conecte-se conosco


Internacional

Principal porto francês de contêineres é bloqueado durante protesto

Avatar

Publicado

A área industrial e portuária de Le Havre, principal porto francês de contêineres, foi bloqueada nesta quinta-feira (12) por cerca de mil pessoas, segundo a polícia, ou 6 mil, de acordo com o sindicato CGT, mobilizado contra a reforma do sistema de pensões.

“Estão aqui mais de mil pessoas”, disse uma fonte policial à agência de notícias francesa AFP.

“Estão entre 5 mil e 6 mil pessoas nos oito principais pontos de bloqueio. Não há nenhuma atividade portuária. Toda a área industrial está fechada. Estamos felizes”, afirmou, por sua vez, Sandrine Gérard, representante do sindicato CGT em Le Havre (noroeste da França).

“Os anúncios feitos ontem [quarta-feira] pelo nosso primeiro-ministro aumentaram a mobilização”, acrescentou a sindicalista.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, que foi vice-presidente da Câmara de Le Havre, anunciou na quarta-feira que o novo sistema universal de pensões na França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, por meio de pontos, a partir de 2025. As novas informações sobre a reforma que o governo quer fazer não tranquilizaram os sindicatos.

Edouard Philippe garantiu que a idade da reforma será mantida em 62 anos, com uma idade de equilíbrio aos 64, havendo assim um incentivo a quem deixar de trabalhar mais tarde.

A entrada em vigor do novo sistema universal, que substituirá os 42 sistemas de pensões que existem no país, não vai afetar os trabalhadores nascidos antes de 1975. Para os que nasceram depois, até 2025 os cálculos se mantêm como atualmente. Assim, alguém que nasceu em 1975, que estará aposentado em 2037, terá uma pensão composta pelos dois sistemas.

A França vive hoje seu oitavo dia consecutivo de greve, com fortes paralisações nos transportes públicos, mas também protestos por parte dos professores e enfermeiros.

Os principais sindicatos de ferroviários pediram adesão ao movimento, considerarem o sistema de cálculo de pensões “injusto”.

*Emissora pública de televisão de Portugal

A reforma vai começar a ser discutida na Assembleia Nacional a partir fevereiro e deverá entrar em vigor em 2022 para os trabalhadores mais jovens e em 2025 para os nascidos a partir de 1975.

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook

Internacional

China constata mais 17 casos de pneumonia viral

Avatar

Publicado

As autoridades chinesas anunciaram neste domingo (19) que identificaram mais 17 pessoas infectadas no país com uma nova forma de pneumonia viral, que matou duas vítimas e colocou outros países em alerta.

No total, 62 casos do novo coronavírus foram registrados pela Comissão Municipal de Saúde da cidade de Wuhan, mas 19 receberam alta de um hospital, enquanto dois homens na faixa dos 60 anos morreram. Pelo menos meia dúzia de países da Ásia adotaram medidas excepcionais para evitar a doença.

Sintomas

Investigadores do Centro de Análise Global de Doenças Infecciosas, que assessora instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que ” 1.723 casos” em Wuhan apresentavam sintomas da doença desde o último dia 12.

FILE PHOTO: People walk past newly built residential flats in Shenzhen, Guangdong Province, China October 26, 2019. REUTERS/Tyrone Siu/File Photo

Pneumonia viral deixa grande parte da população da China preocupada com efeitos da doença               Tyrone Siu/Reuters/direitos reservados

O alerta de disseminação do vírus foi dado esta semana pela OMS, depois que os três primeiros casos constatados fora da China foram conhecidos na Tailândia e no Japão. As três vítimas haviam visitado a cidade de Wuhan, na China, recentemente.

Os casos de pneumonia viral alimentaram receios sobre uma potencial epidemia, depois de uma investigação ter identificado a doença como um novo tipo de coronavírus, uma espécie de vírus que causa infecções respiratórias em seres humanos e animais e são transmitidos através da tosse, espirros ou contacto físico.

Os Estados Unidos anunciaram que vão monitorizar os passageiros dos voos provenientes de Wuhan para nos aeroportos em Los Angeles, São Francisco e Nova Iorque.

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Sobe para 29 total de mortos em incêndios na Austrália

Avatar

Publicado

Subiu hoje (19) para 29 o total de mortos nos incêndios na Austrália. Um homem de 84 anos com queimaduras graves morreu Sidney.

Ele estava hospitalizado desde 31 de dezembro por causa de queimaduras sofridas nos incêndios na localidade de Cobargo.

Incêndio na Austrália

Incêndios na Austrália já mataram 29 pessoas e milhares de animais. Cidades ficam poluídas pela fumaça-   Alkis Konstantinidis/ Reuters/Direitos Reservados

Nas últimas horas, a chuva e a descida de temperaturas estão ajudando os bombeiros a conter dezenas de focos ativos dos incêndios em Vitória e Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pelo fogo e onde se registraram 21 mortos.

Desde que começaram, em setembro, os incêndios nas áreas verdes da Austrália devastaram uma área de mais de oito milhões de hectares, o equivalente ao tamanho da Irlanda, e estima-se que tenham matado milhares de animais selvagens.

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana