conecte-se conosco


Mulher

6 exageros para evitar nos cuidados da pele e do cabelo

Avatar

Publicado

source

Women's Health

Você já deve ter ouvido que “tudo em excesso faz mal” e realmente existem muitos momentos na vida em que “um é bom e dois é demais”. Nos cuidados com a pele e o cabelo isso também se torna uma regra.

Leia também: 4 erros na rotina de cuidados que podem deixar a sua pele oleosa

mulher se olhando no espelho arrow-options
shutterstock

Alguns cuidados devem ser revistos para não causar complicações à pele e ao cabelo

Às vezes exageramos na dose dos produtos de beleza e acabamos prejudicando ao invés de ajudar. Já viu aquela amiga que por ter a pele muito oleosa acaba passando sabonete facial várias vezes por dia? Ou quando você acaba fazendo máscara capilar todos os dias porque quer deixar o cabelo mais macio.

Pois é, exagerar no autocuidado pode ser um erro dos grandes! Para não sobrecarregar a pele e os cabelos, fique atento aos 6 exageros nos cuidados da pele e cabelos, que fazem mais mal do que bem à beleza:

1. Aplicar muita máscara capilar nos fios

mulher aplicando máscara capilar arrow-options
shutterstock

A máscara capilar em excesso pode deixar o cabelo pesado e sem brilho

Embora esse produto faça parte da rotina de cuidados com o cabelo para mantê-lo saudável, é preciso tomar cuidado na hora de usar, pois, em exagero, o resultado pode não ser o esperado. “O uso frequente e em excesso de máscaras capilares, por exemplo, pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho”, explica o Dr. Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo o especialista, isso acontece por que as máscaras capilares são soluções concentradas para que possam atuar profunda e rapidamente. Por isso que, se utilizadas com muita frequência, o produto pode acabar se acumulando nos fios, que se tornam rígidos, opacos e quebradiços”.

  • Qual deve ser a frequência e como aplicar

“Cabelos mais grossos, por exemplo, devem receber o tratamento com máscara capilar apenas uma vez por semana. Já os cabelos mais finos devem utilizar o produto a cada duas semanas”, explica. As máscaras capilares devem ser aplicadas apenas da metade dos fios até as pontas, pois é a região mais seca do cabelo, sempre evitando as raízes. O excesso do produto na raiz pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo, levando a problemas como a dermatite seborreica.

Leia também: Ruivo é tendência do verão; inspire-se nas famosas e veja dicas para adotar

2. Lavar em excesso – famoso overwashing

lavar o rosto arrow-options
shutterstock

Lavar demais o rosto pode alterar a barreira de proteção da pele

Muitas pessoas, principalmente com pele oleosa, abusam da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso, segundo a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

  • O que acontece se lavar demais?

O excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerar tanto ressecamento quanto o aumento da produção de oleosidade. Além de poder causar uma dermatite de contato, explica a profissional.

  • Aumenta a oleosidade?

Sim. “O excesso de lavagem altera a produção natural de oleosidade da pele, tornando a barreira de proteção alterada e deixando a pele mais suscetível ao ressecamento. Uma pele suscetível ao ressecamento vai, em contrapartida, ter uma produção maior de oleosidade, como uma reação do organismo para compensar – que é entendido como uma agressão. Se essa oleosidade passar do ponto, a pele sai de ressecada para extremamente oleosa”, completa a médica.

3. Esfoliar demais

mulher esfoliando o rosto arrow-options
shutterstock

A frequência da esfoliação depende das necessidades da pele

A frequência com que se deve esfoliar o rosto é um fator que depende de cada tipo de pele, da estação do ano e dos procedimentos e tratamentos que estão sendo utilizados naquele momento. “E os intervalos precisam ser respeitados para que não irrite a pele, nem cause o efeito rebote, ou seja, o efeito contrário do esperado, estimulando a oleosidade, levando a abertura de poros”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Em peles secas, o tecido pode ficar avermelhado ou sensível, se houver o uso excessivo do esfoliante, pois ocorre a retirada do manto lipídico natural de proteção e defesa do tecido”, complementa.

  • Como devem ser aplicados

A médica explica ainda que os esfoliantes faciais devem ser aplicados com massagens suaves na pele preferencialmente à noite, após a limpeza. De modo geral, não devem conter substâncias abrasivas em excesso, que arranhem a pele e que estejam em alta concentração. Estas substâncias podem provocar microfissuras, ou feridas que desequilibrem a integridade da barreira cutânea e facilitem a proliferação de micro-organismos. Isso tudo pode levar a perda da homeostase, levando a processos de dermatites e eczemas.

  • Para não ter mais erro

Peles mais secas, sempre com orientação do dermatologista, devem ser esfoliadas de uma a duas vezes por semana. Preferência para formulações com grânulos finos, de origem natural, associados a substâncias calmantes e hidratantes.

Peles levemente acneicas e oleosas podem ser esfoliadas até três vezes por semana. Logo após a esfoliação, é importante utilizar uma loção tônica adstringente com efeito anti-inflamatório e complementar com hidratantes aquosos e serosos.

4. Usar muitos produtos em sequência

mulher passando creme no rosto arrow-options
shutterstock

Passar muitos produtos ao mesmo tempo pode resultar na perda de eficiência dos componentes de cada um

Usar um creme em cima do outro não vai fazer milagres na sua pele. “Com relação aos cremes de tratamento, o anti-idade, o hidratante e o fotoprotetor estão entre os produtos realmente necessários para sua pele facial. Rotinas de beleza que incluem muitos produtos podem causar grandes problemas, como a dificuldade de penetração de um ingrediente e o fechamento dos poros”, explica o Dr. Jardis.

Além disso, ao usar muitos produtos de maneira aleatória, há uma grande chance de cair em um erro de incompatibilidade química. Isso pode trazer problemas de pele como dermatite e ressecamento e também anular ou reduzir o efeito do cosmético.

“Quando você faz um tratamento orientado por dermatologista, a ação anti-idade pode ser adicionada ao hidratante no mesmo produto, e o médico ficará atento aos ativos”, afirma Lucas afirma o farmacêutico Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma.

5. Ingerir demais alimentos considerados saudáveis

ovo arrow-options
shutterstock

Presente no ovo, a vitamina A em excesso pode causar queda de cabelo, por exemplo

Muitos nutrientes exercem papel fundamental na saúde e beleza da pele. No entanto, quando passamos do limite de uma alimentação balanceada e abusamos da quantidade até mesmo dos “superfoods”, podemos fazer um mal danado à pele. “A ingestão demasiada da vitamina A pode causar perda de cabelo e dos cílios, além de ressecar a pele”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal para citar um exemplo. Fígado, ovos, agrião, cenoura, mamão, tomate e abóbora estão entre os alimentos com maior quantidade de vitamina A, que também está presente em muitos polivitamínicos (então tome cuidado ao comprar).

Alimentos ricos em fibras são essenciais para a boa saúde da pele, no entanto especialmente quando consumidos em excesso também podem trazer problemas. Já que podem levar à prisão de ventre e desidratação. O próprio suplemento do soro do leite whey protein, o queridinho dos amantes da musculação, pode fazer mal, principalmente para pacientes com tendência à acne, por estimular a produção de oleosidade.

Leia também: Famosas usam acessórios na praia; veja 5 ideias que são tendências

6. Lixar os pés

lixando os pés arrow-options
shutterstock

A lixa é muito agressiva para a pele dos pés

A esfoliação dos pés deve ser feita, mas sempre deve ser evitado o uso da lixa. “Quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o efeito rebote produzido pela pele. Num primeiro momento, nós podemos perder a capacidade natural de autoproteção, tirando o estrato córneo, não só o excessivo, mas o natural que protege os pés”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal. 

Ao fazermos isso, abrimos a porta de entrada para fungos e bactérias. Além disso, podemos aumentar a sensibilidade dessa pele, no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contato, por andar descalços ou pelo uso de sapatos que nem sempre são feitos de materiais naturais.

  • Como esfoliar

Deve-se usar esfoliantes à base de cremes ou esfoliantes com microesfera em óleos. “Podemos usar sal grosso, numa emulsão com óleos naturais, ou mistura de açúcar com mel para fazer a esfoliação”, diz a profissional.

A esfoliação deve ser realizada em movimentos circulares e na região do dorso e planta dos pés. Logo depois deve ser feito o uso de um bom creme hidratante à base de lanolina, vaselina, nutriomega 3, 6, 7 e 9, manteiga de karité, Vitamina E, Pro Vitamina B5 e a ureia, segundo a especialista.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook

Mulher

Mulher compra vestido de noiva online, mas se decepciona ao abrir encomenda

Avatar

Publicado

source

Se você já comprou algo online sabe como é decepcionante quando o produto é diferente do anúncio. Em alguns casos, até dá para fazer piada e rir da situação. Porém, quando se trata de um vestido de noiva, pode ser mais difícil levar na brincadeira.

Leia também: Jovem gasta R$ 360 comprando vestido online, mas peça é “inapropriada”

mulher com vestido de noiva arrow-options
Reprodução/Facebook

Ela comprou o vestido de noiva em uma loja online, mas a encomenda foi bem diferente do anúncio

Este é o caso de uma jovem norte-americana que comprou o seu vestido de noiva em uma loja online da China, mas, quando a encomenda chegou, percebeu que a peça não era nem um pouco parecida com aquela anunciada.

Como a imagem acima revela, o anúncio indica um vestido branco com uma saia volumosa. Já a encomenda que chegou à noiva, trata-se de um vestido com o corpo de renda, bojos marcados e uma saia com quase nada de volume.

Leia também: Mulher relata drama ao comprar roupa online; veja 4 dicas para evitar problemas

No Facebook, um amigo da mulher compartilhou a foto na tentativa de fazê-la rir. Afinal, o que fazer diante da situação além disso?

“Estou compartilhando a foto com a permissão dessa linda garota. Na esquerda é o que ela pediu. Ela encontrou um vestido novo e tudo acabou bem, mas que compra online desastrosa!”, escreve.

Nos comentários, muitas pessoas falaram que ela errou ao optar por esse método de compra.

Leia também: Noiva deixa vestido de lado e vai de calcinha para o casamento

“Encomendar um vestido de noiva pela internet não é algo sensato a se fazer. Se for super barato, provavelmente não ficará bom”, disse uma pessoa.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Da cozinha ao jardim: veja o que vai bombar na decoração em 2020

Avatar

Publicado

source

Termina nesta segunda-feira (17) a ABUP Home e Gift 2020, a maior feira de decoração e artigos para casa da América Latina. O evento dita as tendências do segmento no primeiro semestre do ano e estivemos por lá para trazer as novidades.

Leia também:Quer mudar a decoração? 10 coisas para não copiar de jeito nenhum

Entre artigos para jardim, cozinha, sala e limpeza em geral, as tendências da ABUP Home e Gift devem chegar ao mercado em breve e figurar nas casas e apartamentos pelo Brasil. Confira oito das principais tendências de decoração analisadas pela reportagem.

Itens em cores terracota e furta-cor

utensílios arrow-options
Flavia Matos/ IG

Utensílios e panelas das cores terracota e furta-cor

Na cozinha o que irá dominar a decoração são os itens terracota e furta-cor (cor cambiante que se altera de acordo com a luz que recebe). A tonalidade que imita barro antigo está presente em variados modelos de panela. A Multiflon lançou uma linha inteira da cor terracota com revestimento antiaderente por fora e por dentro.

A tonalidade furta-cor também ganhou um kit completo de panelas, frigideiras e canecos – linha Aura. Para quem quer todos os itens na mesma tonalidade, vale adquirir os talheres da Oxford que estão na mesma cor.

Tábuas para servir

tábuas arrow-options
Flavia Matos/ IG

As tábuas para servir estão em alta na decoração

O segmento de mesa posta ganhou alguns destaques na feira da ABUP Home e Gift 2020. Entre eles, as tábuas para servir, itens que foram criados e desenhados exatamente para o serviço de clientes em restaurantes ou para decorar uma mesa em casa.

Os responsáveis pela Woodland, não indicam que carnes ou legumes sejam cortados nesses itens, já que a decoração pode ser afetada.

Saco para lixo biodegradável

saco arrow-options
Flavia Matos/ IG

O saco para lixo biodegradável da EsfreBom se desintegra em três anos

A preocupação com o meio ambiente foi um dos temas mais abordados por empresas durante a feira. Uma delas, a Bettanin, que criou um saco para lixo biodegradável que se desintegra em três anos – normalmente as sacolas plásticas para lixo demoram até 400 anos para se decompor.

A novidade foi testada e aprovada pela ABNT, tem fundo reforçado e será vendida com capacidade para 15L. Importante: esse saco para lixo, quando aberto, precisa ser inteiramente consumido em três anos, após esse período o produto não terá a mesma eficiência.

Esculturas vivas

escultura viva arrow-options
Flavia Matos/ IG

As esculturas vivas estão em alta na decoração de jardim

Na parte de jardim, as “ esculturas vivas ” estão em alta. Se você é fã de BBB, deve ter percebido que alguns ‘bichinhos verdes’ apareceram no gramado da casa mais vigiada do Brasil durante a prova do líder do último dia 13.

Essas mesmas esculturas feitas com grama sintética devem ser a nova tendência de decoração de jardim. A empresa Raízes Arranjos, da designer Pupy Zogaib, estava na feira para mostrar suas esculturas que fizeram muitos apreciadores pararem para fotos. Segundo a responsável pelas obras, é indicado que as artes sejam instaladas em locais cobertos, pois a chuva e o sol podem danificar o material.

Poltronas de crochê

cadeiras arrow-options
Flavia Matos/ IG

Poltronas de tricô e crochê

Poltronas e pufes de crochê/tricô estavam espalhadas pelos estandes de decoração. Uma das expositoras, a designer Regina Misk, produz à mão todas as poltronas e almofadas misturando técnicas antigas e modernas da moda.

Segundo Regina, suas peças são versáteis e combinam com qualquer tipo de decoração. “Cabe em qualquer ambiente, até em locais mais minimalistas. Se você coloca uma dessas poltronas, dá destaque e chama atenção na decoração”, conta.

Decoração em feltro

feltro arrow-options
Flavia Matos/ IG

A decoração de feltro pode ser reutilizada

A Feltros Santa Fé montou uma linha de produtos 100% feita a partir de garrafas PET recicladas. Nos itens estão cestinhas para cachorros e gatos, porta óculos, porta-canelas e até jogo americano. Além de ser fabricado com objetos recicláveis, os itens de feltro também são versáteis e podem ser utilizados de diversas maneiras. As mesmas cestinhas podem virar vasos de planta ou usadas como adulto.

Kits para famílias pequenas

porcelana arrow-options
Flavia Matos/ IG

A Porcelana Schmidt lançou um kit para famílias pequenas

Empresas mais tradicionais como a Porcelana Schmidt tem adaptado suas linhas de produtos para famílias pequenas e pessoas que moram sozinhas com aparelhos de jantar de 16 peças (quatro pratos rasos, quatro pratos de sobremesa, quatro canecas e quatro bowls).

Geralmente esses kits têm de 18 até 42 peças e são vendidas para famílias maiores. A marca ainda investiu na decoração de porcelanas com temas inspirados no Brasil.

Kit de panelas inspirado em Friends

panela arrow-options
Flavia Matos/ IG

A Tramontina criou linha inspirada em Friends para o público mais jovem

Para conquistar o público jovem, a Tramontina montou uma linha inspirada na famosa série norte-americana Friends. As panelas, frigideiras e formas têm inscrições e cores que prometem conquistar os mais jovens.

Leia também: Aprenda a limpar o inox manchado e deixe sua cozinha brilhando

Gostou das tendências de decoração mostradas na ABUP Home e Gift ? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana