conecte-se conosco


Nacional

Imprensa internacional repercute crise da água no Rio

Publicado

Nacional

Cedae está com dificuldades em normalizar a situação da água no Rio de Janeiro arrow-options
Divulgação/Cedae

Cedae está com dificuldades em normalizar a situação da água no Rio de Janeiro


A crise no abastecimento da água no Rio de Janeiro — que já atinge 69 bairros da capital e outros seis municípios da Baixada Fluminense — foi destaque em veículos internacionais de imprensa. O jornal inglês ” The Guardian ” aponta que o problema no fornecimento ocorre a poucos dias da realização do Carnaval e durante um verão que já atingiu recordes de temperatura.

A publicação também ressaltou que apesar das declarações da Cedae , atestando que a água pode ser bebida, moradores do Rio reclamam que já adoeceram após o consumo.

Leia também: Cedae promete água limpa na próxima semana

“A companhia pública de água da cidade disse que o gosto estranho foi causado por um composto orgânico chamado geosmina, encontrado naturalmente no solo, e insistiu que a água é segura para beber. Mas os moradores se queixaram de adoecer depois de bebê-la e os ambientalistas culparam a crise nos rios poluídos, a falta de saneamento básico e décadas de má gestão”.

Veja Também  Sem máscara, Bolsonaro joga sinuca em bar no Ceará com apoiadores

Não cumprida

A reportagem recorda ainda que a expensão da rede de saneamento básico no estado foi um promessa de legado olímpico que não saiu do papel.

“Em julho passado, promotores do Rio assinaram um acordo com o Cedae para finalizar as obras de saneamento olímpico que foram congeladas quando o estado declarou uma ‘emergência financeira’ semanas antes do início dos jogos. Alguns projetos foram concluídos, mas grandes obras deverão levar mais quatro anos”, lembra a publicação.

Comentários Facebook

Nacional

Acidente gravíssimo deixa pelo menos um morto e nove feridos em Minas Gerais

Avatar

Publicado


source
carros
CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS GERAIS/DIVULGAÇÃO

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira

Pelo menos uma pessoa morreu e outras nove ficaram gravemente feridas após uma carreta carregada de melancias bater em cinco veículos e pegar fogo na BR-381, na cidade de Nova Aparecida, em Minas Gerais , na manhã desta sexta-feira (18). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a morte foi de um homem que ocupava um dos veículos envolvidos no acidente e não conseguiu sair dele porque estava preso às ferragens. Como a carreta envolvida na colisão incendiou, essa vítima, ainda não identificada, morreu carbonizada.

Pelo menos três helicópteros foram enviados ao local para ajudar no socorro das vítimas. Um dos feridos sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimado pelos bombeiros. As identidades dos feridos não foram divulgadas até o momento.

Veja Também  Ex-marido não aceita que foi trocado por mulher e ameaça namorada da ex

A via está completamente interditada no sentido de Vitória e os motoristas que precisam ir até a cidade devem fazer um desvio de cerca de cem quilômetros. A perícia está no local e não há previsão para que o tráfego seja liberado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Líder indígena João Lira morre da Covid-19 em São Paulo

Avatar

Publicado


source
João Lira
Reprodução/redes sociais

João Lira faleceu aos 42 anos

O líder indígena João Lira, da Aldeia Itapuã, no litoral paulista, faleceu após complicações da Covid-19. Aos 42 anos, João foi um dos pioneiros da educação escolar indígena no estado e era graduado em letras pela Universidade de São Paulo.

A morte do líder gerou reações de lamento nas redes sociais. “João Lira foi um grande líder. Sua luta incansável em prol da causa indígena nos faz lembrar de que somos muito mais plurais do que singulares, muito mais coletivos do que individuais, muito mais ‘nós’ do que ‘eu'”, escreveu a Diretoria de Ensino Regional de Miracatu em nota de falecimento.

João Lira estava hospitalizado desde o dia 1º de setembro no Hospital Regional de Pariquera-Açu, sendo transferido ao hospital São João, em Registro, no dia 3.

Comentários Facebook
Veja Também  Líder indígena João Lira morre da Covid-19 em São Paulo
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana