conecte-se conosco


Cidades

Decoração natalina é depredada antes mesmo da inauguração na Praça Central

Avatar

Publicado

A estrutura ornamental foi danificada antes mesmo de concluir a instalação da iluminação que comporá a decoração natalina na Praça Central Domingos Briante, em São José do Rio Claro. A depredação ocorreu neste final de semana por crianças supervisionadas por seus responsáveis e que nada fizeram para intervir.

Conforme o relato do auxiliar de serviços gerais e pedreiro de pequenos reparos, William Renato “Popó” da Silva, os menores brincavam e se penduravam nas mangueiras de LED, prejudicando o trabalho, danificando os materiais e se expuseram ao risco de descarga elétrica.

“Deixaram as crianças arrebentarem a estrutura da árvore, que não é barata, além do risco de se machucarem por um choque elétrico. Se os pais cuidassem e impedissem que elas depredassem a decoração, evitaria custos e resserviço, pois não precisaria deslocar funcionários para fazer novamente a parte que já havia concluída”, desabafa.

As palavras foram endossadas pela secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria do Socorro de Oliveira, que complementa sobre o planejamento orçamentário limitado e a reutilização de parte do material do ano anterior. A gestora cobra consciência coletiva da população rio-clarense.

“Fizemos um novo layout para a árvore, iluminação nas palmeiras e aplicação metalizada nos postes, diferente do ano passado, para atrair as famílias em um ambiente fraterno e aconchegante. Boa parte desse material foi reaproveitado e utilizamos o mínimo de novos itens para evitar gastos. Infelizmente, o relapso de alguns prejudica um trabalho executado com tanto carinho pelas equipes de infraestrutura e da educação, que se dedicaram além do horário de expediente. Quebraram as mangueiras de luzes e rasgaram os tecidos. Por isso, meu apelo é que temos que zelar, temos que somar e, principalmente, temos que ter a consciência de preservar o que é público, ou seja, é de todos nós”, enfatiza.

Foram utilizados mais de 800 metros de iluminação. Dessas, deverão ser trocadas pelo menos cinco carreiras de mangueira, num total aproximado de 30 metros e cujo metro custe R$ 8,32, ou seja, cerca de R$ 250,00.

“Parece pouco, mas se continuar com esse descuido dos pais e responsáveis com as crianças, vamos amargurar um prejuízo desmedido até janeiro”, completa Socorro.

Ainda conforme a secretária, um presépio confeccionado em resina deverá ser hospedado nesta segunda-feira (09) em um ambiente apropriado para fotografia, assim como uma passarela coberta com lona plotada e iluminada com LED com a mensagem “Feliz Natal e próspero Ano Novo”. Um guarda vigiará a Praça enquanto a ornamentação estiver instalada.

O prefeito Valdomiro Lachovicz aproveita o ocorrido ao se dirigir à população para que preserve os adereços e decoração natalina.

“Cada um de nós pode contribuir com a fiscalização e a cuidar dos nossos enfeites de Natal. Vamos conservar o que é nosso. Esses enfeites custam dinheiro, esse dinheiro vem dos impostos arrecadados. Então, sejam nossos parceiros, evitando danos, estragos e orientando as crianças a cuidar do que é de todos nós”, finaliza.

A decoração deverá ser inaugurada até sexta-feira (13). Já a chegada do Papai Noel está prevista para a próxima semana.

Comentários Facebook

Cidades

Tangará da Serra homologa protocolos de enfermagem

Avatar

Publicado

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra publicou nesta quinta-feira, 20, o decreto n.º 074/2020, que dispõe sobre o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no município. O decreto homologa a resolução 003/2020 do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece protocolos para as seguintes áreas: atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; infecções sexualmente transmissíveis; hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; atenção à demanda de cuidados na criança e saúde da mulher.

Os protocolos de enfermagem subsidiam a prática gerencial e assistencial dos profissionais de enfermagem nos diversos contextos de saúde. Estes instrumentos buscam a padronização e uniformização dos procedimentos, na perspectiva de reduzir erros e garantir maior qualidade nos atendimentos realizados.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os protocolos são fundamentais, especialmente nas consultas de enfermagem, em que o enfermeiro acolhe, escuta, examina e identifica os problemas de saúde (atuais e/ou potenciais), prescrevendo cuidados que visam a promoção, prevenção/proteção, recuperação ou reabilitação tanto em âmbito individual como coletivo.

Desde 1986, a partir da Lei do Exercício dos Profissionais de Enfermagem (7498/1986), o enfermeiro pode prescrever todos os cuidados de enfermagem, incluindo a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (564/2017) é reforçada essa premissa legal e ainda a possibilidade de outras prescrições em situações de emergência.

“Enaltecemos o empenho e esforço de todos os profissionais envolvidos nessa consolidação e conquista para a saúde e Enfermagem de Tangará da Serra, em especial, ao Enfermeiro Rômulo Cézar Ribeiro da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde e a Enfermeira Dienefer Jaqueline Magalhães Feix, Secretária Municipal de Saúde”, destacou o Enfermeiro Vagner Ferreira do Nascimento, Conselheiro do Coren-MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Servidor público de São Pedro da Cipa passará o carnaval com dinheiro no bolso

Avatar

Publicado

O pagamento dentro do mês trabalhado já é marca da gestão do prefeito Alexandre Russi que faz questão de pagar antecipadamente os servidores públicos do município de São Pedro da Cipa. 

O prefeito que está em seu segundo mandato reeleito com 83,64% diz que isso é uma forma de valorizar os servidores que tanto contribuem com a gestão. "Estou muito feliz em ter nossas contas em dias, esse é meu último ano de mandato e temos dinheiro em caixa obras sendo realizadas com recursos próprios e obras sendo realizadas com emendas parlamentares e federais, nossa economia vai muito bem, por isso conseguimos antecipar todos os meses a folha de pagamento", finalizou Alexandre Russi.

Ao longo de 7 anos e dois meses a gestão pagou antecipadamente os colaborados em todos os meses totalizando 84 meses de salários pagos dentro do mês trabalhado.

A servidora contratada Maria Aparecida Silva é técnica em saúde bucal que trabalha há 5 anos na prefeitura diz que nunca esteve tão satisfeita. "Estou muito feliz com esse emprego, pois quando menos espero o pagamento está na conta. Eu amo fazer parte dessa família, me sinto valorizada, em datas comemorativas como natal, ano novo, carnaval e feriados prolongados o prefeito antecipa ainda mais os pagamentos para que possamos viajar, nos divertir com nossas famílias tem como não ficar feliz?", disse Maria.

Então se você é servidor de São Pedro da Cipa, prepare-se para curtir o carnaval e o feriadão com dinheiro no bolso, claro se for cair na folia não beba se for dirigir. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana