conecte-se conosco


AÇÃO SOCIAL

Em “missão especial”, equipe da regional visita crianças que são apaixonadas pela Polícia Civil

Avatar

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Sensibilizados pela admiração de duas crianças à Polícia, na cidade de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), a Polícia Judiciária Civil do município realizou na manhã de quinta-feira (13.02) uma “missão especial”. O gesto simples de gentileza promoveu sentimentos de carinho e amizade, recíprocos entre os envolvidos na ação social.

As crianças de quatro e dois anos, moradoras no bairro Guarujá, receberam a visita surpresa dos policiais civis de Água Boa, que foram até a residência dos garotos para realizar o sonho dos meninos.

A ideia surgiu após chegar ao conhecimento da Delegacia Regional a admiração e paixão dos menores pela polícia, principalmente do menino de quatro anos, que tem autismo. Em contato com a mãe das crianças, ela de imediato apoiou a sugestão da “visita especial”.

Assim, na manhã desta quinta-feira, os policiais civis, acompanhados do delegado Valmon Pereira da Silva, chegaram ao endereço de viatura e vestindo uniformes operacionais, deixando os pequenos com sorrisos largos e cativantes.

Durante o encontro, os irmãos não se contiveram e abraçaram e conversaram com os policiais, além das várias posses feitas para as fotos, dentro e fora do veículo oficial da PJC-MT, que certamente marcará o momento único na vida desses pequenos.

Durante conversa com a mãe dos meninos, ela contou da fascinação dos filhos pela polícia e um pouco sobre sua experiência de vida. Ela também contou sobre o mais velho de quatro anos, que há um ano foi identificado com autismo e desde então vem fazendo acompanhamento.

Para a família, o custo financeiro do tratamento médico é alto, porém, a mãe se desdobra para cuidar dos filhos e trabalhar para conseguir pagar os cuidados especiais, necessários para saúde e bom desenvolvimento do garoto.

O delegado Valmon Pereira observa que a ação social busca chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social, do apoio e incentivo na esperança de um futuro melhor e sem violência.

“Essa é uma das formas de quebrar paradigmas e de aproximar da comunidade. Além do trabalho diário de combate a criminalidade, nos, pessoas públicas atuantes em prol da segurança pública, também somos exemplo e servimos como inspiração para muitas crianças. Esses sentimentos de referência com  toda certeza é grandioso e recompensador”, destacou o delegado regional.

Comentários Facebook

AÇÃO SOCIAL

Programação de Natal da Arena Encantada termina neste domingo (05)

Avatar

Publicado

Desde a inauguração, em 06 de dezembro, a Arena Encantada tem sido um sucesso de público e crítica. Para quem ainda não visitou o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, ainda há tempo. A programação segue para seu último fim de semana e encerra as atividades de Natal neste domingo (05.01), véspera do Dia de Reis. A entrada por família é um quilo de alimento não perecível.

Aberto à visitação todos os dias da semana, sempre das 18h às 23h, a Arena Encantada, com mais de 4 mil m² de estrutura montada, possui espaços interativos que reúnem várias atrações como a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes.

Além da decoração de Natal, foi montada uma praça de alimentação no entorno da Arena. Lá os visitantes encontrarão diversas opções gastronômicas. O local conta com o apoio da Polícia Militar, que irá reforçar a segurança do evento durante todos os dias de visitação.

Arrecadação de alimentos

Até o encerramento da programação, a Arena Encantada continuará arrecadando alimentos a serem destinados a entidades sociais filantrópicas e associações comunitárias cadastradas na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.

Somente na primeira quinzena de dezembro, a Arena Encantada arrecadou quase 35 toneladas de alimentos, já entregues às entidades filantrópicas (veja aqui). Poucos dias antes do Natal, os alimentos recolhidos, até então, foram organizados em milhares de cestas básicas e entregues a famílias em situação de vulnerabilidade. Pelo menos 90 mil pessoas visitaram a Arena Encantada nos primeiros 15 dias.

“A distribuição de alimentos vai se estender até a primeira quinzena de janeiro porque a arrecadação tem sido muito grande e, graças a Deus, nós temos como dar um pouco para cada um”, comemora Rosamaria Carvalho, secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania.

A Arena Encantada foi idealizada e coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), que distribuirá os alimentos arrecadados para famílias carentes até meados de janeiro de 2020.

“Só tenho a agradecer. A Arena Encantada foi realmente um sucesso. Peço que continuem visitando e doando alimentos para que possamos, juntos, ajudar aqueles que mais precisam. A todos um feliz ano novo”, deseja a primeira-dama Virgínia Mendes.

Até domingo (05.01) a Arena Encantada segue arrecadando arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, leite, óleo e panetone.

A Arena Encantada é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio da iniciativa privada.

Serviço

O complexo da “Arena Encantada” foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal que está localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá

Período de visitação: De 06 de dezembro a 05 de janeiro, sempre das 18h às 23h

Entrada: Um quilo de alimento não perecível por família

Comentários Facebook
Continue lendo

AÇÃO SOCIAL

“Natal Feliz” encerrou a programação com público recorde, mais de 50 mil pessoas nos quatro finais de semana

Avatar

Publicado

O final de semana em Várzea Grande foi marcado pelo encerramento da 5ª edição do Natal Feliz, onde na noite de domingo, dia 22 de dezembro, o Papai Noel devolveu à prefeita Lucimar Sacre de Campos, a chave da cidade. Segundo os organizadores, o Natal Feliz 2019 superou as expectativas reunindo mais de 50 mil pessoas nos quatro finais de semana de dezembro.

“Tenho muito a agradecer a toda a nossa população que compareceu nesses dias para se divertir com a família. Também gostaria de agradecer aos 500 funcionários municipais que não mediram esforços para que o Natal Feliz 2019 fosse um sucesso de público e de atrações. Nossa equipe ajudou a realizar tudo isso, dando brilho e asas à imaginação, com momentos bonitos, contagiantes e emocionantes. Este evento é para todas as famílias várzeagrandenses”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos, que ao lado da sua família compartilhou a emoção de participar do evento.

“Família é a base de tudo, se estou hoje aqui foi por causa da minha família. Quero aproveitar para desejar a toda nossa população, um Feliz Natal cheio de paz, saúde, amor e muita luz do Espírito Santo. Aproveitem a magia do Natal, as decorações, luzes, são alguns dos atrativos que todos poderemos aproveitar ainda, até o dia 06 de janeiro”, anunciou a prefeita Lucimar Sacre de Campos que na sequência, visivelmente emocionada cantou, acompanhada pela Banda Municipal, secretários, funcionários e plateia, um trecho da música “Emoções”, de Roberto Carlos.

Os resultados positivos se deram por uma programação natalina diversificada e inédita, afirmou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis. “Iniciamos as atrações dia 30 de novembro e 01 de dezembro, tivemos mais de 80 apresentações de aproximadamente 1.100 mil alunos de escolas municipais, artistas locais, corais, fanfarras, grupos de teatro e de dança,entidades parceiras que desenvolvem ações extra classe com jovens e crianças, do Instituto Jaiminho, da banda municipal, além da população poder usufruir da feira gastronômica, das luzes, da casa do Papai Noel, do parque infantil, e, do passeio com o trem de Natal pelas ruas centrais da cidade”, detalhou.

O Natal Feliz 2019, também se destacou pelo seu novo local de realização, a praça do ginásio poliesportivo “Júlio Domingos de Campos – Fiotão”, inaugurada em novembro deste ano, e transformada em um complexo esportivo e de lazer, que recebeu mais aprovações da comunidade.

“O espaço se tornou em sua amplitude o que se espera de um lugar democrático, de esportes e de lazer. As pessoas puderam passear, tirar fotos em frente às decorações, entrar na fila do Trem do Natal, acompanhar a programação ou fazer um lanche com a família na praça de alimentação”, disse o senador Jayme Veríssimo de Campos, que além de prestigiar o evento de encerramento acompanhou a prefeita nas atrações.

A feira gastronômica foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e oportunizou a instituições filantrópicas trabalhar durante o evento. “Nossa Secretaria é parceria de diversas instituições que trabalham com crianças, jovens, idosos, entre outros, e, o Natal Feliz 2019 foi uma grande oportunidade para eles alavancarem seus projetos e valorizarem nossa gastronomia”, disse a secretária, Flávia Luiza Coelho de Lannes.

As instituições participantes Nossa Terra Nossa Gente, Anfemat, Cáritas, Lions, Rotary Clube, Conselho Central de Várzea Grande São Vicente de Paulo e de Jesus Unidos com Cristo confirmaram as informações da secretária e comemoraram os resultados positivos. “O evento foi muito positivo, o espaço adequado, o público bastante participativo. Alcançamos nossa meta diária de vendas de comidas e esses recursos arrecadados pelo Lions Clube, serão revertidos para a Organização Não Governamental Centro Popular Dorcelina Fulador que ensina valores cristãos e da promoção da cultura de paz à quatro mil crianças em 21 bairros várzeagrandenses”, declarou irmã Madalena Herrmann.

O coordenador do Grupo de Jovens Unidos com Cristo, Juliano Costa, afirmou que todos os doces e sobremesas trazidos à feira gastronômica foram vendidos. “No total 20 jovens se esforçaram para conseguir doações para a venda de pudins, bolos e brigadeiros. Tudo foi vendido. Usaremos esses valores arrecadados para a evangelização de jovens através de retiros espirituais e encontros no próximo ano”, disse.

“Estamos presentes no projeto Natal Feliz desde a primeira edição. Sempre vendemos pratos típicos que agradam a todos como a galinha com arroz, o peixe frito, o arroz com costelinha, e sempre temos boa aceitação. Neste ano batemos o recorde de vendas com certeza. Nossos beneficiados agradecem”, falou a presidente do ‘Nossa Terra, Nossa Gente’, Vilma Felfili.

Segundo a moradora do bairro Itororó em Várzea Grande, Luciane dos Santos, todas as atrações agradaram muito, com destaque para o Trem de Natal e as apresentações artísticas. “Tudo está lindo, gostei de tudo, em especial o trenzinho onde andei com minha filha, o coral e cantora com a banda. A prefeita está de parabéns”.

Keiliane Silva Santos, moradora do Jardim Ipanema em Várzea Grande, afirmou que o Natal Feliz foi uma grande oportunidade principalmente para os moradores da cidade de compartilhar com a família momentos de diversão. Helena da Silva, trouxe as filhas para a diversão de Natal e já espera a edição de 2020. “Gostei muito. Minhas filhas ficaram muito contentes e se divertiram. Com certeza meus pais que vieram também ficam felizes. Esperamos que o ano que vem seja mais bonito ainda”.

Para quem trabalhou no Natal Feliz 2019 também foi gratificante, segundo o maestro da Banda Municipal de Várzea Grande, Márcio Santos. “Muito gostoso e gratificante. Além de trabalhar também pudemos assistir a várias apresentações de crianças, jovens, de cultura popular. Não tem coisa melhor do que passar finais de semana como estes com entretenimento e boa música. A plateia foi bastante receptiva, e sentimos que as pessoas gostaram do repertório da banda ,que escolhemos com muito carinho e deixamos bem eclético”.

A segurança dos visitantes ficou por conta da Guarda Municipal de Várzea Grande, que durante os finais de semana de dezembro não registraram nenhuma ocorrência segundo Alexander Gouveia, guarda municipal coordenador do serviço de segurança no Natal Feliz 2019. “Os quatro finais de semana aqui na praça foram bem tranquilos. Para garantir a tranquilidade utilizamos o micro-ônibus com monitoramento em tempo real para policiamento ostensivo, e nos entornos da praça realizamos a organização do trânsito. Posicionamos viaturas de forma estratégica, tudo para garantir a segurança da população que visitou o Natal Feliz este ano”, informou.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana