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Cuiabá

Evento reúne perto de 6 mil profissionais da Educação para formação e alinhamento

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Jorge Pinho

Prossegue nesta quarta-feira (22), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a programação da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020. Neste segundo dia do evento, o tema continua sendo a Educação Sócioemocional, que este ano será ampliada na rede pública municipal de Educação.

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020 foi aberta na terça-feira (21) pela secretária adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado que falou sobre os desafios e metas da Educação neste ano. “Ao longo desses 10 dias de formação vamos trabalhar temas importantes para a Educação de Cuiabá como a Escola da Inteligência, o Programa de Alfabetização (ProAC), o Programa de Melhoria da Proficiência entre outros. Esta é uma forma de melhorar o trabalho na escola”, destacou.

A abertura reuniu professores da Educação Infantil, na faixa etária de 04 e 05 anos, e secretários das unidades educacionais nas palestras sobre o Programa Escola da Inteligência. Pela manhã o programa foi apresentado aos professores de referência da Educação Infantil. No período da tarde, a palestra reuniu os secretários escolares.

A Semana Pedagógica tem como objetivo estabelecer, desde o início do ano letivo, a rotina para a execução dos serviços planejados para o ano. “É uma verdadeira maratona” – frisou a secretária adjunta Edilene Machado – reforçando que 2020 é um ano desafiador, com muita coisa para mudar e acontecer, com inovações e melhorias. “Temos que ter fé”, complementou Edilene.

O evento envolve cerca de seis mil profissionais, entre professores, técnicos e gestores e este ano tem como um dos temas norteadores, o Gerenciamento de Sala da Aula.

O Técnico de Administração Escolar (TAE), Joelson Alves da Silva, que atua como secretário escolar participa da Semana Pedagógica com muito entusiasmo. “É um período de gás e experiência para todos nós da educação municipal, temos que aproveitar a oportunidade”, disse ele.

Maria Helena Santiago, coordenadora do Programa Escola da Inteligência, que trata da educação socioemocional, falou sobre as metas e desafios do programa para 2020. Lançado em 2018, inicialmente em oito unidades, no ano passado foi implementado em 30 escolas e agora, em 2020, vai atingir 110 unidades, aproximadamente 46 mil alunos da rede. “O programa que atendia a Educação Infantil I até 9º Ano agora, em 2020, alcançará também o 7º e o 8º Anos, portanto, alunos de 4 a 6 até 15 e 16 anos”, destacou a coordenadora salientando a coragem do prefeito Emanuel Pinheiro e o dinamismo dos profissionais da Educação liderados pelo secretário, Alex Vieira Passos.

 

Programação

Nesta quarta-feira (22), no período da manhã, o programa Escola da Inteligência está sendo apresentado aos Professores de referência do 1º e do 4º Anos e no período da tarde acontece o ciclo de estudos para Coordenadores Pedagógicos.

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020 prossegue até o dia 31 com a Aula Inaugural, que irá abordar os temas A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagens e a Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência, para técnicos e equipe gestora.

 

Confira a programação completa da Semana Pedagógica 2020.

 

Programação

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020

 

Dia 22/01

Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Socioemocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 1º e de 4º ano

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Coordenadores Pedagógicos

Dia 23/01

– Das 08h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Socioemocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 2º e de 5º Ano

– Das 8h às 18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Ciclo de Estudos para Diretores

Dia 24/01

– Das 8h às18h – Hotel Fazenda Mato Grosso

Apresentação do Programa de Educação Socioemocional Escola da Inteligência – para Professores de referência de 3º e 6º Ano e professores representantes do 7º, 8º e 9º Ano

– Das 8h às 12h – Reunião com os Coordenadores Pedagógicos – Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência

– Das 14h às 17h – Reunião com os Diretores – Apresentação do Programa de Educação Sócio Emocional Escola da Inteligência

Dia 28/01 – Matutino – das 8h às 12h

– A Importância da Musicalização para o Desenvolvimento dos Bebês – Educação Infantil de 0 a 3 anos com ShauanBenks – para TDIs

– Os Processos de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento na Educação Infantil com Edi Fonseca – para Professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

Dia 28/01 – Vespertino – das 14h às 18h

 – A Importância da Musicalização para o Desenvolvimento dos bebês – Educação Infantil de 0 a 3 anos com ShauanBenks – para TDIs

 – Os Processos de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento na Educação Infantil com Edi Fonseca – para Professores da Educação Infantil de 4 e 5 anos

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

Dia 29/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos com Daniela Macambira – para Professores de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

– Inclusão Escolar: Os Amigos, Currículo e Adaptação de Material com a Psicóloga Janaine Silvestre de Paula – para Professores de Sala Multifuncional e Professores de Educação Infantil – CMEIs, CEEIs e EMEBs de atendimento exclusivo à Educação Infantil.

Dia 29/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– Práticas de Letramento e Gêneros Discursivos com Daniela Macambira – para Professores de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Ano

– Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de alinhamento – para Diretores/Coordenadores/Líderes/Assessores da DE/SME

– A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – para TNE

– Inclusão Escolar: Os Amigos, Currículo e Adaptação de Material com a Psicóloga Janaine Silvestre de Paula – para Professores Educação Física e Arte

Dia 29/01 – Noturno – das 18h30 às 21h30

– Políticas da EJA frente às Mudanças no Cenário Educacional Brasileiro com Maria Margarida Machado – professores da EJA

Dia 30/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Metodologias Ativas com Leonardo Drummond Vilaça e, Inovação na Educação e Tecnologias com Get Edu – Google for Education – para Professores de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º Ano

– A Atuação do TMD no Processo Pedagógico com Assessores das Bibliotecas Públicas Saber com Sabor e CPP – para TMD

– Escola Cuiabana: Ergonomia e Saúde com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE-ASG

– Escola Cuiabana: TMIE e as Funções Correlatas com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE-Vigilante

– Seminário de Socialização das práticas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) com Assessores da COC e Daniela Macambira –  para Professores de 1º e 2º Ano

– Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de Alinhamento – para Professores de 4º Ano e Coordenadores Pedagógicos

Dia 30/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– A Atuação do TMD no Processo Pedagógico com Assessores das Bibliotecas Públicas Saber com Sabor e CPP – para TMD

– Escola Cuiabana: Ergonomia e Saúde com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE/ASG

– Escola Cuiabana: TMIE e as Funções Correlatas com Técnicos da Coordenadoria Psicossocial e Assessores da CGL – para TMIE/Vigilante

– Seminário de Socialização das práticas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) com Assessores da COC e Daniela Macambira – para Professores de 1º e 2º Ano

 – Fortalecimento no Processo de Ensino e Aprendizagem do 4º Ano – Reunião de Alinhamento – para Professores de 4º Ano e Coordenadores Pedagógicos

Dia 30/01 – Noturno – das 18h30 às 21h30

– Oficina: Alfabetização e Letramento e Alfabetização Científica – Para professores da EJA

Dia 31/01 – Matutino – das 8h às 12h

– Aula Inaugural: A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagens com Lourdes Atie – para Professores e Equipe Gestora

Dia 31/01 – Vespertino – das 14h às 18h

– Aula Inaugural: Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência – para Técnicos e Equipe Gestora

 

SERVIÇO

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020

Data: 21 a 31 de janeiro

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

 

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Cuiabá

Cursos do Qualifica 300 fomentam sonhos da população cuiabana

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José Ferreira

“O Qualifica realiza sonhos e ainda renova esperanças. Está dando a oportunidade de muitos aprenderem e montar o próprio negócio, alcançando dessa maneira a independência financeira”. Foi dessa forma que a aluna Valdenice da Silva, 39 anos, definiu o curso de Confeitaria que está sendo realizada nessa 3ª Etapa da 2ª Edição do Projeto Qualifica Cuiabá 300 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedregal.

Ela contou que desde os 17 anos de idade, tinha a vontade de fazer um curso de Confeiteira, por gostar muito de cozinhar e aprender novas receitas, mas pela dificuldade financeira isso nunca tinha sido possível. “Às vezes, as pessoas têm um sonho lá dentro do coração e tem até o dom, mas não vê oportunidades. O Qualifica está me proporcionando esse momento e mostrando que nunca é tarde para sonhar”, disse.

Outro exemplo de superação é da dona Deise dos Santos 64 anos. Ela mora no bairro Santa Amália e precisa pegar dois ônibus para participar do curso. Além de ter a qualificação garantida, ela diz que o curso está contribuindo com a melhora da sua saúde. “Sinto muitas dores nas articulações, principalmente no joelho. Ficar em casa a situação só se agrava a cada dia. Aqui no curso fazemos novas amizades, damos boas risadas e o melhor de tudo, aprendemos uma profissão. Só posso resumir esse momento em gratidão”, declarou Deise.

Já para a aluna Maria Castro Miranda, o curso de Confeitaria veio para agregar os conhecimentos que ela já tinha, porém não tinha noções técnicas e mais elaboradas. “Esse é o meu primeiro curso de qualificação. Eu já estava trabalhando em casa, confeccionando bolos caseiros. Mas com o tempo percebi que precisa me especializar. Esse curso veio em boa hora. Estou aprendendo muitos detalhes, como por exemplo, a pitada de sal, é ela que ajuda a realçar os sabores, é o diferencial. “Só maravilhas. Estou aprendendo e já estou trabalhando fora graças ao curso. Já consigo até tirar uma renda. Tem me ajudado bastante”, afirma a aluna.

A professora Célia Ferreira Batista, especialista na área explicou que o curso é dividido em parte teórica e prática. O aluno aprende a metodologia necessária para se tornar um profissional de qualidade no mercado de trabalho. Segundo ela, os participantes saem preparados. Só não ganha dinheiro quem não quer, porque conhecimento todos recebem. A aula foi sobre a produção de cupcakes. “Muitas pessoas acham que para fazer esse produto, pode ser utilizada massa comum de bolos, pelo contrário, tem uma técnica especifica, para a produção de um cupcake além de saboroso, com a massa bem fofinha. A certeza do sucesso é garantida”, declarou.

Essa é a 2ª edição do programa, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da pessoa com Deficiência , sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

2ª EDIÇÃO – Em 2020, a ação apresenta algumas novidades. O número de vagas em relação ao ano passado mais que dobrou, subindo de 1,2 mil para três mil vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade social.

Outra inovação é a inclusão da população imigrante (venezuelanos, haitianos, entre outros) e da população em situação de rua no grupo prioritário. Para participar é preciso possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

As aulas são ministradas pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.

Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda no dia 18 de novembro. Agora, serão capacitadas cerca de 400 pessoas, com término previsto para o dia 17 de março desse ano. As atividades acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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Cuiabá

Programa reduz ocorrências no entorno de unidades educacionais de Cuiabá

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Jorge Pinho

Em apenas dois anos, o Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd), registrou uma redução média de 66% de ocorrências nas escolas e, em especial, no entorno delas. Em Cuiabá, o o Proerd atende alunos da rede pública municipal de Ensino, por meio da parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação e a Polícia Militar de Mato Grosso e, junto com outros programas e ações desenvolvidas na rede pública municipal de Ensino, visam a formação integral dos alunos, como o Programa Escola da Inteligência, o Bom de Bola, Bom de Escola, o Sem Plateia não tem Bullying, entre outros. No Proerd as atividades estão focadas na autoestima das crianças e na abordagem de temas como drogas, bullying, violência física, direitos e deveres.

Recentemente, a Coordenação Estadual do Proerd realizou uma pesquisa nas principais cidades atendidas pelo programa ao longo dos últimos dez anos em Mato Grosso. “A base do programa está voltada para crianças entre 09 e 11 anos de idade, ou seja, crianças que na sua maioria não tiveram contato com as drogas. Por meio do programa elas são apresentadas ao modelo de trabalho “sócio emocional” cujo preceito é a tomada de decisão assim, desenvolvemos atividades de fortalecimento das relações entre Escola, Polícia e Família”, destacou o Ten Cel PM Darwin Salgado Germano.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina da Silva Costa, o impacto positivo do Proerd faz com que as crianças e em especial os jovens na faixa etária dos 15 e 16 anos, não venham a se envolver em delitos e façam escolhas seguras.

Segundo a pesquisa, em Cuiabá, onde o programa foi implementado em 2017, em apenas 02 anos (2018 e 2019) foram formados 9.810 (nove mil oitocentos e dez) alunos.

Outro ponto de destaque é o perfil dos formandos, ou seja, alunos da rede pública municipal, estadual e rede privada com das séries iniciais, 3º ano (fundamental), 5º ano e 7º ano do (ensino básico).

Para Jane Regina, a expectativa para o reinicio das atividades é positiva. “O Programa está capacitando novos monitores e, nossa expectativa com isso é atender um numero maior de alunos da rede pública municipal de Cuiabá”, disse ela.

Em Cuiabá, as atividades do Proerd serão retomadas a partir do mês de março com crianças de 3 anos, de 10 a 15 unidades escolares. Nos meses de abril a junho, será a vez dos alunos na faixa etária de 7 anos e no segundo semestre, as crianças de 5 anos.

Proerd

O Proerd é uma ação preventiva, baseada no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education, criado em 1983, por duas pedagogas.

A ação, conjunta envolve policiais militares, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem as pressões e, a partir daí, a resistirem a elas.

A integração social é o princípio que orienta as atividades desenvolvidas em 10 lições onde são abordados temas como cidadania, técnicas para resistir as pressões e ao uso de drogas, prevenção contra a violência, maneiras de lidar com o stress, promoção de autoestima e tomada de decisões responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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