conecte-se conosco


Mato Grosso

Tráfico de pessoas é tema de campanha realizada em Várzea Grande

Avatar

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap-MT), realizou uma blitz educativa alertando a população sobre o crime de tráfico de pessoas, suas modalidades e formas de prevenção.

A iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (21.02), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, propositalmente na véspera do feriadão de Carnaval, período em que há mais incidência do crime.

A ação foi realizada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e no Trevo do Lagarto. Foram distribuídos panfletos com orientações que visam sensibilizar as pessoas sobre as vítimas do tráfico de pessoas.

“Essa campanha é para avisar que o crime acontece em eventos com grande aglomeração de pessoas, tornando-as vulneráveis. Esta ação será realizada nos próximos 15 dias”, disse a coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim.

Dulce explica ainda que as pessoas devem ficar atentas com promessas e sempre desconfiar de qualquer proposta generosa, sem referências e com alta remuneração. Ela salienta a necessidade do trabalho de prevenção durante o ano e o fortalecimento das ações no interior do Estado.

“Geralmente, nesses casos, a pessoa é seduzida. Quem oferece esse tipo de trabalho não vem de maneira violenta, vem com uma falsa promessa de emprego ou de casamento. Por isso, o tema deste ano é ‘ Em Várzea Grande o Carnaval é 100 violência doméstica, 100 violência ao idoso, 100 violência de gênero, 100 violência contra PCD, 100 exploração sexual e 100 trabalho infantil ‘”, completou.

A juíza Renata do Carmo Evaristo Parreira, da 9ª Vara Criminal, que participou da ação, reforçou a importância da mobilização, devido ao fluxo intenso nos aeroportos, rodoviárias e estradas.

“Nessa época, muitas pessoas são vítimas desse tipo de tráfico de pessoas. Elas são aliciadas, recebem uma proposta achando que irão levar vantagens e acabam sendo aliciada para o tráfico”, concluiu.  

Canais de atendimento 

Disk 100 Direitos Humanos

Conselho Tutelar 98464-6294 (Centro); 98464 9166 (Jardim Glória), 98464 5766 (Cristo Rei)

Guarda Municipal 153 ou 3688 3107

PRF 191

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo e Poderes articulam regulação única para casos de Coronavírus

Avatar

Publicado


.

O Governo do Estado e os Poderes constituídos se reuniram nesta segunda-feira (30), a pedido do governador Mauro Mendes, para alinhar ações de combate ao Coronavírus.

No encontro, ficou definido que todos os casos relativos ao Covid-19 no Estado passarão por uma central única de regulação, de modo a otimizar e dar mais eficiência ao atendimento.

Participaram da reunião os presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha; do Tribunal de Contas, conselheiro Guilherme Maluf; da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho; os deputados Dilmar Dal Bosco e Max Russi; os secretários Gilberto Figueiredo (Saúde), Mauro Carvalho (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Alberto Machado (Gabinete de Governo); o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; e o médico infectologista Dr. Abdon Karhawi.

Também participaram do encontro, por meio de videoconferência, o procurador-geral do Estado, José Antônio Borges; o promotor de Justiça Alexandre Guedes; os procuradores federais Denise Muller e Gustavo Nogami; e os procuradores do Trabalho Rafael Mondego e Tathiane Nascimento.

“O que estamos propondo é que toda essa rede de leitos que está sendo viabilizada passe por uma única central. E contamos com a ajuda de todos os Poderes, do TCE, dos Ministérios Públicos para que possamos fiscalizar e proporcionar o atendimento adequado para toda a população, sem qualquer privilégio ou desperdício. Temos que ter essa rede muito bem montada”, afirmou o governador.

O presidente da Assembleia considera que a centralização dessas demandas vai dar eficiência para o atendimento e otimizar os recursos. 

Segundo ele, a medida evita que um paciente do interior seja trazido para a Capital quando, muitas vezes, há um leito disponível em uma região mais próximo. 

“Essa foi a melhor proposta trazida até agora. Senão acaba que os municípios fazem cada um do seu jeito e nem sempre isso traz o melhor resultado”, opinou Botelho.

O presidente do TCE afirmou que irá contribuir com o envio de equipes in loco para verificar não só a disponibilidade de leitos, mas de equipamentos e profissionais para o atendimento.

“Porque muitas vezes há o leito, mas falta o enfermeiro, o médico. Ou falta o respirador ou outro equipamento. Nessa guerra, precisamos de todos os soldados”, enfatizou Guilherme Maluf.

Para agilizar os trabalhos, a Secretaria de Estado de Saúde irá levantar todos os dados sobre os leitos disponíveis nos hospitais estaduais, bem como os que estão sendo viabilizados e a estimativa do que é necessário para atender os pacientes da covid-19.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Segunda-feira (30): Mato Grosso tem 18 casos confirmados de coronavírus

Avatar

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (30.03), 18 casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso. Um aumento de 6 casos, desde a divulgação da Nota Informativa da última sexta-feira (27.03)

Os casos confirmados da Covid-19 são em Cuiabá (12), Rondonópolis (3), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2). Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada pela SES (anexada a este texto).

Dos 18 casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso, 4 estão hospitalizados, sendo todos em leitos privados; dois estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e dois em enfermaria.

A Nota Informativa com dados atualizados é divulgada diariamente neste link a partir das 17h – horário em que também ocorre a coletiva de imprensa virtual com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e Facebook do Governo do Estado.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana