conecte-se conosco


Tecnologia

Robô com inteligência emocional vai ajudar astronautas

Avatar

Publicado

source

Olhar Digital

inteligência arrow-options
Reprodução/Nasa

Astronautas terão a ajuda de um robô


O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da  Nasa  e a empresa australiana Akin estão trabalhando no desenvolvimento de uma  IA  com “ inteligência emocional ”, capaz de ajustar suas ações e respostas de acordo com o estado psicológico dos astronautas a bordo de uma espaçonave.

Astronautas tem que estar rigorosamente “em forma”, tanto fisicamente quanto psicologicamente, mas o confinamento por longos períodos em uma espaçonave e a rotina estressante, onde tudo é cronometrado até o último segundo, podem cobrar seu preço.

Leia também: Inteligência artificial do Airbnb vasculha redes sociais de hóspedes; entenda

A bordo da ISS eles falam constantemente com psicólogos da Nasa na Terra, mas em uma missão de longo prazo para Marte ou outro destino isso pode não ser possível, devido ao atraso nas comunicações. A ideia é que a  IA  seja capaz de antecipar as necessidades de um astronauta, e até mesmo intervir se perceber que sua saúde mental está em risco.

A Akin está usando o projeto Open Source Rover para dar um “corpo” à sua  inteligência artificial . O pequeno robô foi chamado de “Henry, the Helper” (Henry, o ajudante) e já circula pelos corredores do JPL interagindo com funcionários e visitantes.

Leia também: Robô aprende a cozinhar e servir cachorro-quente; assista ao vídeo

Ainda neste ano a empresa espera colocar em operação mais dois robôs: “Eva, the Explorer” (Eva, a exploradora) será uma versão mais avançada de Henry, equipada com sensores capazes de detectar mais nuances na fala e expressões faciais. O outro será “Anna, the Assistant” (Anna, a assistente) e será configurado como um “assistente de laboratório” para auxiliar funcionários do JPL em seu dia-a-dia.

O objetivo final é desenvolver uma  IA  apelidada de “Fiona, the Future” (Fiona, o Futuro), que poderia ser usada na Gateway, estação espacial da Nasa que será colocada em órbita da Lua como parte do programa Artemis.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook

Tecnologia

Bolsonaro confirma viagem aos EUA para tentar trazer Tesla para o Brasil

Avatar

Publicado

source

Olhar Digital

Nesta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai aos Estados Unidos para tentar atrair a atenção da Tesla , famosa fabricante de carros elétricos , para abrir uma fábrica no Brasil. A postagem, realizada em sua conta do Twitter, já recebeu mais de 30 mil curtidas.

TikTok promove ações especiais no período do carnaval

No tuíte, Bolsonaro  diz: “Em março estarei nos Estados Unidos . Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil “. Junto com a declaração, o presidente anexou a manchete de uma matéria que aponta para possibilidade de abertura da fábrica.

Tesla arrow-options
Divulgação

Tesla


Como noticiado pelo Olhar Digital na quinta-feira (20), o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro , participou de uma videoconferência envolvendo Marcos Pontes , ministro de Ciência e Tecnologia , e William Popp , ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, para discutir o assunto. 

De acordo com a agenda oficial do ministro da Ciência e tecnologia , na semana passada ele se reuniu com Claiton Pacheco Galdino , diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma , e com o deputado Daniel Freitas para criar um planejamento com o objetivo de contatar diretamente os representantes da Tesla para tratar da questão da chegada da empresa ao Brasil .

No Carnaval, Google Maps mostra blocos de rua e vias interditadas

Resta saber se, mesmo com as altas cargas tributárias brasileiras, a empresa terá interesse em se instalar por aqui. Por conta dos impostos, pode ser que os carros elétricos da companhia de Elon Musk não tenham tanto apelo com o público.

Para se ter uma ideia, o veículo mais básico vendido por Musk , o Tesla Model 3 , é disponibilizado nos EUA  por US$ 38.990. Esse valor, se convertido diretamente, sem contar as tributações, é de pouco mais de R$ 170 mil.

De qualquer forma, resta esperar para saber como as negociações seguirão. Se as discussões forem favoráveis, poderemos começar a sonhar com os produtos da marca que podem chegar por aqui.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

No Carnaval, Google Maps mostra blocos de rua e vias interditadas

Avatar

Publicado

source
Google Maps arrow-options
Unsplash/henry perks

Google Maps lança novidades para o Carnaval


O Google anunciou uma série de recursos no Maps para facilitar a vida dos usuários neste Carnaval . Durante os dias de festa, vai dar para saber quais vias estão interditadas, além de consultar os blocos de rua. As novidades valem tanto para o aplicativo para Android como para iOS. 

Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, será possível ter informações sobre mais de três mil blocos de rua , número superior que o trazido no último Carnaval pelo Google Maps

Leia também: Google Maps completa 15 anos de cara nova e em busca de maior impacto social

Nas duas capitais e em Belo Horizonte, também vai dar para ver quais vias estão interditadas. Além disso, o aplicativo vai mostrar possíveis modificações em itinerários dos ônibus.

Novidades na Google Assistente

Além do Maps , o Google trouxe novidades carnavalescas também para a Assistente , visando ajudar em situações de violência contra a mulher . Falando “Ok, Google, como reportar assédio sexual”, a usuária terá acesso aos contatos da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher.

Em parceria com a ONG Think Olga , a Google  Assistente também irá direcionar a vítima para uma página com mais informações sobre a denúncia de assédio sexual.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana