conecte-se conosco


AÇÃO RÁPIDA

Praça do Santa Isabel revitalizada estimula convivência das famílias e proporciona mais qualidade de vida

Avatar

Publicado

Os moradores do bairro Santa Isabel e bairros adjacentes estão utilizando a nova praça reconstruída pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Inaugurada há pouco mais de um mês, a praça denominada “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” conquistou famílias inteiras por apresentar espaço de convivência para diversos públicos: idosos, adultos, jovens e crianças.

“O espaço é perfeito para trazer as crianças que adoram brincar no playground infantil. Minha filha adora os balanços e o escorregador. Também me sinto segura no ambiente, pois somente famílias passaram a frequentar o espaço após a reforma. À noite sempre lota, e as crianças passam a ter mais tempo para brincar, principalmente aos finais de semana”, disse a dona de casa Marcela Marques de Almeida Souza, 38 anos, mãe da pequena Karen Marques de 07 anos.

As amigas Josiane Conceição de Arruda e Rafaela de Souza, ambas com 13 anos, alunas da 8ª série, moram no bairro vizinho Jardim Itororó, mas sempre que é possível fazem caminhada e aproveitam para passar o final de tarde tomando sorvete ou açaí na praça, além de caminhar e encontrar amigos. “Adoramos esse espaço, é um lugar para passar o tempo, encontrar colegas e fazer novos amigos”, disse Josiane.

A aposentada Francisca Meira Vieira, que mora em frente a praça, aprovou e elogiou a transformação pela qual o local passou. “Ficou uma maravilha, um espaço muito bonito pra gente sentar, conversar, ver os netos brincarem. A iluminação fixou ótima, porque à noite ficava perigoso, era escuro e agora está bem claro”, comentou ela.

Para Cleberson Oliveira de 42 anos, e, o filho Miguel Oliveira, 12 anos, a praça “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” está sendo uma oportunidade para deixar o vídeo game de lado. “Utilizamos a quadra. Usamos os aparelhos de ginástica. Além de socializar com outros jovens do bairro. Antes era só o vídeo game no final da tarde”, disse o pai.

Já Paula Virgínia Buena, 32 anos, mãe da pequena Rebeca de 05 anos, lamenta que não pode vir todos os dias pois trabalha à noite. “Venho somente nas minhas folgas e minha filha adora a amarelinha e o túnel de brinquedo. Eu gosto de vir para me distrair enquanto ela brinca. Se pudesse viria todos os dias é muito bom”.

Airy Cristina de 36 anos, confessou que esta foi a primeira vez que teve tempo de visitar a praça depois da reformada. “Vim acompanhando meu filho Ryan de 10 anos e a madrinha dele, Maria Aparecida. Na correria do dia a dia nem sempre paramos para aproveitar. Mas gostei bastante do espaço. A prefeitura está de parabéns, agora vou me programar para vir todos os dias, e passar um tempo ao ar livre, e meu filho fora da televisão”, declarou.

Moradora do bairro Santa Isabel, há apenas 04 meses, Janaína Ferreira, 41 anos, afirmou que está adorando o bairro e um dos motivos é a nova praça de lazer. “Achei maravilhosa. Desde que inaugurou, todos os dias quando saio do trabalho venho direto pra cá utilizar os aparelhos de educação física. É uma academia ao ar livre, bem legal. Acho que até o comércio melhorou. Estou pensando em fixar residência aqui no bairro”.

Janaína Ferreira também destacou que seu filho Ronald Luiz Lana, 10 anos, também adora o espaço e ela como mãe se sente segura com o espaço que tem limpeza, policiamento, iluminação, e é frequentado por muitas famílias.

O adolescente Werik Reis da Silva, 18 anos, destacou que o espaço que mais gosta na nova praça é a quadra poliesportiva. “Eu já frequentava aqui antes da reforma, e agora ficou ótimo. Tem piso novo, alambrado, tabela e cesta de basquete, traves e rede para gol, rede de vôlei. Muitas vezes os jovens que vêm aqui para jogar nem se conhecem e acabamos fazendo novas amizades. Também podemos praticar vários esportes, têm dias para jogar modalidades diferentes como vôlei, futebol e basquete. Basta começar a frequentar a praça para saber dos horários”.

Localizada entre as avenidas Ari Leite de Campos e Aurélia Almeida, a praça se constitui em um espaço de lazer e de integração dos moradores do bairro Asa Bela que contam com o ‘Espaço FIT 5 VG’, playground infantil, área para realização de eventos e feira livre, quadra poliesportiva, passeio público, bancos, lixeiras, paisagismo e boa iluminação.

Conforme informações dos moradores, embora a área tenha sido reservada para construção de uma praça, o local nunca havia recebido infraestrutura adequada. “É uma bênção este espaço, está limpa essa área. Com a praça, onde todos podem se sentar de dia à sombra e à noite conversar com os vizinhos e os amigos, é maravilhoso. Para o comércio valoriza bastante a área também. A iluminação está ótima. Como meu comércio fica em frente à praça sou uma vigilante desse patrimônio”, disse a comerciante Olga Guelies de 52 anos, e moradora há 15 anos do bairro Santa Isabel.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, revela que a implantação de novos espaços de lazer e esporte para a população, principalmente crianças e jovens, visa estimular a convivência das pessoas, da vizinhança. “A praça por si só já é um equipamento que atrai as pessoas. É um espaço para integração e convivência das famílias, por isso a Prefeitura está fazendo as melhorias, criando mais uma opção de lazer. Ficamos felizes que a população aprovou”, disse.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

AÇÃO RÁPIDA

Governo debate aumento de preços com setores nesta quinta-feira (30)

Avatar

Publicado

O Governo do Estado realiza um debate público, nesta quinta-feira (30), com quatro segmentos do comércio, para esclarecer ao cidadão quem são os responsáveis pelos aumentos abusivos nos preços dos produtos, alta que passou a ser praticada em diversos estabelecimentos neste ano.

A audiência pública está marcada para iniciar às 8h, no Auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Todo o evento será transmitido ao vivo para todo o Estado por meio da TV Assembleia e pelo Facebook do Governo.

A TV Cidade Verde também fará transmissão ao vivo da audiência, que poderá ser acompanhada em mais de 80 municípios do interior de Mato Grosso. A imprensa também poderá acompanhar o debate de forma presencial.

Está confirmada a presença do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, e de técnicos da secretaria. Também foram convidados para o debate os deputados estaduais e representantes dos segmentos do Etanol, Farmácia, Atacadistas e Material de Construção.

A audiência pública foi proposta em razão de alguns empresários estarem praticando aumentos injustificáveis de preço em produtos essenciais para a população, sob a justificativa de que a alta é necessária porque o Estado teria “aumentado impostos” por meio da lei que passou a vigorar esse ano, que reinstituiu de forma correta os incentivos.

“Na verdade, nós não aumentamos nenhum imposto. O imposto é aquela alíquota sobre os produtos. O que nós fizemos foi cortar alguns privilégios de incentivos fiscais. Eu desafio alguém a mostrar que nós aumentamos a alíquota de imposto. Nós reduzimos incentivos fiscais e reduzimos privilégios”, explicou o governador, em recente entrevista à Rádio Vila Real.

O governador desmentiu que a alta dos preços teria relação com a nova lei em vigor no Estado.

Mendes usou o exemplo do etanol, cujo o ICMS é de 25% e com o incentivo fiscal ao setor, somente é cobrado 12,5%, ou seja, a metade. Lembrando que o valor em 2019 era de 10,5% e foi reajustada para 12,5%, a segunda menor do Brasil.

“Álcool em todo o Brasil tem uma alíquota que varia de 12% a 25%. Aqui era 10,5%. Era uma das menores alíquotas do Brasil. Subiu para 12,5%. Subiu 2,5%. Isso daria 6 centavos. Mas o preço na bomba subiu 15%, estão subindo 60 centavos. Na prática, vemos margens de lucro maiores do que é tributada e faltam com a verdade ao dizer que isso é responsabilidade do Governo”, afirmou. 

Comentários Facebook
Continue lendo

AÇÃO RÁPIDA

Governo realiza entrega do COT UFMT nesta terça-feira (28)

Avatar

Publicado

Com um investimento de R$ 17,1 milhões, o complexo possui capacidade para 1.500 pessoas e uma área de 5,4 mil m²

O Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT UFMT) foi totalmente concluído e será entregue nesta terça-feira (28), às 18h. Na ocasião, o governador Mauro Mendes, o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e a reitora da UFMT, Myrian Serra concederão entrevista coletiva para apresentar o novo espaço desportivo.

Com um investimento de R$ 17,1 milhões e uma área construída de 5,4 mil metros quadrados, o COT UFMT é uma das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, que foi retomada e concluída pela atual gestão.

O complexo conta com uma pista de atletismo, construída seguindo padrão internacional estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), o campo de futebol, que possui quatro torres de iluminação, com refletores e a arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas.

Além disso, o local possui oito banheiros, sendo quatro para Portadores de Deficiência (PCDs), seis salas de aula, quatro camarotes, um local para lanchonete, sala antidoping, auditório, elevador com acessibilidade, duas salas de apoio, uma sala técnica, dois depósitos e um mirante.

Serviço

Entrega do COT UFMT
Data: terça-feira (28.01)
Hora: 18h

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana