conecte-se conosco


Mato Grosso

Entidades debatem metas para descarbonização da economia de MT

Avatar

Publicado

Por dois dias o poder público, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil debateram a trajetória de descarbonização do Estado. O objetivo do fórum de discussão é, a partir de um diagnóstico, propor metas ao Governo de Mato Grosso para desenvolvimento sustentável do Estado, bem como um catálogo de ações que proporcionem êxito das metas assumidas.

O secretário-adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega, explica que todas as ações realizadas pelo Estado com o objetivo de reduzir as emissões de carbono estão sendo inventariadas para definição das metas.

“O Estado já possui diversas iniciativas em andamento como a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir. A partir desse balanço traçaremos as metas que iremos propor ao governador Mauro Mendes”, explica.

Descarbonizar a economia significa reduzir as emissões de gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono. Mato Grosso se destaca por manter uma ampla gama de iniciativas avançadas que abordam a produção agropecuária sustentável, de baixa emissão de carbono, para propriedades de grande e pequeno porte. Essas metas estão elencadas no conjunto de ações propostas pela estratégia PCI.

O encontro foi realizado entre os dias 18 e 19 de fevereiro em Cuiabá. O projeto está sendo implementado pela Força Tarefa dos Governadores para o Clima e pelas entidades Winrock International e The Climate Group (TCG).

Estiveram presentes nas discussões, além da Sema, as secretarias de Gestão e Planejamento (Seplag), Educação (Seduc) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Intermat (Programa Municípios Sustentáveis) e Assessoria de Assuntos Internacionais da Casa Civil. Pesquisadores das universidades federal e estadual de Mato Grosso, UFMT e Unemat também participaram do debate.

Povos indígenas e comunidades tradicionais estiveram presentes por meio das federações dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), além de representantes quilombolas, da Federação de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e da Rede Pantaneira.

A sociedade civil organizada esteve representada pela Operação Amazônia Nativa (Opan), Instituto Kuradomodo, Ação Verde, The Nature Conservancy (TNC), ONF Brasil e Instituto Earth Innovation.

Já do setor produtivo, participaram as entidades: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetagri), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) e Instituto Farmun.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador anuncia mais 147 leitos para pacientes de Covid-19

Avatar

Publicado


.

O governador Mauro Mendes anunciou, na manhã deste sábado (28), mais 147 leitos exclusivos para o tratamento de possíveis casos graves de pacientes com o coronavírus.

Os leitos estão sendo preparados no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Serão 30 leitos de UTI e 117 leitos de enfermaria.

“Uma parte desse hospital está sendo totalmente isolada e preparada para também se transformar em uma área de referência para atender ao covid-19. Essa área não terá nenhuma conexão com as áreas que continuarão a atender os outros tipos de enfermidades, de doenças, que nós teremos aqui no Hospital Estadual Santa Casa”, afirmou.

De acordo com Mendes, toda a rede hospitalar no estado está sendo preparada, em articulação com os municípios, para atender de forma exclusiva as pessoas contaminadas com o vírus.

Até o momento, Mato Grosso contabiliza 11 casos confirmados de coronavírus, sendo apenas um hospitalizado em UTI particular, e nenhum internado na rede pública. Nas próximas semanas, estarão disponíveis mais de 500 leitos e 110 UTIs exclusivos para o combate à doença.

“Em Várzea Grande, nós teremos 240 leitos de enfermaria e mais 40 UTIs. Já temos UTIs preparadas em Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta. Estamos trabalhando para melhorar a nossa rede de atendimento e aguardando a Prefeitura de Cuiabá, Várzea Grande e dos principais polos colocarem à disposição os leitos para essa rede estadual de atendimento exclusivo do Covid-19”, relatou.

Ampliação do Metropolitano

Ainda na manhã deste sábado, o governador vistoriou as obras de ampliação do Hospital Metropolitano em Várzea Grande, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A construção vai possibilitar a acomodação de 200 novos leitos para casos graves de coronavírus e deve ser finalizada nas próximas semanas. Somada à estrutura já disponível no Hospital Metropolitano, ficará disponível um total de 260 leitos no local.

Essa força-tarefa de reforço para entregar a construção será rápida, pois o modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China. Um modelo eficiente de fácil montagem que otimiza o tempo de obra, com valor estimado em R$ 2,5 milhões. A compra dos materiais será realizada diretamente com a fábrica, reduzindo assim o custo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Agentes apreendem dois drones e três celulares em Rondonópolis

Avatar

Publicado


.

Dois drones, três celulares e cinco fones de ouvidos foram apreendidos na Penitenciária Major Elder Sá (Mata Grande), em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na noite desta sexta-feira (27.03). Foram feitas buscas pela região, mas ninguém foi preso.

A primeira apreensão aconteceu por volta das 21h de sexta-feira quando um agente penitenciário que fazia a vigia em uma das torres avistou o objeto sobrevoando a unidade. Instantes depois, o drone perdeu o sinal e caiu no interior da unidade penal. Neste primeiro equipamento foi encontrado um celular.

Já no início da manhã deste sábado (28.03), os agentes fizeram buscas pelo lado externo da unidade penal e encontraram mais um drone com dois aparelhos celulares.

A penitenciária tem recursos para inibir esta prática ilícita, a exemplo da implantação de telas solares, alambrando que blinda todo o perímetro da unidade e câmeras de videomonitoramento.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana