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Vilão da alimentação? Abacate tem “gordura boa” e ajuda a perder peso

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O abacate surgiu na América do Sul e no México, mas por muito tempo foi considerado um dos vilões da alimentação. Apesar disso, a fruta tem importantes nutrientes e passou a ser incorporada em diversas receitas, como a de guacamole e de shakes, por exemplo.

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O abacate era considerado um vilão da alimentação, mas estudos afirmam que ele propicia benefícios ao organismo

Uma das queixas em relação ao fruto é o fato de ele ter um nível alto de calorias. “O abacate é uma fruta calórica e gordurosa. Porém, são gorduras saudáveis e calorias não vazias, ou seja, calorias que oferecem também diversos nutrientes ao nosso organismo”, afirma Renata Guirau, nutricionista da Oba Hortifruti.

“A mudança de pensamento ocorreu quando ficou claro que o problema não é o consumo de gorduras em si, mas o tipo de gordura consumida, a quantidade e também todo o contexto alimentar, focando não em um só alimento, mas na dieta como um todo”, complementa.

Renata destaca que estudos atuais contribuem para que o modo de pensar em relação ao abacate fosse desconstruído, inclusive no poder da fruta para perder peso. Segundo ela, dietas pobres em gorduras não são a solução para a obesidade, e, sim, o equilíbrio entre consumo calórico e a qualidade das gorduras, carboidratos e proteínas ingeridas.

Benefícios do abacate

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A fruta é rica em ácidos graxos e vitaminas e minerais, como o cálcio, o magnésio, o zinco e o potássio

A nutricionista reforçou que o abacate é rico em ácidos graxos – gorduras – e ômega 6 e ômega 9, considerados “gorduras boas”. Além disso, o alimento é repleto de vitaminas e minerais. Entre os principais componentes, Renata destaca:

  • Cálcio: importante para a saúde óssea, dentária, muscular e cardiovascular;
  • Potássio: atua no controle de eletrólitos no sangue e da pressão arterial, além de garantir saúde muscular;
  • Magnésio: participa da saúde óssea e muscular;
  • Zinco: tem ação antioxidante e no reforço da imunidade;
  • Vitamina E: tem ótima ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Vitamina A: tem ação antioxidante, atua na imunidade e no sistema reprodutivo.

A fruta também colabora com o pleno funcionamento da mente. Ela tem ação anti-inflamatória e um tipo de gordura chamado “bainha de mielina”, que ajuda a proteger o transporte de informações entre os neurônios. “O potencial antioxidante do abacate também pode estar relacionado com esse benefício em consumir a fruta”, conta a nutricionista.

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A “gordura boa” é importante

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O alimento ajuda a diminuir o “colesterol ruim” e aumentar o “colesterol bom” por causa da gordura boa

De acordo com Renata Guirau, a gordura do alimento é popularmente conhecida como “gordura boa”, e ela ajuda a melhorar níveis de colesterol ao fazer com que se diminua o LDL – chamado colesterol ruim –e aumente o HDL – chamado colesterol bom.

Além disso, ele colabora na prevenção de doenças crônicas, em especial as cardiovasculares, por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “O abacate tem sido estudado como potencial auxílio para tratamento de outras doenças, como doenças intestinais, osteoartrite e diabetes, porém, mais estudos precisam ser feitos para comprovar essa ideia”, acrescenta ela.

Ele também ajuda a emagrecer

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A nutricionista explica que o teor de gordura presente no abacate contribui para que ele seja eficaz no emagrecimento

Se você quer perder peso , incluir o abacate na alimentação pode ser uma boa alternativa. “Esse teor aumentado de gorduras pode favorecer a saciedade, ajudando a controlar a ingestão de alimentos ao longo do dia”, pontua a nutricionista.

“Seu teor reduzido de carboidratos também pode ser um fator benéfico, dependendo da estratégia para emagrecimento que a pessoa se adapte melhor em seguir. Estudos atuais mostram que o consumo em geral de fontes de compostos funcionais, como o abacate, pode ajudar no controle do peso e redução da obesidade em longo prazo”, reforça.

Renata enfatiza que o consumo recomendado da fruta varia de pessoa para pessoa, mas, no caso de quem deseja perder peso, é ideal ingerí-la em momentos cujo objetivo é aumentar a saciedade da refeição.

Em relação aos exercícios, a fruta, justamente pela presença de gordura – que são fontes de energia –, também atua de modo positivo ao melhorar o rendimento das atividades.

“Porém, algumas pessoas podem não sentir esse efeito e precisar de fontes de carboidratos para garantir a qualidade na prática de atividades físicas. Isso porque as gorduras são mais difíceis de serem utilizadas como fonte de energia, embora ofereçam mais calorias que os carboidratos, por exemplo”, explica Renata.

“Além disso, as gorduras têm mais difícil e lenta digestão, podendo causar desconfortos se for consumida em horário muito próximo à prática esportiva. Portanto, o abacate pode ser uma opção de alimento energético para ser consumido antes dos treinos, mas não é todo mundo que se beneficia dessa estratégia”, esclarece.

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Como inserir o abacate na rotina?

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Fazer shakes, guacamole e incluir a fruta em saladas são algumas formas de colocar o abacate na rotina

O abacate não tem nenhuma contraindicação, desde que seja consumido em quantidades moderadas. Renata Guirau diz que incluir a fruta no café da manhã e nos lanches intermediários são uma boa alternativa para coloca-la no cardápio diário, além de também poder ser feita em shakes ou ser servida picada com canela.

Em refeições, ela pode compor saladas ou até aparecer na forma de guacamole. “O óleo de abacate também é uma boa opção para ser incluída no preparo dos alimentos, com boas propriedades nutricionais”, finaliza a nutricionista.

Fonte: IG Delas
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Mulher amputa dedos das mãos e pé após uso indevido de coletor menstrual

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De acordo com notícia publicada pelo jornal local Le Parisien , Sandrine Graneau, uma francesa de 36 anos que é mãe de três crianças, teve um pé e partes dos dedos das mãos amputados devido uma condição rara. O problema surgiu após uso indevido de coletor menstrual .

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Coletor menstrual é considerado um dos métodos mais seguros para a saúde da mulher, mas exige cuidados e atenção no uso

Leia também: Absorvente interno, externo, coletor menstrual… qual o melhor?

O que aconteceu

Segundo informações, Sandrine desenvolveu uma condição conhecida como síndrome do choque tóxico (SCT). A SCT acontece quando entramos em contato com as toxinas produzidas pelas bactérias do gênero Staphylococcus, que pode estar presente naturalmente no nosso organismo. Estimativas revelam que a bactéria está presente em fossas nasais e pode se instalar até mesmo na pele e no útero.

Entenda a condição causada por uso indevido de coletor menstrual

Embora não seja um problema exclusivo de mulheres, casos com esse grupo se tornaram cada vez mais comuns, associados ao uso de absorventes internos . Quando eles permanecem mais tempo dentro do corpo do que o recomendado, aumenta o risco da proliferação de bactérias que liberam substâncias tóxicas causando a infecção.

“É importante ressaltar que a menstruação foi feita para sair do corpo, e não ficar retida dentro da vagina por muito tempo”, alerta Eduardo Motta, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em entrevista à revista Galileu . De acordo com o especialista, absorventes usados por muito tempo podem servir de porta de entrada para agentes infecciosos causadores de doenças graves, como é o caso da SCT.

O caso da francesa

O caso de Graneau, entretanto, surpreendeu os médicos franceses, pois ela usava um coletor menstrual quando foi contaminada.Uma investigação realizada em 2019 sobre os “copinhos” revelou que eles são o método mais seguro dentre as opções disponíveis para mulheres coletarem o sangue liberado durante a menstruação.

Segundo Motta, vale lembrar que tanto a segurança quanto a eficácia dos absorventes ou coletores dependem do uso correto dos produtos. É importante se atentar ao que está escrito na embalagem e não ultrapassar o tempo de uso recomendado pelo fabricante.

Leia também: Carteirinha de alerta para o uso do coletor menstrual é realmente necessária?

Graneau não lembra quanto tempo permaneceu com o coletor dentro do canal vaginal até retirá-lo. Contudo, ela afirmou ao Le Parisien que, muitas vezes, as recomendações variam entre fabricantes, o que pode confundir as consumidoras.

“Quando ouço que a infecção está relacionada ao uso inadequado de coletores e absorventes por mulheres, fico desanimada, pois as informações que nos são fornecidas não são claras”, disse a francesa. “Segundo o fabricante, está escrito nas instruções que os copinhos podem ser usados ​​por 4, 6, 8 ou 12 horas. Por que não é indicado um tempo de uso claro e padronizado?”, questionou.

Uso indevido de coletor menstrual: cuidados

Motta observa que é importante ter muita atenção ao utilizar coletor menstrual e absorventes internos. É necessário evitar usá-los em situações como em viagens ou durante a noite, quando o tempo de uso recomendado pode ser ultrapassado.

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Energia e ganho de massa muscular: como fazer da pasta de amendoim sua aliada

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Se você está pensando em começar a malhar e não sabe quais alimentos podem te ajudar a ter disposição e ganhar massa muscular, saiba que a pasta de amendoim  é uma ótima opção para ser combinada com os carboidratos da sua dieta.

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Um estudo indica que as pessoas que consomem amendoim com certa frequência têm menos chance de morrer por qualquer causa arrow-options
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Um estudo indica que as pessoas que consomem amendoim com certa frequência têm menos chance de morrer por qualquer causa


Isso acontece porque os carboidratos são os responsáveis por fornecer energia , essencial para a prática de exercícios físicos, e normalmente consumidos como pré-treino. A pasta de amendoim faz com que a absorção dos carboidratos seja mais lenta, dando energia ao corpo por mais tempo. 

Segundo a nutricionista Maria Fernanda Vischi D´Ottavio, do Hospital do Coração, não é apenas no pré-treino que a pasta de amendoim pode exercer uma função importante.

No pós-treino , o corpo fica sem glicogênio e os músculos, quebrados. Se consumidos em até 1 hora depois do treino, os carboidratos restabelecem o glicogênio e as proteínas reconstroem as células musculares danificadas. Como a pasta de amendoim tem proteínas e carboidratos, é uma boa ideia nesses casos.

Benefícios para a saúde

Quando o assunto é saúde, a pasta de amendoim também sai como vencedora. “Os amendoins contêm principalmente gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam na redução do colesterol LDL ‘ruim’, prevenindo doenças cardiovasculares”, explica Maria Fernanda. 

Além disso, a pasta de amendoim é rica em potássio. De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, existem associações positivas entre o potássio e a densidade mineral óssea. Ou seja, ele sugere que ingerir alimentos ricos em potássio pode prevenir a osteoporose e a desmineralização óssea.

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Uma outra pesquisa publicada na revista acadêmica JAMA Internal Medicine descobriu que indivíduos que ingerem amendoim e outras nozes regularmente têm menos chance de morrer ‘por qualquer causa’ – principalmente doenças cardiácas – do que aqueles que raramente comem esses alimentos. 

A Cleveland Clinic, que é um centro médico acadêmico americano, publicou em 2015: “Manteiga de amendoim cremosa ou crocante – e, portanto, tão palatável – é … um possível divisor de águas na pesquisa da doença de Alzheimer “. A afirmação foi baseada num pequeno estudo realizado na Flórida e circulou por fontes altamente confiáveis, ainda que essa relação ainda esteja sendo investigada.

Como posso incluir a pasta de amendoim na dieta?

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A pasta de amendoim pode ser combinada com frutas, torradas e shakes proteicos


A dicas da nutricionista para incluir a pasta de amendoim na dieta é colocá-la em frutas, torradas integrais e shakes proteicos.

Ela destaca que a pasta de amendoim pode ser uma opção mais interessante ainda para os que adotam dietas restritivas, como vegetarianas ou veganas.

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Quem quer emagrecer pode comer pasta de amendoim?

No caso das dietas de emagrecimento, Maria Fernanda alerta: “O  equilíbrio entre frequência e quantidade é o que vale quando buscamos um emagrecimento saudável e duradouro”. Ou seja, não vale exagerar!

Fonte: IG Delas
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