conecte-se conosco


Cuiabá

Sine oferece computadores para emissão de Carteira de Trabalho Digital; confira passo a passo

Avatar

Publicado

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Para modernizar o acesso às informações sobre a vida laboral dos cidadãos o Ministério da Economia lançou no último ano a Carteira de Trabalho Digital. Disponível por meio de aplicativo para celular, ela substitui a versão em papel e deve reduzir em 80% as emissões mensais do documento no Sine Municipal de Cuiabá, que atende atualmente cerca de 2500 pedidos durante este período.

De acordo com secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, a novidade traz agilidade na solicitação e acesso ao histórico de qualificação civil e de contratos trabalhistas. Isso é possível graças à integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Ela destaca que o processo também pode ser realizado no Sine, órgão subordinado à Pasta, onde os profissionais estão aptos a orientar os munícipes sobre a Carteira de Trabalho Digital. “Para facilitar o acesso, especialmente àqueles que não têm muita intimidade com tecnologia, destinamos computadores e profissionais exclusivamente para esta finalidade”, explica.

Os benefícios esperados com a modalidade também incluem maior aproveitamento das vagas disponíveis, uma vez que será reduzido o tempo médio de atendimento. “O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo”, reforça o diretor de Emprego da Secretaria, Rafael Butareli.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Ela comprova os vínculos empregatícios e o tempo de serviço prestado em cada um dos contratos, informações essenciais para assegurar os benefícios trabalhistas e previdenciários.

Para acessa-la, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store ou Play Store) ou por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar o mesmo login e senha. Os interessados também podem buscar por atendimento nas unidades do Sine, na Rodovia Palmiro Paes de Barros, no bairro Coxipó e no Shopping Popular.

Confira passo a passo anexo:

Comentários Facebook

Cuiabá

Sugestão de pauta – Prefeito de Cuiabá divulga medidas preventivas a disseminação do novo coronavírus

Avatar

Publicado


.

Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anuncia na manhã de sábado  (4), às 9h, medidas preventivas a disseminação do Coronavírus. O pronunciamento será transmitido ao vivo por meio de redes sociais.

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital. Já adotou ações como a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19. Também já determinou a  suspensão das aulas na rede municipal, suspensão de reajuste de água e esgotamento sanitário, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias,  limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde.

 

Serviço

A transmissão será realizada nas seguintes páginas;

Facebook/emanuelpinheiromt

Instagram/emanuelpinheiromt

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Idosos recebem máscaras produzidas pelo ateliê do Programa Siminina

Avatar

Publicado


.

Vicente Aquino

Clique para ampliar

As máscaras de proteção contra a COVID-19 produzidas pelo ateliê do Programa Siminina começaram a ser distribuídas, na quinta-feira (02), durante a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Os primeiros beneficiados foram os idosos acamados que receberam a vacina em casa e compõe o grupo prioritário a partir dos 60 anos.  

De acordo com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em parceria com a coordenação do Programa Siminina, a estratégia montada para a distribuição aos idosos foi utilizada durante a  campanha da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou  101 pontos diferentes para imunização para evitar aglomeração da população.

“Os idosos estão entre as prioridades que definimos e pensamos em utilizar a campanha de vacinação para que no ato de vacinação o idoso receba à máscara e também fique consciente da importância das medidas de higienização para evitar o contágio do coronavírus”, contou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

No primeiro momento, o ateliê irá produzir 1.300 máscara que têm o público alvo direcionado aos idosos, moradores em situação de rua e aos profissionais da saúde, em caso de necessidade de falta Equipamento de Proteção Individual (EPI). Entretanto, desde a segunda-feira (30), o Núcleo de Apoio à Primeira-dama têm recebido doações de tecidos e materiais que irão gerar mais de 3.500 máscaras, segundo a estimativa do ateliê.

Além da doação de materiais, a campanha também têm recebido diversos voluntários dispostos em contribuir com a confecção das máscaras como o caso da costureira, de 62 anos, Solange Maria. A proprietária do ateliê que leva se nome soube da campanha pelas redes sociais e se interessou em participar da ação qual também serviu para ocupar o tempo, uma vez que, ela integra o grupo de risco e deve permanecer em isolamento social.

“Como tenho o ateliê em casa para mim foi tranquilo, como não tinha encomenda resolvi ajudar na confecção das máscaras. E para mim está sendo ótimo. Mandei mensagem para falando que gostaria de ajudar e agora estou aqui costurando. O tempo passa rápido. É divertido”, disse ao afirmar que entregará cerca de 800 máscaras à campanha.

A produção das máscaras faz parte do conjunto de ações que o Núcleo de Apoio à primeira-dama tem preparado nesse momento de crise: a campanha da hastag #cuiabasolidaria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana