conecte-se conosco


Cidades

Aulas da 3ª Etapa do Programa Qualifica Cuiabá 300 já começaram

Avatar

Publicado

As aulas da 3ª Etapa da 2ª Edição do Programa Qualifica Cuiabá 300 começaram no início dessa semana nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Nos espaços são oferecidos cursos de confeiteiro (Cras Pedregal e Praieiro), padeiro (Cras Tijucal e Dom Aquino), salgadeiro (Cras Nova Esperança e Novo Colorado), mestre de obras (Cras Dom Aquino) e confeccionador de bolsas em tecido (Cras Planalto).

Para as unidades dos bairros CPA e Novo Colorado, as aulas dos cursos de jardineiro e salgadeiro, terão a data do início anunciada em breve. No Albergue Miraglia, que oferecerá capacitação para pintor de obras, as aulas devem começar no dia 03 de fevereiro.  As atividades estão sendo ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma.

Essa é a 2ª edição do programa, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Nesse segundo ano a ação apresenta algumas novidades. O número de vagas em relação ao ano passado mais que dobrou, subindo de 1,2 mil para três mil vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade social.

Outra inovação é a inclusão da população imigrante (venezuelanos, haitianos, entre outros) e da população em situação de rua no grupo prioritário. Para participar é preciso possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

As aulas são ministradas pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.

Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda no dia 18 de novembro. Agora, serão capacitadas cerca de 400 pessoas, com término previsto para o dia 17 de março desse ano.

“Essa edição está mais completa com o acesso aos cursos voltados também aquelas pessoas que deixaram seus países, por diversas razões, atrás de oportunidade e não podemos fechar os olhos para essa realidade. A marca da nossa gestão é de cuidar das pessoas, pensar nelas e essa edição do Qualifica traduz isso muito bem”, elencou a primeira-dama, Márcia Pinheiro. 

Fonte: AMM
Comentários Facebook

Cidades

Prefeitura de Nova Monte Verde inaugura Centro Municipal de Educação Infantil

Avatar

Publicado

A prefeitura de Nova Monte Verde inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil ‘Reino Encantado’ na última segunda-feira, na avenida Virgílio Pereira Nascimento.  

Conforme a prefeita Beatriz de Fátima Sueck Lemes,   a obra estava paralisada há alguns anos, mas foi retomada nesta gestão.  Segundo ela, foi necessário desembolsar mais de R$ 200 mil de recursos próprios da prefeitura para concluir a obra da creche.

O município de Nova Monte Verde, localizado na região Norte do Estado, tem entre as prioridades a  Educação, a Saúde e a infraestrutura. A prefeita explica  que vem lutando para garantir a melhoria  da qualidade de vida da população.

Em relação ao Centro de Educação Infantil, foi assinado em 2011 um convênio entre a prefeitura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, visando a construção da escola, com parte de recursos do Ministério da Educação.

Durante a inauguração da obra, a prefeita agradeceu a colaboração de todos que de alguma forma participaram para concretizar o trabalho.  “O Senhor Jesus nos deu a oportunidade de reiniciar essa obra. Inauguramos esta sede que atenderá os nossos pequenos de seis  meses a 3 anos de idade. Estamos felizes por mais essa conquista para o nosso município”, disse a prefeita.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeitura participa de vistoria nas obras de Parque Municipal em Terra Nova do Norte

Avatar

Publicado

As obras do Parque Municipal Vale do Esperança já estão praticamente na fase final. A inauguração oficial deve acontecer no aniversário da cidade. Com objetivo de ajustar os últimos detalhes da obra para avaliar o andamento dos trabalhos nesta reta final, a equipe realizou uma vistoria geral no canteiro de obras.

Logo na entrada a equipe conferiu todas as benfeitorias que constam no projeto de execução das ações. A visita técnica foi acompanhada pelo representante da Sinop Energia, Marcelo Saúde, Igor Fernandes, engenheiro da construtora Canindé Express, o Prefeito Valter Kuhn, junto com o presidente da Câmara Vereador Edvaldo Gomes, o secretário de administração Rafael Barros e a engenheira da Prefeitura Hannye Rizzieri.

Em todos os locais visitados pela comitiva a satisfação em ver uma obra desta envergadura e que será um cartão postal para a cidade. A equipe de engenharia fez alguns apontamentos em pequenos detalhes que serão implementados nos próximos dias antes da conclusão dos trabalhos.

A comitiva também visitou o centro de eventos, construído dentro dos padrões de segurança, moderno e com todos os recursos de acessibilidade. Banheiros grandes, salão de eventos com capacidade para mais de 2300 pessoas.

Para o representante da empresa Sinop Energia, a parceria com a prefeitura e rapidez com que a obra foi concluída foram fatores importantes.

A empresa Canindé Express realizou todo o trabalho com dedicação, qualidade e compromisso com o município. Na reta final de conclusão da obra a certeza de que Terra Nova do Norte conta com um novo ponto de visitação e preservação ambiental.

Os recursos de mais de R$ 2 milhões foram destinados pela empresa Sinop Energia, mas a Prefeitura ficou responsável por algumas ações durante a realização dos trabalhos. Para o prefeito Valter Kuhn, que priorizou as obras do parque nestes últimos meses, a satisfação em ver mais uma grande conquista.

E o projeto não para por aí. A equipe técnica do município, juntamente com a assessoria parlamentar do Senador Welington Fagundes já estão trabalhando fortemente para viabilizar novos recursos de compensação ambiental, desta vez junto Governo Federal.

Dias atrás o Prefeito esteve em Brasília e com a equipe do Senador fez importantes articulações para captação de recursos.

No início de março a equipe técnica do município, junto com o Prefeito Valter, têm uma agenda em Brasília com o ministro do meio ambiente e a equipe do senador em torno da política das unidades de conservação urbana no Brasil. O senador Welington lidera um debate no congresso para propor uma mudança na legislação das unidades de conservação a partir da experiência de sucesso em Terra Nova do Norte.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana