacionais e entretenimento, workshops voltados para o mercado de trabalho, e recebem atendimento médico e psicológico.

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta segunda-feira (06)

Avatar

Publicado


.

Nesta segunda-feira (06), Cuiabá tem 5191 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 1190 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 843 já estão recuperados da doença e houve 262 óbitos de residentes e 128 de não residentes.

Na rede hospitalar há 296 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 175 na UTI e 121 em enfermaria. Também estão internados 217 pacientes com suspeita da doença, sendo 101 na UTI e 116 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 201 são de residentes em Cuiabá e 75 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 190 pessoas são de Cuiabá e 47 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 15 óbitos de residentes, chegando a um total de 262 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos:

-Homem, 78 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 52 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 83 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 03/07.

-Homem, 32 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e nefropatia. Foi a óbito em 04/07.

-Homem, 86 anos, internada em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 04/07.

-Homem, 63 anos, internado em hospital particular. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 04/07.

-Mulher, 49 anos, internada em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 04/07.

-Mulher, 45 anos, internada em hospital particular. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 69 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 69 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 51 anos, internado em hospital particular. Tinha diabetes. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 54 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 05/07.

-Homem, 74 anos, internado em hospital público. Tinha pneumopatia. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 51 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Foi a óbito em 05/07.

-Mulher, 72 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 06/07.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prazo de prorrogação de pagamento em cota única e com desconto do IPTU 2020 encerra no dia 13 de julho

Avatar

Publicado


.

O prazo de prorrogação para pagamento do IPTU 2020, em cota única com desconto de 10% encerra no próximo dia 13 de julho. Para quem fez a opção pelo parcelamento, em quatro vezes fixas, os boletos podem ser emitidos até a data do primeiro vencimento, a partir do mês de setembro.

A Secretaria Municipal de Fazenda informa que os boletos para pagamento estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Cuiabá, pelo endereço eletrônico, http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/emissao-de-guia-do-iptu.

Para aquele contribuinte que já tinha feito a opção pelo parcelamento em oito vezes, as datas de pagamento se mantem. E quem não se enquadra em nenhuma das duas categorias, realizará o pagamento em quatro vezes fixas a começar em 11 de setembro de 2020.

Para a emissão online, é necessário que o munícipe digite o número da inscrição no campo de busca solicitado. As novas guias emitidas poderão ser pagas em qualquer agência bancária. Após a emissão, deverá aguardar um prazo de até 2 horas para validação do documento de arrecadação.

Em relação ao IPTU, foram disponibilizados alguns canais de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial. As opções são por meio dos telefones (65) 9 -92751245, (65) 9 9221-8328 (WhatsApp) ou pelo plantão fiscal através do e-mail: [email protected].

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana