conecte-se conosco


Mato Grosso

Avenida 8 de Abril terá pista para caminhada em toda sua extensão

Avatar

Publicado

Os moradores da avenida 8 de abril (e de seu entorno), cujas obras foram retomadas pela atual administração estadual após quatro anos paralisadas, terão à sua disposição uma pista para caminhada em toda a sua extensão, de aproximadamente 3,5 km. A conclusão, antes prevista para agosto deste ano, foi adiada para dezembro, por problemas técnicos.

“Houve alguns ajustes, porque o governador Mauro Mendes visitou o local e nos recomendou a construção de canteiros e arborização”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e Silva. 

O secretário explica ainda que a revitalização do córrego contornado pela Avenida 8 de Abril não é apenas uma obra de conservação. “Sua importância está no fato dela ter o coletor tronco da sub bacia do córrego Mané Pinto, que irá receber o esgoto de toda a região do Jardim Cuiabá, Jardim Cuiabá II, Pólvora, Independência e Goiabeiras”.

A obra foi projetada para a Copa do Mundo de 2014, quando se pensou em urbanizá-la para que os visitantes não tivessem a visão do esgoto que corre dentro do córrego e deságua diretamente no rio Cuiabá. “Por isso, foram colocados os coletores troncos para a recolher o esgoto, a ser lançado na Elevatória da Prainha e, em seguida, tratado na Estação Dom Aquino”, explicou Marcelo de Oliveira.    

Segundo ele, todas as rotatórias terão lajes e paisagismo, enquanto no canal (córrego Mané Pinto) será aplicada uma massa resistente para evitar infiltração em suas paredes, e consequentes quedas, como já aconteceu antes da atual retomada das obras.

“Neste momento, estamos adequando a geometria das rotatórias, já que todas elas terão uma superestrutura. Aquele buraco, que se via antes, deixará de existir. A rotatória da (avenida) Senador Metello e da (rua) Ranulfo Paes de Barros já estão prontas”, diz. 

Marcelo de Oliveira: secretário de Estado de Infraestrutura e Logística: “todas as rotatórias terão laje e paisagismo”

Ele explica que ainda neste mês de fevereiro será iniciada a adequação da rotatória da rua Togo Pereira, enquanto a da rua Barão de Melgaço, nas vizinhanças do Mercado do Porto, terá suas vigas concretadas.  “A expectativa é de que no mês de março concretemos a sua laje, que será circular. Vai ficar maravilhosa”, garante.

Marcelo de Oliveira explica que não será possível plantar árvores na calçada, a ser usada como pista de caminhada, em toda a extensão da avenida. “Se fizermos isso, suas raízes irão se expandir, podendo derrubar as paredes do canal. Por isso, a opção pelos arbustos, cujas raízes são rasas, não oferecendo este tipo de risco”, conclui.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador anuncia mais 147 leitos para pacientes de Covid-19

Avatar

Publicado


.

O governador Mauro Mendes anunciou, na manhã deste sábado (28), mais 147 leitos exclusivos para o tratamento de possíveis casos graves de pacientes com o coronavírus.

Os leitos estão sendo preparados no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Serão 30 leitos de UTI e 117 leitos de enfermaria.

“Uma parte desse hospital está sendo totalmente isolada e preparada para também se transformar em uma área de referência para atender ao covid-19. Essa área não terá nenhuma conexão com as áreas que continuarão a atender os outros tipos de enfermidades, de doenças, que nós teremos aqui no Hospital Estadual Santa Casa”, afirmou.

De acordo com Mendes, toda a rede hospitalar no estado está sendo preparada, em articulação com os municípios, para atender de forma exclusiva as pessoas contaminadas com o vírus.

Até o momento, Mato Grosso contabiliza 11 casos confirmados de coronavírus, sendo apenas um hospitalizado em UTI particular, e nenhum internado na rede pública. Nas próximas semanas, estarão disponíveis mais de 500 leitos e 110 UTIs exclusivos para o combate à doença.

“Em Várzea Grande, nós teremos 240 leitos de enfermaria e mais 40 UTIs. Já temos UTIs preparadas em Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta. Estamos trabalhando para melhorar a nossa rede de atendimento e aguardando a Prefeitura de Cuiabá, Várzea Grande e dos principais polos colocarem à disposição os leitos para essa rede estadual de atendimento exclusivo do Covid-19”, relatou.

Ampliação do Metropolitano

Ainda na manhã deste sábado, o governador vistoriou as obras de ampliação do Hospital Metropolitano em Várzea Grande, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A construção vai possibilitar a acomodação de 200 novos leitos para casos graves de coronavírus e deve ser finalizada nas próximas semanas. Somada à estrutura já disponível no Hospital Metropolitano, ficará disponível um total de 260 leitos no local.

Essa força-tarefa de reforço para entregar a construção será rápida, pois o modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China. Um modelo eficiente de fácil montagem que otimiza o tempo de obra, com valor estimado em R$ 2,5 milhões. A compra dos materiais será realizada diretamente com a fábrica, reduzindo assim o custo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Agentes apreendem dois drones e três celulares em Rondonópolis

Avatar

Publicado


.

Dois drones, três celulares e cinco fones de ouvidos foram apreendidos na Penitenciária Major Elder Sá (Mata Grande), em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na noite desta sexta-feira (27.03). Foram feitas buscas pela região, mas ninguém foi preso.

A primeira apreensão aconteceu por volta das 21h de sexta-feira quando um agente penitenciário que fazia a vigia em uma das torres avistou o objeto sobrevoando a unidade. Instantes depois, o drone perdeu o sinal e caiu no interior da unidade penal. Neste primeiro equipamento foi encontrado um celular.

Já no início da manhã deste sábado (28.03), os agentes fizeram buscas pelo lado externo da unidade penal e encontraram mais um drone com dois aparelhos celulares.

A penitenciária tem recursos para inibir esta prática ilícita, a exemplo da implantação de telas solares, alambrando que blinda todo o perímetro da unidade e câmeras de videomonitoramento.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana