Tecnologia

Cientistas criam primeiros robôs vivos a partir de células-tronco

Olhar Digital

Xenobots são robôs criados a partir de células-tronco de uma espécie de sapo africano arrow-options
Universidade de Vermont

Pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade Tufts , nos EUA, desenvolveram os primeiros “ robôs ” programáveis construídos com tecido vivo. Batizados de Xenobots , eles são construídos a partir de células-tronco embriônicas de uma espécie de sapo africano e podem trabalhar grupos, caminhar e nadar em um organismo e sobreviver semanas sem comida.

Segundo os pesquisadores, eles são “formas de vida completamente novas, nunca vistas na natureza”, com corpos projetados por um supercomputador. “Eles não são um robô tradicional nem uma espécie conhecida de animal. São uma nova classe de artefato: um organismo vivo e programável”, disse Joshua Bongard, um dos líderes da pesquisa na Universidade de Vermont, em um comunicado à imprensa.

Leia também: Gato robô sem cabeça faz sucesso na CES; veja o vídeo

Os robôs tradicionais “degradam-se com o tempo e podem produzir efeitos colaterais prejudiciais à saúde e ao ecossistema”, disseram os pesquisadores no estudo, publicado na segunda-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. Como máquinas biológicas, os xenobots são mais “amigáveis” ao meio-ambiente e mais seguros para a saúde humana, segundo o estudo.

Os xenobots podem sobreviver em ambientes aquosos sem nutrientes adicionais por dias ou semanas – tornando-os adequados para a administração interna de medicamentos. Também podem se “consertar” quando danificados. Mas uma coisa que não podem fazer, por decisão dos cientistas, é se reproduzir. Eles se alimentam de lipídios e depósitos de proteína em suas células, e podem viver cerca de uma semana sem alimentos extras, ou mais tempo em um ambiente rico em nutrientes.

Utilidade

Os robôs poderiam potencialmente ser usados para uma série de tarefas, como limpar resíduos radioativos, coletar microplásticos nos oceanos, transportar remédios para dentro de corpos humanos ou até mesmo viajar para nossas artérias para remover placas de gordura. Além disso, também podem nos ajudar a compreender melhor os mecanismos da biologia celular.

“Se pudéssemos criar uma forma biológica em 3D sob demanda, poderíamos reparar defeitos de nascimento, reprogramar tumores em tecidos normais, regenerá-los após lesões traumáticas ou doenças degenerativas e derrotar o envelhecimento”, disseram os pesquisadores. Esta pesquisa pode ter “um enorme impacto em áreas da medicina regenerativa como construção de partes do corpo e indução da regeneração”.

Fonte: CNN

Bolsonaro confirma viagem aos EUA para tentar trazer Tesla para o Brasil

Olhar Digital

Nesta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai aos Estados Unidos para tentar atrair a atenção da Tesla , famosa fabricante de carros elétricos , para abrir uma fábrica no Brasil. A postagem, realizada em sua conta do Twitter, já recebeu mais de 30 mil curtidas.

TikTok promove ações especiais no período do carnaval

No tuíte, Bolsonaro  diz: “Em março estarei nos Estados Unidos . Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil “. Junto com a declaração, o presidente anexou a manchete de uma matéria que aponta para possibilidade de abertura da fábrica.

Tesla arrow-options
Divulgação

Tesla

Como noticiado pelo Olhar Digital na quinta-feira (20), o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro , participou de uma videoconferência envolvendo Marcos Pontes , ministro de Ciência e Tecnologia , e William Popp , ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, para discutir o assunto.

De acordo com a agenda oficial do ministro da Ciência e tecnologia , na semana passada ele se reuniu com Claiton Pacheco Galdino , diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma , e com o deputado Daniel Freitas para criar um planejamento com o objetivo de contatar diretamente os representantes da Tesla para tratar da questão da chegada da empresa ao Brasil .

No Carnaval, Google Maps mostra blocos de rua e vias interditadas

Resta saber se, mesmo com as altas cargas tributárias brasileiras, a empresa terá interesse em se instalar por aqui. Por conta dos impostos, pode ser que os carros elétricos da companhia de Elon Musk não tenham tanto apelo com o público.

Para se ter uma ideia, o veículo mais básico vendido por Musk , o Tesla Model 3 , é disponibilizado nos EUA  por US$ 38.990. Esse valor, se convertido diretamente, sem contar as tributações, é de pouco mais de R$ 170 mil.

De qualquer forma, resta esperar para saber como as negociações seguirão. Se as discussões forem favoráveis, poderemos começar a sonhar com os produtos da marca que podem chegar por aqui.

No Carnaval, Google Maps mostra blocos de rua e vias interditadas

Google Maps arrow-options
Unsplash/henry perks

Google Maps lança novidades para o Carnaval

O Google anunciou uma série de recursos no Maps para facilitar a vida dos usuários neste Carnaval . Durante os dias de festa, vai dar para saber quais vias estão interditadas, além de consultar os blocos de rua. As novidades valem tanto para o aplicativo para Android como para iOS.

Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, será possível ter informações sobre mais de três mil blocos de rua , número superior que o trazido no último Carnaval pelo Google Maps