conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria recebe computadores para Escola do Servidor; atividades começam neste ano

Avatar

Publicado

A Secretaria de Gestão avança na criação da Escola do Servidor. Na última semana a Pasta recebeu os computadores que integrarão os laboratórios de informática da unidade, localizada na Avenida Getúlio Vargas. O espaço servirá como ambiente de capacitação e convívio e oferecerá cursos aos mais de 18 mil servidores do Município.

De acordo com a secretária de Gestão, Ozenira Felix, o projeto de lei que prevê a fundação da Escola deve ser aprovado na Câmara Municipal nas próximas semanas. Além de laboratórios o local contará ainda com auditório, biblioteca e restaurante. A expectativa é de que até julho as atividades tenham sido iniciadas.

Ela explica que as capacitações atenderão a todas as secretarias, que passarão a concentrar estas iniciativas em um único lugar. Isso aumenta o controle da gestão, que pode aproveitar melhor cada qualificação. “Às vezes uma capacitação serve para mais de uma secretaria, então podemos aproveitá-la para diversos setores.”

Para isso, foi realizado um levantamento de necessidade de capacitação. Assim, os cursos serão oferecidos conforme as principais demandas da Prefeitura. “Com a pesquisa realizada entre os setores conseguimos diagnosticar as principais necessidades em cada um. Deste modo, trabalharemos em cima dos pontos fracos.”

O projeto é uma das promessas de campanha do preito Emanuel Pinheiro e vem sendo desenvolvido desde 2017. A proposta também inclui a oferta de cursos online e parcerias com artistas regionais para o lançamento de exposições.

Com relação às aulas, Ozenira explica que ideia é também aproveitar o quadro da gestão por meio de um programa de instrutoria. “Nossos profissionais de carreira, com um grau de conhecimento maior, irão capacitar os colegas de seus setores. Esta é uma maneira de reconhecer e motivar estes talentos”, finaliza.

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretário lamenta vandalismo de árvores e diz que problema é recorrente

Avatar

Publicado


.

Na última sexta-feira (28), a Prefeitura de Cuiabá recebeu um vídeo de ação de vandalismo nos canteiros da Avenida Mato Grosso. Todos os ipês plantados pela Secretaria de Serviços Urbanos foram quebrados. De acordo com o secretário José Roberto Stopa a situação, infelizmente, é recorrente.

“A gente tem esse tipo de ação de vandalismo por toda a cidade, o tempo todo. São pessoas desprovidas de qualquer sentimento. Infelizmente é uma prática comum”, lamentou o secretário.

O plantio de árvores nativas faz parte da política de recuperação e revitalização do espaço público, executada pela Pasta em questão. O secretário informou que uma equipe irá ao local para tentar reparar o dano, mas faz um apelo ao cidadão para que conserve as benfeitorias que o Município tem executado, para manter a cidade mais bonita, organizada e para que não se tenha desperdício de dinheiro público com manutenção de serviços por conta de vandalismo.

O titular da Pasta também lembra que estamos em período de enfrentamento ao novo Coronavírus e que a Secretaria de Serviços Urbanos tem direcionado suas equipes para ações de combate ao vírus, como a higienização dos principais locais de circulação de pessoas na cidade e por isso, necessita da colaboração e solidariedade da população para poupar os servidores que estão nas ruas neste momento de pandemia.

No total, a Secretaria de Serviços Urbanos conta com mais de 30 equipes, totalizando mais de 400 servidores, que realizam, diariamente, as atividades de zeladoria ao longo de toda a cidade. Cada um deles recebeu um conjunto de materiais composto por máscara, luvas, e álcool. 

MEDIDAS CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, uma das medidas foi a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19, suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias, suspensão das atividades em grupo nos CRAS e CREAS, limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito delibera plano de contingência para fase de mitigação do Coronavírus em Cuiabá

Avatar

Publicado


.

O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro convocou toda a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e do ‘Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus’ para definir novas estratégias de contenção e combate à doença. A reunião que aconteceu durante toda manhã deste sábado (28) 

teve como principal objetivo a elaboração de novos fluxos e métodos que sejam ainda mais eficazes frente à fase de Mitigação do Novo Coronavírus – que é o período em que a doença poderá se propagar mais rapidamente e contaminar um número maior de pessoas. 

“Em pleno sábado estamos aqui com todas as forças focadas na sequência do trabalho rigoroso e criterioso que estamos fazendo contra a Covid -19. Nessas próximas semanas estaremos vivendo a fase de Mitigação do Coronavírus e para evitar colapsos nos hospitais e demais unidades de Saúde determinei e estamos aqui deliberando sobre  a construção de um plano de contingência que será usado para achatarmos a curva de contágio do vírus protegendo ao máximo nossa população”, explicou o prefeito.

As medidas e estratégias que estão sendo usadas por Pinheiro seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, Ministério da Saúde e o modelo adotado pelo mundo inteiro para tentar frear o Coronavírus que consistem em três fases: A Contenção – adotadas no início de uma epidemia para evitar o contágio do resto da população onde os principais atos são o rastreamento, por meio de testes e isolamento social. 

A Mitigação – onde já não será possível evitar todos os contágios. Sendo necessárias medidas de intensificação de isolamento social para evitar colapsos nas redes de Saúde. E a Supressão – forma mais radical que  busca romper as cadeias de transmissão do vírus, com o distanciamento social de toda população, como fez a China.Conforme Pinheiro, seguir esses critérios técnicos preventivos serão cruciais para que Cuiabá não sofra com contaminações desenfreadas. 

“A Covid -19 está fazendo vítimas pelo mundo todo. Por isso já tomei uma série de medidas para não propagá-la em Cuiabá e as intensificaremos nos próximos dias. E agora, frente à fase de Mitigação estamos redesenhando o pacote de ações, discutindo as medidas com muito critério respeitando as definições da OMS  e demais órgãos. Tudo isso, exatamente para estabelecermos na nossa rede de enfrentamento a nova forma que Cuiabá vai agir no atendimento e na assistência à população que esteja  infectada pelo novo Coronavíru com um único foco, preservar e proteger a Saúde e a vida da população cuiabana”, finalizou ressaltando que as medidas definidas devem ser concluídas e comunicadas no início da próxima semana.

Medidas

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana