conecte-se conosco


Várzea Grande

Hazama avalia como positiva a gestão 2019 e reforça compromisso com crescimento econômico

Avatar

Publicado

Desde o início da atual administração, em 2015, a Subprefeitura do Cristo Rei já fez investimentos em diferentes áreas, grande parte contemplando pedidos de obras e serviços feitos pela própria comunidade local. O dado foi apresentado pelo vice-prefeito, José Hazama durante balanço geral de 2019, que, a exemplo dos últimos anos, garantiu prioridade para a educação, esportes e lazer, saúde, asfalto e tapa buracos com recursos próprios e parcerias.

Ele enalteceu a importância da participação popular, que contribui para identificar os investimentos mais importantes para a cidade, em especial, na região do Grande Cristo Rei. “Além de manter os grandes projetos, novos investimentos estão sendo contemplados justamente nas áreas priorizadas e apontadas pela população, ou seja, a pavimentação, a melhora das estruturas de esporte, lazer e a segurança e neste ano as Praças serão reformadas para aumentar as áreas de lazer e implantação de mais espaços fit”, afirmou.

“A comunidade precisa participar ativamente e ser parceira da Prefeitura. Hoje nossa comunidade comemora pelos equipamentos públicos, Avenida 31 Esportiva, Estádio Dito Souza, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Rei, operação tapa buracos, asfaltamento, limpeza urbana, entre outros trabalhos relevantes na região de superam investimentos de mais de RS 15 milhões só para região”, pontuou o vice-prefeito.

Em sua apresentação, José Hazama, fez um rápido balanço das realizações da sua administração regional. “Cumprimos o nosso Plano de Governo”, destacou, referindo-se especialmente à área da educação, esporte e lazer que este ano absorveu acima do índice constitucional. “A Educação ampliou os investimentos em educação neste ano, e o Cristo Rei foi beneficiado. O bairro Cristo Rei foi contemplado com estes benefícios que foram de encontro com anseios da população local”, disse.

Em 2020, recursos orçamentários continuarão sendo destinados à educação, o que representará percentual significativamente superior aos 25% exigidos pela Constituição Federal. Estes investimentos deverão garantir a reforma e ampliação CMEIs, além das escolas municipais, aquisição de equipamentos, entre outras obras, atingindo toda a região do Cristo Rei.

Em relação à segurança, o vice-prefeito ressaltou os significativos investimentos realizados, entre outros, na melhoria da iluminação e ocupação dos espaços públicos e o fortalecimento da Guarda Municipal, com a aquisição de novos equipamentos e veículos.

O vice-prefeito lembrou ainda a importante realização de obras de mobilidade urbana. “A duplicação da Avenida Filinto Muller era um sonho antigo da população que se tornou realidade na gestão atual. No orçamento do próximo ano, estão previstos para o Grande Cristo Rei novos projetos, incluídas obras como a revitalização de vias, pavimentação asfáltica, implantação de ciclovias e a manutenção e limpeza geral das vias, revitalização de espaços públicos, entre outros”.

“Apesar da forte crise econômica nacional, a prefeitura se recuperou, aumentando a arrecadação e sendo destaque nos seus indicadores econômicos. Desde 2015, passando por 2016 e 2017 (últimos dados levantados pelo IBGE), o Produto Interno Bruto – PIB Variável cresceu R$ 1.624.147 bilhão, numa clara demonstração do aquecimento da economia local potencializada pelos investimentos públicos e privados. Não tivemos desequilíbrio no serviço público da cidade. Garantimos os salários dos servidores, cumprindo calendário anual, e mantivemos integralmente os serviços da cidade e ainda realizamos ampliação, com abertura de novos serviços, principalmente na Saúde Pública. Várzea Grande voltou a crescer e principalmente que as pessoas, o comércio e a indústria voltaram a acreditar no futuro da cidade e no Poder Público Municipal. É realmente desafiador. O sentimento é de dever cumprido pelas realizações e acima de tudo com respeito ao dinheiro público, na sua aplicação de forma transparente – todos os indicadores mostram isso, inclusive o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, colocou Várzea Grande com nota máxima pela transparência dos seus dados, e ainda pela garantia de investimento com qualidade”, sublinhou Hazama.

Na região do Grande Cristo Rei também foram recebidos seguintes serviços diariamente e de rotina: varrição de ruas e Avenidas, coleta de entulhos de ruas, retiradas de galhos de podas de árvores, pintura de meio-fio, troca de lâmpadas, limpeza de terrenos públicos e instalação de 02 pontos de ônibus, dentre outros serviços.

Limpezas em: Cemitérios, Escolas Municipais, CEMEIs, Praças, DAE, Campos de Futebol, Rotatórias Manga, Rotatória do Assaí, Rotatória da Univag, Rotatória Ponte Sérgio Mota, Estádio Municipal Dito Souza, ponte Sérgio Mota e ponte  Nova, além de manutenção de Unidades de Saúde e Policlínicas.

Neste período foram executados serviços com pavimentação asfáltica nos bairros: Carrapicho, Joaquim Curvo, Vila Vitória, Hélio Ponce de Arruda.

Limpeza no espaço de Lazer Via 31, na Avenida 31 de Março bem como ciclovia. Auxílio a Secretária de Saúde através da coordenação de Zoonoses na limpeza geral de 04 residências e atendendo pedido Ministério Público, limpeza do Lixão do Bairro Santa Luzia.

Em todos os bairros que compreende o Grande Cristo Rei foram feitos serviços de troca de lâmpadas e luminárias totalizando a troca de cerca de 1.307 unidades só neste ano.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook

Várzea Grande

Em um mês, Vigilância Sanitária autua 361 estabelecimentos comercias em Várzea Grande

Avatar

Publicado


.

08/07/2020    7

Com o objetivo de prestar contas e informar à população sobre o importante papel da Vigilância Sanitária durante a pandemia, o setor apresentou balanço das ações e atendimentos realizados durante o mês de junho. Conforme os dados apresentados contabilizaram 361 inspeções que resultaram em autuações/infrações.

Todos os estabelecimentos que possam constituir algum tipo de risco à saúde pública, pelo tipo de atividade econômica, e em desacordo com o decreto 43/2020, que endurece ainda mais as regras da paralisação das atividades não essenciais e a proibição da comercialização de bebidas refrigeradas, estão sendo vistoriados. As ações visam promover e proteger a saúde da população, evitando a exposição a riscos ao coronavírus.

Segundo o secretário de Governo e Superintendente da Vigilância Sanitária, Cel Alessandro Ferreira da Silva, foram realizadas notificações, autuações e multas em locais que reincidem em práticas contrárias ao decreto municipal.

“Primeiramente quando somos chamados para vistoriar estabelecimento, por exemplo, e notamos algum aspecto irregular nós notificamos verbalmente os responsáveis. Logo depois, caso não seja cumprida a orientação nós notificamos formalmente, estabelecendo um prazo para que seja cumprida a ordem. Caso contrário, esse estabelecimento será autuado podendo acarretar em multa ou até mesmo interdição do local”, destaca.

Em relação às reclamações que chegaram até o núcleo, o relatório apresenta que foram feitas com maior frequência denúncias em comércios de distribuidores de bebidas, bares e restaurantes respectivamente com 41 autuações. As irregularidades ocorrem com maior frequência nos finais de semana, onde estes estabelecimentos lideram ranking de reclamações, pela falta do distanciamento social, aglomeração e consumo de bebida gelada, o que é proibido, enquanto vigência do  Decreto, além de ultrapassar o horário de funcionamento determinado.

“A maioria dos casos envolve as distribuidoras de bebidas, já em outros casos, áreas de alimentação. Mas também estamos tendo êxito nas ações porque uma parte da  população de Várzea Grande está entendendo a mensagem do Executivo Municipal e cumprindo as regras de estar em casa nos finais de semana, só nos casos excepcionais se deslocam para trabalho e/ou busca de atendimento essencial, e idas ao mercado”, aponta Alessandro.

Conforme o Superintendente, esses resultados expressivos são frutos do respaldo e credibilidade concedidos à equipe, além dos parceiros que integram a ação, a Guarda Municipal e Polícia Militar, o que culmina na realização de ações eficientes, executadas conforme a legislação vigente, com responsabilidade e dignidade.

Alessandro Ferreira disse se sente realizado com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Vigilância Sanitária e garantiu que continuará executando ações de fiscalização dentro dos princípios da legalidade e que busca sanar irregularidades visando o bem estar da população.

“Quando nos propomos a executar um trabalho com dinamismo, compromisso e respeito obtemos êxito e hoje, os resultados dos indicadores refletem perfeitamente o trabalho que foi desenvolvido pela equipe da Vigilância Sanitária. Estes resultados numéricos nada mais são, do que fruto de um trabalho de excelência. Sei que este feito só foi possível graças ao empenho, compromisso, profissionalismo e responsabilidade da equipe. Quero não só parabenizar os integrantes da Vigilância Sanitária, mas dizer que sei o quanto estes resultados são importantes para o nosso município, portanto, estarei sempre à disposição para ofertar total apoio às ações. Me sinto grato a cada um que se empenha em prol do bem coletivo”, destaca o secretário.

As ações da Vigilância Sanitária têm como finalidade promover e proteger a saúde da população e ser capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Para proteção e prevenção de riscos diante de irregularidades ao Decreto Municipal de n° 43/2020, a Vigilância Sanitária  coloca a disposição da população para denuncia os seguintes números: (65) 3688.3028 (horário comercial); 0800.647.4121; 0800.646.3190 – Guarda Municipal de Várzea Grande; 190 CIOSP; denúncia por whatsapp: (65) 98468 8173; além do e-mail: [email protected]

 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Escolha do desenho ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021’ vai até final de Julho

Avatar

Publicado


.

07/07/2020    5

A votação para a escolha do desenho ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021′  já pode ser feita no Portal da Prefeitura até o final do mês de julho. A ação está sendo realizada pelo 5º ano consecutivo e tem como objetivo identificar e certificar as empresas de Várzea Grande em conformidade com a legislação ambiental no âmbito municipal, estadual assim como ações alinhadas com  as políticas públicas de sustentabilidade.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, em virtude da suspensão das aulas no município e em todo o país em razão das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, os trabalhos artísticos selecionados para o Selo do próximo ano foram executados pelos alunos dentro das atividades realizadas em casa com o acompanhamento remoto dos professores.

“Durante a semana do Meio Ambiente, comemorada no início de junho, uma das atividades propostas aos alunos foi a reflexão sobre o Meio Ambiente e as questões relativas à sustentabilidade. As atividades resultaram nos trabalhos de arte selecionados e colocados a disposição da comunidade para a escolha do desenho que será eleito o Selo do próximo ano” informou.

Os trabalhos que estão concorrendo ao Selo são de alunos das escolas: EMEB Manoel João de Arruda, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, EMEB Faustino Antônio da Silva, EMEB Paulo Freire, Centro Educacional Abdala José de Almeida e EMEB Honorato Pedroso de Barros.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira Farias, o sucesso da votação para a escolha do desenho para o Selo é comprovado pelo grande volume de acesso e pelo total de votos alcançados ao final do concurso nos anos anteriores. A secretária reforçou que empresa certificada com Selo tem um diferencial com relação às concorrentes.

“Adquirindo produtos ou serviços nas empresas certificadas, o consumidor tem a certeza de que está contribuindo com o meio ambiente sustentável e de qualidade. Consequentemente, o empresário se sente mais estimulado a adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, explicou.

A secretária Helen Farias disse ainda que em 2019, o desenho da aluna Maria Helena Capitani, estudante do 5º ano matutino da Escola Municipal de Ensino Básico – EMEB Ana Francisca de Barros, do bairro 23 de Setembro, foi eleito para ser o ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente de 2020’ com mais de 345 mil votos. O trabalho da aluna retratava a situação da natureza nos dias atuais e uma hipotética consequência das ações feitas pelo homem se não houvesse um cuidado maior com a preservação ambiental.

“ Este trabalho educativo que é realizado pelas equipes da Educação e Meio ambiente, junto aos alunos é de extrema importância, porque não só desperta a educação ambiental entre eles como também é extensivo as famílias. E realizando esta atividade, que externa junto a sociedade e classe empresarial, os alunos se sentem a cada ano mais desafiados, a darem o melhor de si, e aprofundam nas pesquisas para realizarem a tarefa final, que é a produção do selo, que é colocado para a escolha junto a população da cidade. Sendo esta ação de extrema responsabilidade social”, disse a secretária do Meio Ambiente Helen Farias.    

O secretário Silvio Fidelis, explicou que para a enquete deste ano houve pequena mudança “Para não direcionar nem influenciar na votação, os trabalhos foram publicados sem os nomes dos autores e das escolas. O público interessado em participar da votação vai apreciar o melhor desenho que expressa o zelo que o homem deve ter com o meio ambiente e as consequências por não cuidar do meio em que vivemos. Para votar basta acessar o site da prefeitura pelo endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br/enquete  , ou clicar no banner, indicando para votação, no portal da prefeitura, varzeagrande.mt.gov.br. A votação é na modalidade livre, não contendo base científica, e sim, a pura expressão do aluno com referência ao tema. A Votação é aberta para toda a sociedade que pode acessar o site institucional da prefeitura e escolher até o dia 31 de julho, um dos seis desenhos, sendo apenas um deles, o vencedor do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021”,detalhou o secretário.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana