conecte-se conosco


Cidades

Pessoas vivendo com HIV/Aids e infectados por ISTs têm tratamento de referência oferecido pelo SUS

Avatar

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atua regularmente na conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis em Cuiabá. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cuiabá é referência em atendimento contínuo e humanizado para pessoas soropositivas, com Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na capital e para outros municípios do estado.

Além dos suportes de testagem rápidas que permitem celeridade nos diagnósticos, o SAE fornece os medicamentos para tratamento das ISTs e a Profilaxia Pre Exposição (PrEP). De acordo com a coordenadora do SAE, Kamylla Reis, atualmente cerca de 4.500 pessoas estão cadastradas para o acompanhamento de tratamento para HIV/Aids. Além disso, o SAE atende em média 500 casos de ISTs ao mês, entre sífilis, gonorréia, clamídia, HPV e outras. “Em Cuiabá surgem em média, 400 novos casos de pessoas infectadas com o vírus da Aids a cada ano. O perfil da maioria de novos casos dos usuários do serviço é de jovens entre 18 e 28 anos, ensino médio completo a superior completo, homens homossexuais e heterossexuais, solteiros”, revela a coordenadora.

Kamylla comenta ainda que o número de infectados pode ser maior, visto que muitas pessoas não têm conhecimento de que possuem o vírus ou não procuram tratamento especializado, como o oferecido no SAE. As pessoas que tem o diagnóstico do HIV confirmado devem procurar o atendimento no SAE, para realizar o tratamento de forma gratuita. “Os medicamentos para tratamento do HIV são os antirretrovirais, que são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos da Profilaxia Pre Exposição também são fornecidos pelo Ministério e dispensados à população que se encaixe dentro dos critérios de elegibilidade”, explica.

Em alusão ao Dezembro Vermelho, a coordenação do Programa IST / AIDS e Hepatites Virais, juntamente com o SAE vão realizar, na próxima quinta-feira (12) uma roda de conversa com os profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC no período da manhã. À tarde, das 13h às 16h a equipe do SAE estará no HMC realizando testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e Hepatite B e C.

“Temos trabalhado estratégias para intensificar a conscientização da população sobre os riscos, investindo em medidas que deem celeridade aos diagnósticos e tratamentos às doenças. A idéia é evitar uma epidemia das IST em Cuiabá, especialmente da Sífilis, que é porta de entrada para o vírus do HIV. Nosso objetivo é diminuir o número preocupante de novos casos e oferecer o melhor atendimento que possibilite qualidade de vida a estes usuários do Sistema Único”, disse Mariella Padilha, Coordenadora Técnica do Programa IST AIDS e Hepatites Virais.

Fonte: AMM
Comentários Facebook

Cidades

Prefeitura apresentará resultados de metas de Planejamento Estratégico na sexta

Avatar

Publicado

A Prefeitura de Sinop promove, nesta sexta-feira, 31/01, a partir das 7h30, na Câmara de Vereadores, a audiência pública para a apresentação dos resultados das metas instituídas no Planejamento Estratégico de 2019. O evento é aberto à comunidade em geral e deve contar com a participação da sociedade civil organizada, agentes públicos, conselheiros de políticas públicas, vereadores e demais.
O Planejamento Estratégico consiste em um conjunto de metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036) em diferentes áreas. Para 2019, foram listadas 40 metas pela Administração Pública, abrangendo as dez secretarias municipais, além do Procon e do Prodeurbs. Em linhas gerais, metas equivalem àquilo que o município precisa alcançar para melhorar os serviços públicos ofertados à população. Os resultados – sejam eles positivos ou negativos – norteiam a atuação do poder público mediante os cenários apresentados. 
Atualmente, 24 municípios do Estado trabalham com o Planejamento Estratégico, com apoio do Tribunal de Contas. Sinop é considerada case de sucesso.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Engenheiros da Sinfra vistoriam ponte do Rio da Casca e descarta risco de desabamento

Avatar

Publicado

Na tarde desta sexta-feira (24/01), uma equipe de engenheiros da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA) vistoriou mais uma vez a ponte sobre o Rio da Casca, na MT-140, entre Campo Verde Chapada dos Guimarães, onde havia suspeita de danos causados pela forte chuva que caiu na madrugada da última quinta-feira (24/01).

O engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento de Campo Verde, Carlos Eduardo Moreira de Carvalho, que na quinta-feira havia estado na ponte avaliando a situação, acompanhou a equipe.

De acordo com o engenheiro da SINFRA, Michel Medina de Campos, a estrutura da ponte não foi danificada. O que houve segundo ele, foi a movimentação de terra nas cabeceiras do aterro da antiga ponte de madeira que existia no local e que ficava ao lado da atual.

Ele descartou que haja risco de desabamento e o trânsito no local não será interrompido. Segundo o engenheiro, ainda nesta sexta-feira ou na próxima segunda-feira (27), o órgão deverá emitir uma nota informando quais ações serão tomadas.

A chuva da última quinta-feira, que, de acordo com as informações, variou entre 150 e 200 milímetros, causou danos na região rural de Campo Verde. Duas pontes e quatro aterros foram danificados na região da Agrovila João Ponce de Arruda, a mais atingida, e também na Ponte Alta, na divisa com Chapada dos Guimarães.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana