conecte-se conosco


Carros

Avaliação: Chevrolet Onix Plus substitui Prisma para atacar VW Virtus e cia.

Avatar

Publicado

source

Motor Show

Novo Chevrolet Onix Plus arrow-options
Divulgação

Com pouco tempo de mercado, o novo Chevrolet Onix Plus já mostra fôlego nas vendas

Esqueça o Chevrolet Prisma: do sedã popular derivado inicialmente do Celta só restou a gravatinha do fabricante. Ele dá lugar ao Chevrolet Onix Plus, que estreia em nosso mercado para redefinir seu segmento, com atributos suficientes para fazer inveja em modelos como Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e, claro, também no recém-lançado Hyundai HB20S. Tem preço competitivo, ótimo pacote de equipamentos e dirigibilidade muito bem acertada.

LEIA MAIS: Rodamos mais de 1.300 km a bordo do Chevrolet Onix Premier; veja as impressões

O Chevrolet Onix Plus custa de R$ 58.790 a R$ 77.780. Desde a versão de entrada, vem com seis airbags (frontais, laterais e cortinas), controle de estabilidade, alerta de uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, e assistente de partida em rampas. Assim sendo, ganhou cinco estrelas na proteção de adultos e crianças nos testes de colisão do Latin NCAP – o Virtus tem o mesmo resultado; o Cronos, apenas três para adultos e quatro para crianças.

Desenvolvido globalmente, o Chevrolet Onix Plus apareceu primeiro no mercado chinês. É feito sobre nova plataforma, com 17% a mais de aços de alta resistência. A arquitetura cooperou na diminuição de 15 kg no peso do sistema de propulsão e outros 6 kg nas suspensões. A versão avaliada Premier (R$ 77.780) pesa 1.117 kg, ante 1.192 kg do VW Virtus Highline e 1.271 kg do Fiat Cronos HGT, todos nas configurações de topo de linha.

Comparado ao seu antecessor Prisma, o Onix Plus é 19,4 cm maior no comprimento (4,474 m) e cresceu 7,2 cm no entre-eixos (2,600 m). Assim, tem quase o mesmo porte do Cobalt, modelo que continua à venda, mas deve sair de linha em breve. A amplitude interna é ótima, mas o porta-malas acabou sendo reduzido de 500 litros para 469 litros – ainda uma boa capacidade, porém menor que a oferecida pelos rivais diretos Fiat Cronos (525 litros) e VW Virtus (521 litros).

A beleza do design do Chevrolet Onix Plus aparece na silhueta com proporções muito bem definidas (e a carroceria antiga segue à venda no Prisma Joy, que parte de R$ 49.990). No interior, o Onix Plus recebe os ocupantes com um interior bem construído, que transmite refinamento com a montagem cuidadosa, apesar dos materiais não serem nobres. A cabine pode ser cinza e preta ou ter detalhes caramelo. O painel tem acabamentos texturizados, formas geométricas nas laterais das portas, três entradas USB, carregamento de smartphones por indução e acendimento automático dos faróis.

LEIA MAIS: Renault Logan 1.6 Zen manual tem omelhor custo-benefício da categoria?

O quadro de instrumentos do Chevrolet Onix Plus aposentou o mostrador digital “de moto”, e, agora, tem velocímetro e conta-giros analógicos (a única tela é a TFT, que fica dedicada ao computador de bordo). Já o sistema multimídia MyLink de nova geração teve resolução, gráficos e respostas aos comandos aprimorados, e, assim como no Cruze, o Onix Plus recebeu a conectividade nível 4 com wi-fi nativo. A tecnologia é oferecida em parceria com a operadora Claro e permite conectar sete aparelhos ao mesmo tempo, além de receber atualizações Over The Air (OTA) para o MyLink.

Nova mecânica

Sob o capô do Chevrolet Onix Plus fica o novíssimo motor tricilíndrico 1.0 turbo com correia imersa em óleo e virabrequim deslocado (inclinado) para ter menor atrito e deixar a movimentação dos pistões mais eficientes. Segundo a marca, a injeção indireta foi escolhida por causa da má qualidade do nosso combustível.

São 116 cv (gasolina/etanol), com torque de bons 16,8/16,3 kgfm (e/g) disponível logo após a marcha lenta – arrancando sorrisos do motorista. Eficiente em baixas rotações, o Onix deslancha sem nenhum esforço – sua relação peso/potência é de 9,62 kg/cv, contra 9,31 kg/cv do Virtus Highline e 9,14 kg/cv do Fiat Cronos. O câmbio automático trabalha suavemente, e este conjunto mecânico nos possibilitou cravar médias rodoviárias de mais de 16 km/l (a 120 km/h, com três ocupantes a bordo). Quem preferir dirigir esportivamente pode mudar as seis marchas pelo “pouco prático” botão na lateral da alavanca.

Chevrolet Onix Plus arrow-options
Divulgação

Um dos principais atributos do Chevrolet Onix Plus é a conectividade, contando até com conexão Wi-Fi

As suspensões do Chevrolet Onix Plus são voltadas para o conforto, mas há muita carga nos amortecedores e, dependendo do tipo de asfalto, sente-se demais o piso dentro da cabine. Ao menos elas permitem contornar curvas com confiança e estabilidade, mantendo as rodas de 16” com pneus 195/55 R16 grudadas no chão. Os freios de 14” garantem frenagens seguras, com boa progressividade no acionamento do pedal. A direção com assistência elétrica é ajustável em altura e profundidade e bastante leve em baixas velocidades e manobras, mas com peso correto ao trafegar entre 60 e 120 km/h. Nestas situações, o isolamento acústico poderia ser melhor, pois o ruído da rolagem dos pneus invade demasiadamente a cabine.

LEIA MAIS: Hyundai HB20S 1.0 Diamond quer ser astro do k-pop no Brasil

Bom, bonito e competitivo, o Chevrolet Onix Plus tem qualidades de sobra, mas enfrenta uma concorrência difícil. Não terá vida fácil no mercado, mas deve seguir entre os modelos mais vendidos.


Ficha técnica:

Chevrolet Onix Plus Premier

Preço básico: R$ 58.790
Carro avaliado: R$ 77.780
Motores: três cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando variável, turbo
Cilindrada: 999 cm³
Combustível: flex
Potência: 116 cv a 5.500 rpm (g/e)
Torque: 16,3 kgfm (g) e 16,8 kgfm a 2.000 (e)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,474 m (c), 1,730 m (l), 1,470 m (a)
Entre-eixos: 2,600 m
Pneus: 195/55 R16
Porta-malas: 469 litros
Tanque: 44 litros
Peso: 1.117 kg
0-100 km/h: 9s7 (e)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo cidade: 10,9 km/l (g) e 8,6 km/l (e)
Consumo estrada: 15,7 km/l (g) e 10,9 km/l (e)
Emissão de CO²: 97 g/km
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: B* (Médio)

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook

Carros

Aguardado no Brasil, VW Tarek já é produzido na Argentina

Avatar

Publicado

source
VW Tarek arrow-options
Reprodução/Twitter

Executivos posam ao lado da linha do VW Tarek, já em produção na Argentina

O VW Tarek deverá ser uma das principais atrações do enxuto Salão do Automóvel de 2020. Conforme a imagem publicada no Twitter do chefe de marketing e vendas da marca alemã, Jürgen Stackmann, as unidades “pré-série” já estão sendo produzidas no Complexo Industrial de Pacheco, na Argentina. Desde que a Spacefox saiu de linha no início do ano passado, a fábrica argentina se concentrava apenas na produção da picape Amarok. 

LEIA MAIS: VW Nivus é visto camuflado antes da estreia; veja mais

O novo SUV da Volkswagen será lançado no começo de 2021 para bater de frente com o Jeep Compass, sucesso absoluto na categoria dos utilitários médios. Podemos esperar pelo motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque que já equipa T-Cross, Jetta e Tiguan, com o mesmo câmbio automático de seis velocidades. 

A marca alemã deverá realocar o Tiguan, eliminando as versões de cinco lugares para evitar uma eventual canibalização. O SUV médio, vale lembrar, foi o segundo mais vendido de sua categoria no Brasil em 2019, com 13 mil emplacamentos, perdendo apenas para o Compass.

LEIA MAIS: VW revela teaser de novo crossover abaixo do Nivus na Índia

Dessa forma, a linha de utilitários esportivos da Volkswagen contará com quatro modelos no começo de 2021: Nivus, T-Cross, Tarek e Tiguan. O Atlas Cross Sport ainda é aguardado para preencher a lacuna deixada pelo Touareg, fechando a gama de SUVs da Volkswagen.

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

Hyundai Creta de entrada surge com desconto de R$ 6,5 mil

Avatar

Publicado

source
Hyundai Creta arrow-options
Roberto Assunção

Hyundai Creta

A Hyundai preparou condições especiais para o Creta em seu site de ofertas . Partindo originalmente por R$ 80.990 no configurador da marca, o Creta 1.6 manual na versão Attitude aparece por R$ 74.490 com o pagamento à vista. O abatimento é de R$ 6,5 mil.

LEIA MAIS: Prestes a mudar, Chevrolet Tracker tem R$ 11 mil de desconto

O Creta Attitude conta com motor 1.6 de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio manual de seis velocidades. De acordo com a Hyundai, o consumo fica na casa dos 7,6 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol, e 10,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina.

LEIA MAIS: Como anda o Hyundai Creta na versão Prestige? Veja impressões

Seu porta-malas tem generosos 431 litros de capacidade. No pacote de equipamentos, destaque para volante multifuncional, computador de bordo, sistema start-stop e ancoragem Isofix para fixação de cadeirinhas de bebê. Na versão manual, o Creta não conta com controle de estabilidade. 

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana