conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Avatar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro decretou luto oficial de três dias no município de Cuiabá, em virtude do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12)  de Cuiabá. A informação foi publicada via decreto de nº 7.688 ‘considerando o profundo sentimento de pesar do povo cuiabano com essa triste perda de um cuiabano que muito fez pela Capital e pelo estado de Mato Grosso’, segundo trecho do documento.

Nascido em 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal. Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. 

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. A minha em particular sentirá muito essa perda, pois Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana. Nada mais justo que decretar luto oficial no local onde Benedito nasceu, cresceu e permaneceu até o fim de sua vida”, lamentou o prefeito.

Veja Também  Jovem sem identificação alojado no Albergue Manoel Miraglia procura por família

Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ocupando um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e a mais conhecida, a de professor.

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Termina à meia-noite prazo para matrícula nas escolas das Regionais Sul e Oeste

Avatar

Publicado

Jorge Pinho

Termina à meia noite desta terça-feira (14) o prazo para matrícula de alunos novos nas unidades da rede pública municipal de Educação que oferecem as modalidades de Pré-Escola (4 e 5 anos) até o Ensino Fundamental (14 anos). Após o encerramento do prazo, os pais devem comparecer nas escolas levando seus documentos pessoais e comprovante de endereço, e os documentos de seus filhos, certidão de nascimento e, se for o caso, o documento de transferência, para confirmar a matrícula.

A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), Angely Arruda explicou que nas escolas das Regionais Norte e Leste, cujas matrículas foram realizadas na semana passada, os pais já estão levando os documentos. “Nas escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste, para as quais o prazo de matrícula se encerra à meia-noite de hoje, os pais podem levar os documentos a partir de amanhã, dia 15”, explicou.

Após a confirmação das matrículas pelos pais, as vagas remanescentes serão disponibilizadas e, nesse caso, as matrículas serão feitas diretamente nas escolas.

Veja Também  Alvará de Construção Automático destrava obras de novos empreendimentos em Cuiabá

Na modalidade de Pré-Escola até o Ensino Fundamental o Município disponibilizou 6.111 vagas, em 90 escolas urbanas e do campo, inclusive para a EMEB Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Regional Sul, onde foram oferecidas 255 vagas do 6º ao 9º Ano.

Ao todo, incluindo as vagas em creches, Centros Municipais Infantis Cuiabanos (CEIC’s), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI’s), foram oferecidas para o ano letivo de 2020, 10.146 vagas.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, avaliou de forma positiva, o Matrícula WEB dizendo que a cada ano, a gestão aprimora ainda mais a matrícula online e disse que a novidade deste ano, a escola cívico militar, gerou uma grande demanda. “Em poucos minutos, as 255 vagas oferecidas na EMEB Maria Dimpina foram preenchidas demonstrando o grande interesse dos pais. A escola funcionará este ano com o novo modelo, em caráter experimental, e a gestão irá avaliar os resultados para então discutir uma possível implantação de outras unidades nesse perfil, na rede”, salientou o secretário Alex Vieira Passos.

Veja Também  Vigilância divulga informativo sobre as estratégias de ação em relação às cervejas contaminadas identificadas em Minas Gerais

 

Lembrete

Os  pais ou responsáveis que solicitaram em dezembro, vaga para creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEIs), para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, devem ficar atentos, a Secretaria Municipal de Educação vai divulgar a partir do dia 21 de janeiro, as listas de classificados.

Essas listas também serão fixadas nas unidades educacionais.

Os pais terão que confirmar a matrícula a partir da quarta-feira (22) até sexta-feira (24). Se não o fizerem, perdem a vaga.

 

Informações pelos telefones 0800 646 2003, 3645 6560 ou 3465 6571.

 

  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Jovem sem identificação alojado no Albergue Manoel Miraglia procura por família

Avatar

Publicado

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano está a procura da família de um rapaz que foi localizado no dia 11.01, próximo a um posto de gasolina que fica na saída para a cidade de Jaciara e se encontra no albergue Manoel Miraglia. 

Segundo o coordenador, José Leonel da Costa Pinto, o rapaz têm dificuldades na fala, aparenta ter problemas psiquiátricos e não sabe dizer o próprio nome, idade ou explicar onde mora. “A delegacia de homicídios, entrou em contato com a nossa equipe informando sobre um jovem que estava neste posto desde sábado. Hoje iremos acolher o rapaz e esperamos que a família o encontre”, explica.

Amigos, parentes ou pessoas que tiverem informações sobre a família deste jovem podem entrar em contato pelo telefone (65) 3616-6655 ou se dirigir ao albergue situado na Rua Istambul, número 02, bairro Bordas da Chapada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Veja Também  Termina à meia-noite prazo para matrícula nas escolas das Regionais Sul e Oeste
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana