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Novo Chevrolet Equinox 1.5 se mostra mais equilibrado que o 2.0

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Cauê Lira/iG Carros

Chevrolet Equinox 1.5 Premier traz sistema de som premium da Bose e teto-solar panorâmico

O Equinox chegou em setembro de 2017 com o objetivo de fazer frente ao Jeep Compass que, aos poucos, já começava a dominar o mercado. À época, o modelo foi oferecido apenas na versão mais cara, a Premier, e só ganhou um pacote mais barato LT meses depois. Agora que o SUV médio da Chevrolet já tem certa “gordura” no mercado, a marca optou por ampliar o repertório.

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A principal novidade da linha 2020 fica por conta do motor 1.5, turbo, de quatro cilindros, que passará a equipar três versões do SUV médio que começarão a chegar às lojas até março de 2020. Além disso, o carro ganha a série Midnight – já lançada nos modelos S10 e Tracker – que corresponderá a 10% das vendas do Equinox no Brasil.

Dessa forma, a nova linha do Equinox para 2020 será composta pelas versões 1.5 LT (R$ 129.990), 1.5 Midnight (R$ 131.990), 1.5 Premier (R$ 154.990) e 2.0 Premier (R$ 162.990). A antiga versão LT com motor 2.0 foi descontinuada.

A pista de testes da GM em Indaiatuba (SP) tem 4,6 km de extensão, reproduzindo condução em situações extremas. Há trechos de asfalto liso, irregular, poroso, buracos e paralelepípedos para avaliar a suspensão, conforto e estabilidade do Equinox. Para um primeiro contato na pista, optamos pela versão 1.5 Premier .

Ela se difere dos modelos LT e Midnight não apenas pela extensa lista de equipamentos adicionais – como teto panorâmico, alerta de colisão frontal e banco com regulagens elétricas – mas também pela tração integral.

Tocada na pista

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O Equinox 2020 ainda não traz internet a bordo, mas a Chevrolet prometeu o recurso para 2021

O Equinox 2.0 traz o mesmo motor turbo do Camaro de entrada nos Estados Unidos, entregando 262 cv de potência. É o SUV mais “cabeçudo” da categoria, superando por muito alguns modelos premium (como BMW X1, de 192 cv, e o Volvo XC40, de 140 cv). O problema, para mim, sempre esteve no acerto de suspensão e na rolagem da carroceria.

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Para um SUV que pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, o Equinox 2.0 merecia mais rigidez em curvas, mesmo com a tração integral. Dessa forma, o modelo 1.5 turbo, de 172 cv (o primeiro da história da GM no Brasil) traz uma sensação bem mais equilibrada.

São 27,8 kgfm de torque, disponíveis entre 2.500 a 4.500 rpm, para assegurar que o Equinox 1.5 também seja um carro bem ágil em retomadas – mérito do câmbio de seis marchas, com trocas rápidas e suaves – mas pegue leve nas curvas. Basta girar o volante em velocidade para que a rolagem da carroceria envie todo o peso para o lado oposto.

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Há espaço suficiente para cinco adultos viajarem com conforto, ainda que o meio do banco traseiro seja elevado

Se o balanço lateral da suspensão (independente McPherson na dianteira e multibraços na traseira) ainda deixa a desejar no sentido dinâmico, o Equinox 1.5 parece mais ponderado enquanto filtra as irregularidades do solo. Nos pontos de asfalto poroso, o SUV manteve a compostura, assim como nas ondulações que reproduzem ruas mal conservadas.

Conforme os dados do Inmetro, o Equinox 1.5 é capaz de aferir 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada – marcas até 8,3% melhores que o Equinox 2.0 (8,4 km/l e 10,1 km/l, respectivamente).

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Com o Equinox Premier 2.0, a Chevrolet atacava na fatia do segmento que corresponde a 18% dos emplacamentos. Após o lançamento do novo 1.5 turbo, o SUV passa a se enquadrar nos 67% de maior volume, junto de Compass, Tiguan, Sportage e Eclipse Cross. Portanto, podemos esperar que o volume de 500 emplacamentos mensais cresça no desenrolar da próxima década.

Ficha técnica

Preço:  R$ 154.990

Motor: 1.5, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência (cv): 172 cv a 5.600 rpm

Torque (kgfm): 27,8 kgfm de 2.500 a 4.500 rpm

Transmissão: Automática, seis marchas, tração integral

Suspensão: Independente (dianteira) / multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: 4,65 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,69 m (altura), 2,73 m (entre-eixos)

Tanque : 59 litros

Consumo:  9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada

0 a 100 km/h: 9,2 segundos

Fonte: IG Carros
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Dafra HD 300 é confirmado para chegar às lojas em março

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Dafra HD 300: Novidade chega como mais uma oferta dentro da marca ao lado do ligeiramente maior Citycom 300

Até então sem uma data precisa para o seu lançamento, a Dafra confirma que o scooter HD 300 chega às lojas em março. O “irmão” do Citycom 300i faz parte da expansão da linha, que já contou com o início das vendas da trail NH 190 no fim do ano passado. Entre as diferenças do Dafra HD 300 e do Citycom 300i estão o ABS (de série no primeiro e opcional no segundo), 27% a mais de espaço do bagageiro para o HD 300 e, segundo a marca, este oferece mais agilidade que o Citycom 300i.

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O motor do Dafra HD 300 segue o mesmo, com 1 cilindro e 278,3 cc. De acordo com a marca, ele recebeu novos ajustes para se manter na potência máxima de 27 cv por mais tempo. Assim como o Citycom, Maxsym 400i, Next 300 e NH 190, o HD 300 faz parte da linha de produtos desenvolvida em parceria com a montadora taiwanesa SYM. Falta apenas a revelação dos seus preços para que todas as informações essenciais sejam reveladas.

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Deverá custar próximo do Citycom

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Dafra Citycom 300i tem porte ligeiramente maior, mas não deverá se diferenciar muito em preço da HD 300

Apesar do porte da HD 300 ser ligeiramente menor que o da Dafra Citycom 300i , espera-se que os preços não irão se diferenciar tanto assim. O scooter a venda atualmente parte de R$ 19.990 e está disponível nas cores branco e preto fosco. Enquanto isso, a versão de topo S 300i ABS sai por R$ 21.990 e só está disponível na cor preto fosco. Pode-se reconhecer a versão com freios ABS pelas rodas com filetes vermelhos no scooter da Dafra .

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Mesmo que venha com tomada 12 V, pedaleira retrátil e um compartimento ainda maior sob o assento (38 litros), entre os equipamentos da Citycom que não devem equipar a novidade, está o escudo frontal. Ainda não se sabe, entretanto, se deve haver a possibilidade da marca oferecê-lo como acessório. Outro ponto positivo para o Dafra NH 300 é que, com peso de apenas 166 kg, é 10 kg mais leve que o “irmão”, o que promete mais agilidade e economia de combustível.

Fonte: IG Carros
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Startup cria primeiro veículo 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil

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Motor Show

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Buggy Power pode ser encomendado no site oficial da marca por R$ 119.990; veja os detalhes

A Startup paranaense eION criou um veículo elétrico a ser produzido em série no Brasil. Após dois anos de desenvolvimento e testes com protótipos, eis o Buggy Power, um veículo para atender finalidades recreativas e turísticas. “Os carros elétricos são uma realidade ao redor do mundo e no Brasil. O projeto surgiu por questões pessoais e também motivado pela preocupação com a poluição do meio ambiente”, conta Milton Francisco dos Santos Junior, engenheiro elétrico e proprietário da eION. 

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O Buggy Power resgata uma parte da história da nossa indústria. Em 1974, a Gurgel apresentou o Itaipu durante do Salão do Automóvel de São Paulo. Foi um minicarro para dois ocupantes, que não entrou em produção, mas ajudou no desenvolvimento do modelo E-400, cuja fabricação ocorreu entre 1981 e 1982 – considerado o primeiro veículo elétrico fabricado em território nacional.

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Detalhes do interior do Buggy Power, da eION

“O Brasil possui uma tradição na fabricação de buggies. Foi uma forma de homenagear os construtores de antigamente. Entretanto, queremos dar uma passo além na fabricação deste tipo de veículo”, diz Milton. Se no passado, eles adotavam a base do Volkswagen Fusca, por exemplo, agora o Buggy Power utiliza um chassis próprio feito de aço.

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Totalmente elétrico, as células da bateria de íons de lítio são fabricadas na China e montadas no Brasil. Elas vão instaladas no assoalho do veículo para diminuir o centro de gravidade e beneficiar a condução. De acordo com Milton, o conjunto pode suportar até 4.500 ciclos (carga e recarga) e o tempo para “encher o tanque” varia entre duas e cinco horas, dependendo da fonte da energia (110V ou 220V). O plugue é residencial de três pinos (20A), porém, pode receber a entrada do tipo 2 para ser recarregado em estações de carregamento encontradas em shoppings e supermercados, por exemplo.

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O cliente pode personalizar o Buggy Power com opcionais, como ar-condicionado, ABS e estofamento

Estão disponíveis as versões Econômica, Padrão e Luxo, com preços a partir de R$ 99.000, dependendo da versão e da quantidade. A diferença entre elas está, principalmente na autonomia. A da configuração Econômica é de até 150 km.

O motor movido a eletricidade produz 23 kW e um torque máxima de 61 kgfm permitindo acelerar de 0 a 80 km/h em 10,9 segundos. A tração é traseira. Contudo, a eION planeja adicionar a tração nas quatro rodas. Já a configuração de topo Luxo (R$ 239.000) traz um motor elétrico de 66 kW e oferece uma autonomia de até 500 km.

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O Buggy Power pode receber até cinco ocupantes e possui 3,480 m de comprimento, 1,855 m de largura e 1,480 m de altura. O entre-eixos é de 2,18 m, enquanto o vão livre em relação ao solo é de 200 mm. Os pneus possuem medidas 235/75 R15 na frente e 31×10 R15 atrás.

Fonte: IG Carros
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