conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte conta com 82 vagas remanescentes

Avatar

Publicado

Para suprir a demanda, a Prefeitura de Cuiabá reabriu as matrículas para os interessados

MARIA BARBANT

A Secretaria Municipal de Educação abrirá nesta quarta-feira (29), das 8h às 23h59, o portal Matrícula Web para os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos na Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte. No total, serão oferecidas 82 vagas para os 6º, 7º, 8º e 9º Anos, nos períodos matutino e vespertino.

“São vagas remanescentes, resultantes da não efetivação das matrículas que foram feitas entre os dias 13 e 14 de janeiro, para Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, por meio do portal Matrícula WEB. Portanto, os pais ou responsáveis devem estar atentos ao número de vagas que ainda estão em aberto nessa escola”, ressaltou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado.

De acordo com as informações da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), existem na escola 31 vagas remanescentes para o 6º Ano do período vespertino; 8vagas para o 7º Ano do período vespertino; 23 vagas para o 8º Ano do período matutino; 11 vagas para o 8º Ano do período vespertino e 9 vagas para o 9º Ano do período matutino.

Segundo a secretária Edilene Machado, muitos pais solicitaram à Secretaria de Educação e foi aberta uma turma a do 6º Ano, vespertino, para atender essa demanda.

A orientação da Secretaria de Educação para os pais ou responsáveis é para que tenham toda a atenção ao preencher o formulário de informações inclusive no que diz respeito ao Ano solicitado.

Após fazer a matrícula o pai ou responsável deve efetivar a mesma levando na unidade educacional, seus documentos pessoais e dos estudantes, na quinta-feira (30).

A Secretaria de Educação informa que à medida que as vagas forem sendo preenchidas, as informações sobre elas saem automaticamente do portal.

SERVIÇO

MATRÍCULA WEB – EMEB Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte

Data: quarta-feira (29)

Horário: 8h às 23h59

Local: Portal Matricula WEB (matrícula somente via on line)

Vagas remanescentes:

6º Ano – vespertino – 31 vagas

7º Ano – vespertino – 8 vagas

8º Ano – matutino – 23 vagas

8º Ano – vespertino – 11 vagas

9º Ano – matutino – 9 vagas

Total de vagas remanescentes disponíveis – 82 vagas

Comentários Facebook

EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação deve entregar 30 obras de reforma, reconstrução e ampliação em unidades da rede

Avatar

Publicado

Esta semana, o secretário Alex Vieira Passos vistoriou quatro unidades que estão passando por reforma total e uma construção

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, vistoriou esta semana obras da pasta que estão em andamento na Regional Sul da Capital. Entre as obras visitadas estão a construção de uma unidade educacional no bairro Dr. Fábio e o antigo prédio da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jescelino José Reiners. A ação foi acompanhada por técnicos da Diretoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação e pelo presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Misael Galvão.

No antigo prédio da EMEB Jescelino José Reiners, desativado em razão de problemas estruturais, o secretário de Educação disse que a unidade será totalmente reformada. “Parte da obra já terá inicio nos próximos dias, com a demolição do bloco da frente e a revitalização da quadra poliesportiva que será emprestada para uso da comunidade, até que as obras estejam concluídas”, explicou Alex Vieira Passos.

As obras estão sendo executadas com recursos do Município e, de acordo com o planejamento da Secretaria de Educação, em 2020, a exemplo do que aconteceu no ano passado, com a entrega de 47 obras, este ano pelo menos 30 grandes obras serão entregues à população.

Na EMEB Dr. Fábio Firmino Leite as obras estão em pleno vapor. A unidade receberá o projeto piloto de segurança eletrônica, com vigilância monitorada, a cozinha será readequada, assim como toda a parte hidráulica, de energia, e cobertura. A unidade terá ar condicionado em todas as salas de aula, pelo programa Climatizar é Humanizar e será feita uma redistribuição das salas para abrigar um almoxarifado, e um novo laboratório de informática. A quadra poliesportiva da unidade também será revitalizada.

“Por determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro estamos fiscalizando as obras em andamento junto com o vereador da região e presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PTB), autor das emendas impositivas que estão possibilitando essas melhorias. Esta unidade estava há 12 anos sem qualquer tipo de intervenção do poder público, agora chegou o momento desta região ser beneficiada”, salientou o secretário Alex Vieira Passos.

De acordo com o secretário de Educação, até agora a gestão priorizou as unidades cuja estrutura física estavam mais precárias. “Agora estamos iniciando um segundo lote com 30 unidades que serão entregues até o final do ano. Nessas unidades serão feitas obras de revitalização, reforma, ampliação quando necessário, climatização, instalação de câmaras de segurança e toda a estrutura necessária para melhorarmos ainda mais a qualidade de ensino, com estruturas adequadas e segurança para alunos e profissionais da Educação”, destacou. De acordo com o gestor, entre as obras previstas para serem entregues até o mês de julho, estão três CMEIs.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão disse que além de um sonho da comunidade as obras são uma necessidade. “Esta é uma região que está crescendo. Nesse sentido, destinei 150 mil da minha emenda impositiva de 2018 porque os pais precisam desta escola e os alunos merecem uma Educação de qualidade. Aqui estamos vendo o empenho do poder público municipal, por parte do Prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de Educação Alex. Fico feliz em saber que nos próximos 60 dias mais essa obra será entregue à população”, disse ele.

Também está passando por obras de reforma, readequação e ampliação a EMEB Gracildes de Melo Dantas e a unidade de creche Jardim Umuarama II, que deverá ser ampliada para se transformar num Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC).

Comentários Facebook
Continue lendo

EDUCAÇÃO

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje

Avatar

Publicado

Brasília – Incluída no rodízio de abastecimento do DF, a Universidade de Brasília (UnB) está tomando medidas para reduzir o consumo de água, a instituição chegou a adiar o início das aulas no principal campus da instituição em função do racionamento (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir de hoje (12), fazer matrícula nas instituições de ensino para as quais foram selecionados. O prazo vai até o dia 17. Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

O resultado da chamada única do Sisu foi divulgado segunda-feira (10) e está disponível no site do programa.

As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas para os estudantes em lista de espera

Os estudantes selecionados podem pleitear auxílio para pagar transporte, moradia e outras despesas nas próprias instituições de ensino superior, de acordo com determinados critérios, como renda familiar. Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições.

Lista de espera

As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas para os estudantes em lista de espera. Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso feitas na hora da inscrição na chamada única e quiser integrar a lista tem até o dia 17 para fazer a adesão, no site do Sisu.

O candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. O estudante poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Esses estudantes serão convocados a partir do dia 19. A convocação para a matrícula será feita pelas próprias instituições de ensino. Nessa etapa caberá aos próprios candidatos acompanhar a convocação na instituição na qual estiverem pleiteando uma vaga.

Sisu 2019

Nesta edição, o Sisu oferece 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame. Ao todo, 640.205 estudantes se inscreveram no programa, de acordo com balanço divulgado pelo MEC.

Da redação com informações/ Agência Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana