conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá homenageia líderes de comunidade em entrega de duas novas praças

Avatar

Publicado

A população do bairro Cohab Nova, situado na região Oeste de Capital, ganhou dois novos espaços de lazer. Na noite da última quinta-feira (13), o prefeito Emanuel Pinheiro entregou as novas praças que homenageiam duas lideranças comunitárias, José Messias Fernandes de Oliveira e Perolina de Oliveira. As áreas estão localizadas na Avenida Cuiabá e foram completamente transformadas, por meio de um trabalho coordenado pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

“Um bairro de gente humilde, gente boa, que ajudou a escrever a história dos 300 anos de Cuiabá. Uma das mais tradicionais da nossa cidade e que merece o olhar carinhosos da gestão e um prefeito presente, que valoriza a região e entrega equipamentos para o bem-estar da população, como este que estamos entregando hoje. Que leva o nome de dois heróis anônimos, de pessoas da comunidade, que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade e que merecem o nosso reconhecimento”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Emocionada, a filha do homenageado agradeceu a gestão pelo reconhecimento do trabalho do pai pela comunidade. “Em 1998, meu pai, junto com a comunidade e o ex-vereador Profeta, deu início a essa construção e isso, depois de 22 anos, está sendo concretizado. Nós da família Fernandes agradecemos esta oportunidade de homenagear meu pai, muito obrigada”, disse Selma Fernandes.

O primeiro espaço foi construído no entroncamento da avenida com as ruas Torixoréu e Jaraguari. No local, além da construção de todo calçamento, foi realizado também os trabalhos de pintura, arborização, instalação de bancos, lixeiras, iluminação de LED e uma academia ao ar livre.

“Quero agradecer pelo olhar carinhoso com a nossa comunidade, por ver as nossas necessidades básicas. Nós passamos alguns anos esquecidos e somos muito gratos por esse belíssimo trabalho”, agradeceu em nome da associação de moradores o presidente do bairro Cohab Nova, Paulo José Siqueira Ribeiro.

A segunda praça, no cruzamento com a Rua Itiquira, recebeu os mesmo equipamentos, com exceção da academia ao ar livre, que deu lugar a um playground. “Mais uma entrega em parceria, quero agradecer aos servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e também ao companheiro secretário Juares Samaniego e a todos que contribuíram direta e indiretamente para a execução de mais esta missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Parabéns ao Cohab Nova que agora tem dois espaços de recreação e que vai trazer mais qualidade de vida para a comunidade”, apontou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A Prefeitura de Cuiabá tem expandido esses espaços ao longo da Capital, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde sua implantação, em 2017, esse trabalho já alcançou todas as regiões da cidade, com a construção e revitalização de praças ou parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana. 

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o vereador Misael Galvão, o deputado estadual Paulo Araújo, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Juares Samaniego, o vereador Dr. Xavier, o vereador Macrean Santos e o administrador da região Oeste Adelson Rosa.

Comentários Facebook

Cuiabá

Nas academias dá para estabelecer um controle, que nos parques não é possível, explica Pinheiro

Avatar

Publicado


.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, explicou o motivo de ter liberado o funcionamento das academias academias de musculação, ginástica, natação e congêneres, ao mesmo tempo em que manteve suspensas as atividades em parques e outros equipamentos públicos municipais. Os atos constam no decreto nº 8.020 e estão em vigor na Capital desde o dia 27 de julho. 

Em entrevista concedida a rádio Mega FM, na quarta-feira (05), o chefe do Executivo destacou que as medidas seguem as recomendações das entidades de saúde, que determinam a coibição da aglomeração de pessoas. Segundo Pinheiro, diferentes dos parques e outros espaços públicos de lazer, nas academias é possível manter um maior controle sobre isso. 

“Nas academias dá para estabelecer um controle, que nos parques não é possível. O distanciamento, limite no acesso de pessoas e higienização constante dos equipamentos. Nas áreas públicas, não é possível por conta do grande fluxo de pessoas. Tanto é que, mesmo com a suspensão, a população continua indo e não quer saber se está ou não proibido. Com isso, os espaços acabam tornando-se focos de propagação do vírus”, explicou. 

O gestor argumentou ainda que as atividades de lazer provocam um relaxamento natural nas pessoas, fazendo com que a atenção com as medidas de biossegurança diminua. “Muitas vezes acontece o contato entre as pessoas de forma mais próxima. É nesse contato que corremos o risco de transformar um momento de lazer em um ato de proliferação da Covid-19”, ressaltou.

O Município é responsável por quatro parques, sendo eles o Parque das Águas, Parque Tia Nair, Parque da Família e Parque da Nascente — Yone de Azevedo Campos. Em todos eles, junto com a colocação de faixas informando a suspensão das atividades, foi adotada a desativação de todos os equipamentos que compõem os espaços como banheiros, quadra de esportes, academia ao ar livre, playground, fonte luminosa, splash zone, show das águas e ParCão.

A norma abrange ainda outros equipamentos públicos como, por exemplo, quadras poliesportivas, mini estádios, ginásios de esportes e congêneres. “Mantemos esse proibição com dor no coração, pois somos uma gestão que tem investido muito no lazer à população. Todavia, isso é feito por um bem maior, que é a saúde pública. Temos a certeza que, com cada um fazendo sua parte, vamos voltar a normalidade”, disse. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta quinta-feira (6)

Avatar

Publicado


.

Nesta quinta-feira (6), Cuiabá tem 13.403 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 2.636 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 3.176 já estão recuperados da doença e houve 591 óbitos de residentes e 275 de não residentes.

Na rede hospitalar há 280 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 183 na UTI e 97 em enfermaria. Também estão internados 174 pacientes com suspeita da doença, sendo 76 na UTI e 98 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 161 são de residentes em Cuiabá e 98 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 144 pessoas são de Cuiabá e 51 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 3 óbitos, chegando a um total de 591 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos de residentes em Cuiabá:

-Homem, 77 anos, internado em hospital público. Tinha problema pulmonar e renal. Foi a óbito em 05/08.

-Homem, 69 anos, internado em hospital privado. Tinha diabetes e problema cardiovascular. Foi a óbito em 05/08.

-Homem, 66 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 05/08.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana