conecte-se conosco


Cuiabá

Banquete na Feira leva gastronomia e arte ao Mercado do Porto

Publicado

Cuiabá

Gastronomia, música e arte. Juntos os ingredientes darão sabor especial às compras de final de semana no Mercado do Porto. Neste sábado (15), o projeto Banquete na Feira leva ao espaço consagrados nomes da gastronomia mato-grossense, além de concerto de piano e apresentação de trabalhos de artistas plásticos. As atividades terão início às 10h.

A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Associação de Permissionários do Mercado do Porto e iniciativa privada. Mahalo Cozinha Criativa, Laçarote e Jonnier são alguns dos  presentes na ocasião.

A titular da Pasta, Débora Marques, explica que a secretaria vem trabalhando para ampliar o alcance da gestão e que, uma das etapas proposta inclui a ocupação de espaços públicos. Exemplos disso estão na realização de feiras em praças públicas e da divulgação do trabalho de artesãos em grandes eventos.

“Além de incentivar a produção local, também ajudamos a ocupar um espaço tradicional na cidade. A proposta é inovadora e deve render bons frutos aos clientes, comerciantes e aos convidados, que comercializarão seus produtos no local”, finaliza Débora.

Comentários Facebook

Cuiabá

Municípios do Nortão sofrem com quedas de energia elétrica em meio à onda de calor, Candidato ao Senado, Nilson Leitão (PSDB), em viagem pelo interior do estado, observou que o principal fator responsável pelo problema é que a produção local não consegue suprir a alta demanda.  

Kayan Henrique

Publicado

Municípios do Nortão sofrem com quedas de energia elétrica em meio à onda de calor

 

Em meio à onda de calor histórica, municípios do Norte de Mato Grosso sofrem, nos últimos dias, com a queda de energia constante, o que atrapalha desde tarefas simples até o fornecimento de água. Candidato ao Senado, Nilson Leitão (PSDB), em viagem pelo interior do estado, observou que o principal fator responsável pelo problema é que a produção local não consegue suprir a alta demanda.

 


De acordo com Nilson, os dois combustíveis essenciais no desenvolvimento de um país são a indústria e a agricultura. Para dar conta da produção, no entanto, é necessário contar com um sistema que distribua a energia elétrica com eficácia. Ele relembra que até o começo do século Mato Grosso sofria com a falta de abastecimento energético, e, apesar dos grandes investimentos, ainda é preciso tratar a questão com prioridade.

 

“O Nortão nasceu sem energia, sofreu sem energia até praticamente o ano de 2000, quando Dante de Oliveira complementou o trabalho que Jayme Campos iniciou. Aqui a energia era obtida por gerador, muito precária, até a chegada da Usina do Manso. Mas o problema é que ela só leva a energia para fora. A energia que produzimos aqui não fica aqui, os royalties não ficam aqui. Ela é gerada, mas vai para o sudeste. O lucro disso é muito pouco e precisamos inverter isso”, afirma.

 

Segundo Leitão, a qualidade da energia é comprometida devido ao desenvolvimento do estado. “São mais indústrias abrindo, a tecnologia no campo aumenta, precisamos cada vez mais de energia, de quantidade, para poder fazer funcionar tudo isso. Essa é a grande necessidade e estamos na região mais rica para produzir energia limpa, porque o Mato Grosso é o segundo estado mais rico hidricamente. Com mais quantidade de água, de rios, de todo o Brasil”, diz.

 

Para o candidato, a saída é manter o alto nível no fornecimento de energia elétrica. “Mato Grosso já foi importador de energia e hoje é exportador, graças aos investimentos realizados. O que precisamos é não deixar cair a qualidade”, finaliza.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Projeto de Lei de autoria do vereador Dilmair Callegaro concedeu ao Presidente Bolsonaro o título de cidadão sinopense.

Kayan Henrique

Publicado

Projeto de Lei de autoria do vereador Dilmair Callegaro concedeu ao Presidente Bolsonaro o título de cidadão sinopense.

A honraria foi entregue pelo Sindicato Rural de Sinop, na pessoa do Presidente Redivo, durante evento em Sinop na Impasa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana