conecte-se conosco


Policial

Cuiabá e Várzea Grande têm reduções de roubos e nenhum latrocínio

Publicado

Policial

Nara Assis | Sesp-MT

Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande fecharam o mês de janeiro de 2020 sem registro de latrocínio (roubo seguido de morte). No mesmo período de 2019, a capital apresentou dois casos e Várzea Grande, apenas um. O levantamento aponta ainda redução de 25% nos homicídios em Cuiabá, de oito para seis casos, enquanto na cidade vizinha os casos aumentaram de um para quatro.

De acordo com dados da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), as ocorrências de roubo e furto também apresentaram reduções significativas na região metropolitana. Durante o mês de janeiro deste ano, houve 412 roubos em Cuiabá, montante 10% menor em relação a 2019, que foi de 458. Já em comparação ao mesmo período de 2018, este índice chega a -18%.

O município de Várzea Grande apresentou diminuição de 15% nos roubos, passando de 227 casos, em janeiro de 2019, para 193 em 2020. Com relação a 2018, quando houve 265 roubos, os registros reduziram 27%.

Acompanham esta tendência os dados de furtos. A capital apresentou redução de 14% dos casos em comparação com o ano passado (1.159 para 1.002), e de 39% em relação a 2018 (1.633 para 1.002). Já em Várzea Grande, foram registrados 283 furtos em janeiro de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 324 (-13%), e em 2018 foram 362 (-22%).

Veja Também  Policiais militares salvam bebê que se afogou na banheira em Tangará da Serra

Os roubos de automóvel também diminuíram em janeiro de 2020, tanto em Cuiabá quanto em Várzea Grande. Foram 78 registros de roubos na capital, contra 92 no mesmo período do ano passado (-15%), e 22 este ano e 48 em 2019 (-54%) na cidade vizinha. Já os furtos de automóvel em Cuiabá somaram 24 ocorrências este ano contra 33 no ano passado (-27%), enquanto Várzea Grande registrou aumento de 12 para 14 casos.

Tanto os roubos quanto os furtos de motocicleta apresentaram reduções em janeiro de 2020 na região metropolitana. Cuiabá registrou 18 casos de roubos de motocicleta, contra 21 no mesmo período de 2019 (-14%); e 51 furtos de motocicleta, contra 85 no ano passado (-40%). Em Várzea Grande, ocorreram três roubos de motocicleta este ano e sete em 2019 (-57%); e 19 furtos de motocicletas contra 20, nos respectivos períodos comparativos.

Ação qualificada e integrada

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), André Renato Gonçalves, a unidade tem atuado de forma mais contundente com relação à conclusão dos inquéritos. “Intensificamos o trabalho há três anos, focando nas investigações de local de crime e de seguimento, e concluindo as averiguações, conseguimos representar pelas prisões, fazendo com que a sociedade, sobretudo dos bairros mais afastados, se sinta mais segura”.

Veja Também  Mudança temporária no atendimento da Central de Flagrantes de Várzea Grande

O delegado destacou ainda o trabalho integrado com os demais órgãos de segurança pública, a exemplo da Polícia Militar (PM-MT), por meio de rondas ostensivas, e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), com a qualificação dos exames do local de crime.

De acordo com o subchefe do Estado Maior da PM-MT, coronel PM Wankley Rodrigues, a redução de crimes é reflexo do fortalecimento do trabalho ostensivo. “Isso é feito ao longo de todo o ano, mas em janeiro demos início também à Operação Veranum na região metropolitana. A ação terá duração de 100 dias, com foco na prevenção e repressão imediata de crimes de roubo e furtos de veículos, pessoas e residências. O contato direto com o cidadão é fundamental. Além disso, a análise dos dados criminais é feita semanalmente, o que propicia identificar os focos dos problemas e direcionar as ações em cada bairro, de forma mais qualificada”.

Comentários Facebook

Policial

Dois carros recuperados em Rondonópolis; um deles o suspeito foi identificado

Avatar

Publicado


.

Policiais militares do 5º BPM recuperaram nesta terça-feira (22.09), dois carros com queixa de roubo em bairros da cidade. Ambos os veículos foram roubados na segunda (21).

O primeiro, a ocorrência foi no bairro Parque dos Lírios depois que uma informação via 190 descrevia um Kia Sorento branco, abandonado em um terreno baldio.  

O carro tinha sido roubado de uma garagem. O proprietário foi acionado e esteve no local com a chave reserva. Ele apontou o suspeito pelo crime que o rendeu e ainda deu uma coronhada em sua cabeça com um revólver.

Na segunda ocorrência, o veículo VW Saveiro prata, foi deixado abandonado na comunidade rural de Campo Limpo. O proprietário esteve no local e levou o veículo até a delegacia da cidade.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Também  Monitoramento de tornozeleira ajuda na identificação de suspeito de furto em Cuiabá
Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Policiais militares salvam bebê que se afogou na banheira em Tangará da Serra

Avatar

Publicado


.

Em Tangará da Serra, policiais militares salvaram uma criança recém nascida com um mês de vida, que havia se afogado na banheira, na tarde de terça- feira (22.09), no bairro Vila Alta. De imediato, a equipe da PM realizou os procedimentos de  primeiros socorros na vítima e a conduziu  para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Por volta das 14 horas,policiais estavam atendendo uma ocorrência de acidente de trânsito na Rua 01 do bairro Vila Alta, quando foram procurados por um homem que bastante nervoso pedia ajuda para salvar uma criança recém-nascida que havia se afogado. 

Os policiais pediram apoio de mais equipes da PM e parte da guarnição foi verificar na residência a situação da criança.

No local, os policiais constataram que a criança de colo estava sem sinais de respiração. Um dos policiais deu início aos procedimentos de primeiros socorros para liberar as vias aéreas da vítima. Enquanto realizavam os procedimentos, os policiais com a família conduziram a criança ao hospital, no caminho a vítima conseguiu repelir todo o líquido e foi entregue à uma equipe médica especializada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  

Veja Também  PM prende quadrilha logo depois de roubo à farmácia em Rondonópolis

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, os médicos informaram que o procedimento de primeiros socorros realizado pela PM foi essencial para salvar a vida do bebê. 

A mãe relata que estava dando banho no recém nascido em uma banheira, quando em determinado momento, a criança escorregou e ingeriu  bastante água; não conseguia respirar. A criança já recebeu alta médica e está em casa com os pais.

Serviço
 
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque – denúncia 0800.65.39.39. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. 
 

 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana