conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Avatar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro decretou luto oficial de três dias no município de Cuiabá, em virtude do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12)  de Cuiabá. A informação foi publicada via decreto de nº 7.688 ‘considerando o profundo sentimento de pesar do povo cuiabano com essa triste perda de um cuiabano que muito fez pela Capital e pelo estado de Mato Grosso’, segundo trecho do documento.

Nascido em 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal. Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. 

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. A minha em particular sentirá muito essa perda, pois Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana. Nada mais justo que decretar luto oficial no local onde Benedito nasceu, cresceu e permaneceu até o fim de sua vida”, lamentou o prefeito.

Veja Também  Secretaria publica regras de eleição suplementar de suplentes no Conselho Municipal de Política Cultural

Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ocupando um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e a mais conhecida, a de professor.

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta quinta-feira (13)

Avatar

Publicado


.

Nesta quinta-feira (13), Cuiabá tem 15.002 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 2.975 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 5.034 já estão recuperados da doença e houve 660 óbitos de residentes e 302 de não residentes.

Na rede hospitalar há 249 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 155 na UTI e 94 em enfermaria. Também estão internados 178 pacientes com suspeita da doença, sendo 85 na UTI e 93 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 138 são de residentes em Cuiabá e 102 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 134 pessoas são de Cuiabá e 53 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 8 óbitos, chegando a um total de 660 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos de residentes em Cuiabá:

Veja Também  Secretaria publica regras de eleição suplementar de suplentes no Conselho Municipal de Política Cultural

-Homem, 71 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão, diabetes e problema cardiovascular. Foi a óbito em 13/08.

-Homem, 91 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e problema cardiovascular. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 60 anos, internado em hospital privado. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 13/08.

-Mulher, 74 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 62 anos, internado em hospital privado. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 58 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 13/08.

-Mulher, 81 anos, internada em hospital privado. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 12/08.

-Homem, 60 anos, internado em hospital público. Tinha diabetes. Foi a óbito em 13/08.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Limpurb cria mutirão semanal e amplia atendimento das demandas de iluminação pública

Avatar

Publicado


.

Dando continuidade ao processo de melhoria aos serviços prestados à população, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) colocará em prática uma nova atividade. A partir de agora, todas as sextas-feiras será realizado o Mutirão da Iluminação Pública. A primeira ação acontece já neste dia 14 de agosto, das 18h às 2h, com equipes distribuídas em diversos pontos da cidade. 

Para esta primeira edição, os trabalhos estarão concentrados na região Sul da Capital. Com quatro equipes disponíveis, o atendimento será feito nos bairros Itapajé, Getúlio Vargas, Residencial Coxipó e Residencial Santa Terezinha. Além disso, a operação alcançará ainda em toda extensão da Avenida Carlos Gomes da Costa e também na Avenida D, no trecho situado entre o Residencial Coxipó até a entrada do Itapajé. 

“Nosso planejamento é de todas as sextas-feiras atuar em uma das regiões da cidade. Por exemplo, esta semana vamos entrar na região Sul, na outra na Leste e assim vamos seguindo. Vamos focar nos bairros mais críticos, com um maior número de pedidos de manutenção e, durante a ação, atenderemos ainda as avenidas que dão acesso à essas comunidade”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Anderson Matos. 

Veja Também  Prefeitura estuda decretar situação de emergência por conta das queimadas e tempo seco em Cuiabá

O diretor de Iluminação Pública, Carlúcio de Freitas, explica que o mutirão foi adotado como complemento ao trabalho que é executado nas vias e outros espaços públicos de Cuiabá. Segundo ele, por dia, são atendidos de 35 a 45 pedidos recebidos por meio dos números (65) 3645-5522/5511 ou pelo WhatsApp (65) 9 9318-8761. As manutenções abrangem desde uma simples troca de lâmpada até a substituição completa do sistema.

“É mais serviço público que está sendo intensificado por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. A iluminação tem um grande pode de contribuição dentro do quesito segurança. Dessa forma, procuramos sempre atender esse tipo de demanda o mais rápido possível. Com o mutirão nossa capacidade de atendimento será melhorada e os resultados colhidos serão totalmente positivos”, pontua o diretor.  

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana