conecte-se conosco


Nacional

Cumbica: Suspeito de roubo milionário de ouro em aeroporto é preso em pastelaria

Avatar

Publicado

source
pessoas roubando arrow-options
Polícia Civil / Divulgação

Quadrilha roubou ouro de dentro de aeroporto

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na noite de sexta-feira mais um suspeito de ter participado do roubo de 718 quilos de ouro no Aeroporto Internacional de Cumbica , em Guarulhos (SP), no ano passado. André Cesário Gomes, de 40 anos, foi preso em uma pastelaria na cidade de Itanhaém, litoral sul do estado. As informações são da TV Globo.

Ele é o segundo suspeito da quadrilha detido. No último dia 11, foi preso Francisco Teotônio da Silva Pasqualini, mais conhecido como “Véio”, apontado como mentor do crime. O assalto contou com carros clonados da Polícia Federal e da Aeronáutica para ter acesso ao hangar da transportadora de valores. Na fuga, a quadrilha utilizou uma ambulância.

Leia também: Relembre os roubos milionários em aeroportos que aconteceram em 2019

Gomes teve a prisão temporária decretada por 30 dias. Os policiais chegaram até ele após troca de informações com a polícia de Santa Catarina, que também monitorava o criminoso por um assalto ocorrido em março passado no aeroporto em Blumenau. Ele foi flagrado por câmeras de segurança de um mercado em Itanhaém e estava vivendo em um condomínio residencial na cidade.

No dia 13 de agosto do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou denúncia contra os suspeitos identificados durante a investigação. A quadrilha responde por roubo qualificado, por organização criminosa armada e adulteração de sinal identificador de veículos automotores.

Além dos 718 quilos de ouro, os ladrões também roubaram 15 quilos de esmeraldas, relógios e correntes da marca Louis Vitton e outros 51 quilos de ouro de outra transportadora. O assalto ocorreu em apenas dois minutos e meio e sem o disparo de um tiro sequer. A polícia investiga se o ouro foi contrabandeado para a China.

Leia também: Aeroporto de Guarulhos tem “cachoeira” em terminal após fortes chuvas; assista

A facilidade com que os criminosos invadiram o aeroporto, entrando inclusive em áreas restritas, levou à discussão para adoção de regras mais rígidas de segurança, tanto por parte da Polícia Federal quanto pela operadora do aeroporto, a GRU Airport. Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que entrou em vigor em novembro passado, estabeleceu controle mais efetivo, com biometria de agentes públicos em áreas restritas, como a do raio-x. Mas não houve adoção de novas medidas para o setor de cargas.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook

Nacional

Quer trocar seu nome? Confira em quais casos é possível fazer a mudança

Avatar

Publicado

source
novo modelo RG arrow-options
IIRGD

Novo modelo de RG começa a ser emitido no Estado de São Paulo

Em diversos países do mundo é possível alterar seu nome. No Brasil , a mudança de prenome está prevista em lei. Entretanto, a alteração só é permitida em algumas situações específicas nas quais a pessoa é exposta. Confira algumas delas:

Leia também: Rio-Santos fica interditada após barragem ceder em São Sebastião

Erro de grafia

Um dos motivos que permite a alteração de nome é a correção de erros de grafia no nome da pessoa. A alteração poderá ser feita no próprio cartório no qual o cidadão foi registrado através de uma petição assinada pelo cidadão. Um dos exemplos é Washington, que, por ser um nome estrangeiro, tem a grafia complicada e pode ser escrita de maneira errada.

Adoção

Em casos de adoção, o adotado poderá assumir o sobrenome de quem o adotou. Além disso, caso o adotado seja menor de idade, os responsáveis poderão solicitar a alteração do prenome do sujeito.

Vítimas e testemunhas de crime

O Programa Nacional de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas diz que pessoas que foram vítimas de crimes ou testemunharam contra acusados possam ter seus nomes alterados para garantir sua segurança pessoal. As alterações podem se estender à filhos, progenitores, familiares e dependentes com quem a vítima/testemunha mantenha contato frequente.

Leia também:Usando tornozeleira eletrônica, Pezão diz que vive com a aposentadoria da esposa

A lei diz ainda que, caso a ameaça seja cessada, as pessoas poderão voltar a utilizar seu nome original.

Homonímia

Em casos de homonímia – quando duas pessoas possuem os mesmos nomes – o interessado deverá solicitar a alteração de sobrenome. Com isso, são evitados problemas financeiros e possíveis aplicações de golpes.

Exposição ao ridículo

Nomes que possam expor a pessoa à situações vexatórias também podem ser alterados. A regra vale para casos de combinações de nome e sobrenome , como Isadora Pinto; nomes regionais, como Raimunda; e para adaptações de nomes estrangeiros, como Sergey. Outros casos, como nomes oriundos da junção de outros prenomes, também podem ser alterados.

Leia também: Acidente entre ônibus e moto deixa um morto no Elevado do Joá 

Inserção de apelidos

A inserção de apelidos notórios – conhecidos por grande parte da sociedade – também é prevista em lei. Um dos exemplos mais conhecidos é o do ex-presidente Lula , que adicionou o apelido ao seu nome original (Luiz Inácio da Silva). A cantora e apresentadora Xuxa é um outro exemplo.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Ônibus de turismo perde o controle, sai da estrada e bate na BR-040

Avatar

Publicado

source
colisão ônibus arrow-options
Divulgação/Corpo de Bombeiros

Motorista do ônibus alega ter sido fechado por caminhão

Leia também: Em sábado de Carnaval, carro pega fogo após acidente e interdita pista; assista

Turistas que vinham de Minas Gerais com destino ao Rio de Janeiro passaram por um susto na madrugada deste domingo (23). O ônibus de turismo em que estavam perdeu o controle na altura km 78, bairro Duarte da Silveira, e colidiu contra a mureta de proteção da pista.

O acidente foi registrado às 4h30 e mobilizou equipes da Concer, a concessionária que administra a rodovia, e do Corpo de Bombeiros. Segundo informações, as 46 pessoas que estavam no ônibus no momento do acidente estavam dormindo e se assustaram com a batida. 

De acordo com o depoimento do motorista, ainda no local, um caminhão teria fechado o ônibus fazendo com que ele perdesse a direção e provocado o acidente. Informações da concessionária afirmam que apenas uma pessoa precisou de atendimento médico, sendo liberada em seguida. Não houve retenção no trânsito no local.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana