conecte-se conosco


Esportes

Vôlei russo fora dos Jogos Olímpicos?

Avatar

Publicado

source

Nesta semana a Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês) decidiu banir a Rússia das principais competições esportivas pelos próximos quatro anos. O motivo seria uma suposta manipulação nos dados fornecidos pelo laboratório antidopagem de Moscou à Wada. Se a sanção for confirmada, os russos estariam fora de eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, a Copa do Mundo de Futebol de 2022 e os Mundiais de Vôlei, também em 2022. A decisão ainda pode ser revista pela Corte Arbitral do Esporte, mas não deixa de ser mais um duro golpe na já manchada reputação do esporte russo.

Caso a punição seja de fato aplicada, os torneios olímpicos (vôlei de quadra e de praia) perderiam uma potência. Nas areias, vem da Rússia a atual dupla campeã mundial de vôlei de praia, Viacheslav Krasilnikov e Oleg Stoyanovskiy. Nas quadras os russos formam uma das mais tradicionais escolas da modalidade. No masculino, se contarmos o período da extinta União Soviética, são quatro medalhas de ouro olímpicas, a última delas já como Rússia, com uma virada inacreditável sobre o Brasil nos Jogos de Londres, em 2012. As mulheres também colecionam quatro medalhas douradas, todas conquistadas ainda na época da URSS.

A resolução emitida pela Wada abre a possibilidade para que atletas russos, que consigam provar que estão limpos de doping, possam participar de competições sob uma bandeira neutra. Ainda é cedo para dizer, mas é possível que tenhamos as equipes russas nos Jogos Olímpicos competindo com uniformes neutros, sem direito a hino nem a bandeira hasteada. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não se pronunciou sobre o caso.

A medida é extrema e polêmica. Barrar os russos da Olimpíada seria comprar uma briga com um dos principais mercados de vôlei no mundo. Pela tradição e força na história da modalidade, não creio que a FIVB vá bancar a exclusão, do torneio olímpico do Japão, de nomes como o da excepcional Nataliya Goncharova e do experiente levantador Sergey Grankin.

O talentoso, e problemático, Ngapeth

O francês Earvin Ngapeth é um dos grandes nomes do vôlei masculino na atualidade. Basta procurar no Youtube algum dos inúmeros vídeos que mostram suas jogadas inusitadas e habilidosas, além de uma personalidade irreverente e um tanto explosiva. Nos últimos anos o ponteiro ajudou na evolução da França, que se tornou um time com grande potencial (mesmo decepcionando em Jogos Olímpicos e em Mundiais). Pois o mesmo talento que Ngapeth exibe dentro das quadras, ele tem para se meter em encrencas. A última delas foi nesta semana aqui no Brasil.

Zenit Kazan's Earvin Ngapeth spikes over the block

Francês Earvin Ngapeth (esquerda) em ação pelo Zenit Kazan – Divulgação/FIVB

Depois de participar do Mundial de Clubes de Vôlei, em Betim, defendendo o Zenit Kazan, da Rússia, o jogador francês foi parar atrás das grades. Ele estava em uma boate na noite de domingo e deu um tapa nas nádegas de uma mulher dentro do recinto. Imagens divulgadas pelo portal de notícias G1 mostram de forma clara a atitude lamentável do atleta. A mulher abusada prestou queixa e o jogador foi preso por importunação sexual. Na terça, ele pagou fiança de R$ 50 mil. Agora, vai responder ao processo em liberdade. Em nota divulgada por seu advogado, o jogador se disse profundamente arrependido, pediu desculpas à mulher assediada e disse que a confundiu com uma conhecida. Após ser solto, Ngapeth chegou à Bélgica a tempo de participar da estreia do Zenit Kazan na Champions League de vôlei na última quarta.

Este não foi o primeiro caso policial envolvendo o ponteiro. Em 2015 (ano em que a França foi campeã da extinta Liga Mundial), Ngapeth foi detido pela polícia francesa e posteriormente condenado a três meses de prisão ao ser acusado de bater no condutor de um trem. O jogador pagou multa e não precisou cumprir a pena. No mesmo ano, ele atropelou três pedestres em uma estrada de Modena, na Itália, e não parou para prestar socorro. Um ano antes, em 2014, Ngapeth já havia sido detido após brigar em uma boate. Isso sem contar os casos de indisciplina dentro da seleção francesa.

Ngapeth é um jogador experiente, extremamente talentoso e ainda pode ajudar a França a voltar a figurar no pódio das principais competições do mundo. Mas é preciso que se esforce para não ser mais lembrado nas páginas policiais do que nas esportivas.

Edição: Fábio Lisboa
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook

Esportes

Brasil vence Uruguai no Pré-Olímpico

Avatar

Publicado

source

O Brasil derrotou o Uruguai por 3 a 1 na madrugada desta quinta (23) em jogo válido pela segunda rodada do grupo B do Torneio Pré-Olímpico de futebol masculino disputado no estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira (Colômbia).

Com este resultado a seleção brasileira assumiu a liderança isolada do grupo B com seis pontos conquistados, três a mais que o segundo colocado Paraguai.

O jogo

Como esperado, o Uruguai começou a partida dando poucos espaços para o Brasil. Isto fez com que a equipe do técnico André Jardine passasse a trocar passes em velocidade e a forçar as jogadas pelo alto.

E foi justamente em uma destas jogadas que saiu o primeiro gol brasileiro. Aos 14 minutos o atacante Antony recebe na ponta direita e cruza na medida para Pedrinho, que, de chapa, finaliza com perfeição.

Ao 29 minutos o atacante Matheus Cunha é derrubado dentro da área pelo goleiro Arruabarrena. Pênalti para o Brasil. O próprio camisa nove vai para a cobrança e amplia a vantagem do Brasil.

O terceiro gol do Brasil veio apenas na etapa final, quando Matheus Henrique lançou Pepê, que avança em velocidade e toca por cobertura para marcar um belo gol.

Dois minutos depois o Uruguai consegue descontar com o zagueiro Bueno de cabeça. Mas não passou de um susto e o Brasil garantiu a segunda vitória na competição.

Próximo jogo

Na terceira rodada o Brasil folga. Assim, a equipe de André Jardine só volta a campo pela competição na quarta rodada, contra a Bolívia na próxima terça (28). O jogo acontece no Estádio Centenário de Armenia a partir das 22h30 (horário de Brasília).

Edição: Fábio Lisboa
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Coluna – Tudo o que você precisa saber sobre o CBLoL 2020

Avatar

Publicado

source

O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) retorna sábado (25), às 13h. O torneio organizado pela desenvolvedora Riot Games reúne as oito melhores equipes de League of Legends (LoL) no Brasil. A primeira partida vai reunir de cara dois favoritos para esta temporada: Flamengo e paIN Gaming. As equipes disputarão R$ 200 mil em prêmios.

Equipes

Três novos nomes são a novidade deste CBLoL em relação à segunda etapa do CBLoL 2019. Um deles é a Vivo Keyd, campeã da primeira etapa do CBLoL de 2016, e que no passado caiu pela primeira vez para a segunda divisão. O retorno veio com a conquista da Série de Promoção.

Além disso, outros dois times voltaram com outros nomes. Um é a FURIA Uppercut, antiga Uppercut esports, quarta colocada no último CBLoL. A mudança aconteceu depois da aquisição da equipe pela FURIA, até então mais conhecida pelo time de Counter-Strike, 15º colocado no ranking mundial da HLTV.

O outro time que retorna sob nova identidade é a Prodigy Esports, antiga ProGaming Esports, campeã da segunda etapa do Circuito Desafiante em 2019. A mudança aconteceu depois da saída da patrocinadora ProGaming Store. Além destes, estão de volta a maior vencedora do torneio, a INTZ, com quatro títulos, além da KaBuM (tricampeã), a paIN Gaming (bicampeã), o atual campeão Flamengo e a Redemption que luta pelo título inédito.

Mudanças de elenco

O Flamengo retorna com um time praticamente novo. Do antigo elenco que disputou o Mundial, sobraram apenas Bruno “Goku” e o coreano Han “Luci”. O restante do time é formado por WooFe, Vvert, Absolut e Jojo.

A paIN Gaming também passou por reformulações: retornaram Gabriel “Kami” e Felipe “bRTT”, dupla campeã pela paIN na segunda etapa de 2015. Além disso, foram contratados os coreanos Kim “Key” e Yoon “SeongHwan”.

Na FURIA Uppercut, a novidade é a contratação de Gustavo Minerva, que atuava pela paIN no ano passado. A Vivo Keyd conta agora com Leonardo “Robo”, ex-Flamengo. Já a KaBuM é mais uma equipe a buscar jogadores na Coreia do Sul: a dupla Lee “Parang” e Na “Wiz”.

Novos casters

A Riot Games revelou a contratação de três novos casters, como são conhecidos os comentaristas e narradores no LoL. Dois ex-jogadores entram no time como analistas: Murilo “Takeshi”, que no ano passado defendeu a Team One; e Carlos “Nappon”, que atuou pela paIN Gaming em 2019. A outra contratação é Diniz “Gruntar”: até  o ano passado ele narrava a segunda divisão do CBLoL, o Circuito Desafiante.

Formato

Nada mudou em relação ao ano passado. Ou seja, todas as equipes se enfrentam duas vezes em 21 rodadas, nos sistema melhor de um. Cada time joga duas vezes nas dez primeiras semanas. Na última, só jogam uma vez.

Os quatro primeiro colocados avançam à fase eliminatória, quando as partidas passam a ser decididas em melhor de cinco. O sétimo colocado tenta a permanência no CBloL  disputando a  Série de Promoção em uma partida contra o vice-campeão do Circuito Desafiante. Já o lanterna do CBLoL cai automaticamente para a segunda divisão.

O campeão da primeira etapa do CBLoL se classifica para o Mid-Season Invitational (MSI), torneio internacional que reúne os vencedores de doze regiões do planeta. Por enquanto, ainda não foram divulgados a sede ou data do torneio.

Confira abaixo o calendário da Etapa 1 do CBLoL 2020:

Fase de Pontos – Md1

Semana 1

Rodada 1 – Sábado, 25/01

13h – paiN Gaming x Flamengo eSports

A seguir – Prodigy Esports x Vivo Keyd

A seguir – INTZ x Redemption Porto Alegre

A seguir – Furia Uppercut Esports x KABUM E-SPORTS

Rodada 2 – Domingo, 26/01

13h – Flamengo eSports x Vivo Keyd

A seguir – Prodigy Esports x Furia Uppercut Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x KABUM E-SPORTS

A seguir – INTZ x paiN Gaming

Semana 2

Rodada 3 – Sábado, 01/02

13h – Redemption Porto Alegre x Furia Uppercut Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x INTZ

A seguir – Vivo Keyd x paiN Gaming

A seguir – Flamengo eSports x Prodigy Esports

Rodada 4 – Domingo, 02/02

13h – Vivo Keyd x INTZ

A seguir – paiN Gaming x Redemption Porto Alegre

A seguir – Furia Uppercut Esports x Flamengo eSports

A seguir – Prodigy Esports x KABUM E-SPORTS

Semana 3

Rodada 5 – Sábado, 08/02

13h – INTZ x Prodigy Esports

A seguir – Flamengo eSports x Redemption Porto Alegre

A seguir – KABUM E-SPORTS x paiN Gaming

A seguir – Vivo Keyd x Furia Uppercut Esports

Rodada 6 – Domingo, 09/02

13h – KABUM E-SPORTS x Flamengo eSports

A seguir – Furia Uppercut Esports x INTZ

A seguir – paiN Gaming x Prodigy Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x Vivo Keyd

Semana 4

Rodada 7 – Sábado, 15/02

13h – paiN Gaming x Furia Uppercut Esports

A seguir – Vivo Keyd x KABUM E-SPORTS

A seguir – Flamengo eSports x INTZ

A seguir – Prodigy Esports x Redemption Porto Alegre

Rodada 8 – Domingo, 16/02

13h – Flamengo eSports x paiN Gaming

A seguir – Redemption Porto Alegre x INTZ

A seguir – Vivo Keyd x Prodigy Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x Furia Uppercut Esports

— Intervalo durante a semana de Carnaval —

Semana 5

Rodada 9 – Sábado, 29/02

13h – KABUM E-SPORTS x Redemption Porto Alegre

A seguir – paiN Gaming x INTZ

A seguir – Furia Uppercut Esports x Prodigy Esports

A seguir – Vivo Keyd x Flamengo eSports

Rodada 10 – Domingo, 01/03

13h – INTZ x KABUM E-SPORTS

A seguir – Prodigy Esports x Flamengo eSports

A seguir – paiN Gaming x Vivo Keyd

A seguir – Furia Uppercut Esports x Redemption Porto Alegre

Semana 6

Rodada 11 – Sábado, 07/03

13h – INTZ x Vivo Keyd

A seguir – Flamengo eSports x Furia Uppercut Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x Prodigy Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x paiN Gaming

Rodada 12 – Domingo, 08/03

13h – Furia Uppercut Esports x Vivo Keyd

A seguir – paiN Gaming x KABUM E-SPORTS

A seguir – Redemption Porto Alegre x Flamengo eSports

A seguir – Prodigy Esports x INTZ

Semana 7

Rodada 13 – Sábado, 14/03

13h – Prodigy Esports x paiN Gaming

A seguir – Vivo Keyd x Redemption Porto Alegre

A seguir – INTZ x Furia Uppercut Esports

A seguir – Flamengo eSports x KABUM E-SPORTS

Rodada 14 – Domingo, 15/03

13h – Redemption Porto Alegre x Prodigy Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x Vivo Keyd

A seguir – INTZ x Flamengo eSports

A seguir – Furia Uppercut Esports x paiN Gaming

Semana 8

Rodada 15 – Sábado, 21/03

13h – INTZ x Redemption Porto Alegre

A seguir – Prodigy Esports x Vivo Keyd

A seguir – Furia Uppercut Esports x KABUM E-SPORTS

A seguir – paiN Gaming x Flamengo eSports

Rodada 16 – Domingo, 22/03

13h – Prodigy Esports x Furia Uppercut Esports

A seguir – INTZ x paiN Gaming

A seguir – Redemption Porto Alegre x KABUM E-SPORTS

A seguir – Flamengo eSports x Vivo Keyd

Semana 9

Rodada 17 – Sábado, 28/03

13h – Vivo Keyd x paiN Gaming

A seguir – KABUM E-SPORTS x INTZ

A seguir – Flamengo eSports x Prodigy Esports

A seguir – Redemption Porto Alegre x Furia Uppercut Esports

Rodada 18 – Domingo, 29/03

13h – Prodigy Esports x KABUM E-SPORTS

A seguir – Furia Uppercut Esports x Flamengo eSports

A seguir – INTZ x Vivo Keyd

A seguir – paiN Gaming x Redemption Porto Alegre

Semana 10

Rodada 19 – Sábado, 04/04

13h – Vivo Keyd x Furia Uppercut Esports

A seguir – KABUM E-SPORTS x paiN Gaming

A seguir – Flamengo eSports x Redemption Porto Alegre

A seguir – INTZ x Prodigy Esports

Rodada 20 – Domingo, 05/04

13h – KABUM E-SPORTS x Flamengo eSports

A seguir – Redemption Porto Alegre x Vivo Keyd

A seguir – Furia Uppercut Esports x INTZ

A seguir – paiN Gaming x Prodigy Esports

Semana 11

Rodada 21 – Sábado, 11/04

13h – Prodigy Esports x Redemption Porto Alegre

A seguir – paiN Gaming x Furia Uppercut Esports

A seguir – Vivo Keyd x KABUM E-SPORTS

A seguir – Flamengo eSports x INTZ

Fase Eliminatória – Md5

Semifinal 1 – Sábado, 25/04

13h – 1º Colocado x 4º Colocado

Semifinal 2 – Domingo, 26/04

13h – 2º Colocado x 3º Colocado

Grande Final

Sábado, 02/05

12h – Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2

Série de Promoção – Md5

Sábado, 09/05

13h – 7º Colocado CBLoL x 2º Colocado Circuito Desafiante

 

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana