conecte-se conosco


Mulher

Como fazer a criança deixar a chupeta? Especialista ensina 5 dicas

Avatar

Publicado

source

Para muitas crianças, a chupeta é um acessório que tranquiliza e contribui na hora do sono. Apesar de ajudar em alguns aspectos, as consequências do hábito não são nem um pouco positivas. Segundo a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, ele pode prejudicar o desenvolvimento das estruturas da face e da fala.

bebê com chupeta arrow-options
shutterstock

Tirar a chupeta antes dos três anos é fundamental para que o hábito não atrapalhe o desenvolvimento da criança

Leia também: Chupeta x dedo: o que os especialistas dizem

A especialista explica que o ideal é suspender o uso da chupeta e da mamadeira a partir do um ano e meio até os três anos , quando o acessório passa a ser muito prejudicial.

Nem sempre é fácil fazer isso, já que a tarefa exige paciência e cuidado, afinal, a criança está apegada ao acessório. Para ajudar os pais na missão de fazer a criança deixar a chupeta , a fonoaudióloga ensina cinco dias simples, mas muito importantes. Confira:

Como ajudar meu filho a deixar a chupeta? 

1. Diminua o tempo de uso aos poucos

Ana Lúcia fala que o melhor a fazer é diminuir o tempo de uso da chupeta aos poucos. Assim, o processo será menos traumático para as crianças . “Uma vez que eles se acostumaram com os bicos para se acalmarem quando eram bebês, é importante que se sintam protegidos e não sintam esse momento como algo ruim e que desencadeie insegurança e sentimento de abandono”, comenta. 

2. Tire a chupeta quando pegarem no sono

Assim que a criança adormecer, os pais devem retirar a chupeta da boca. A especialista explica que isso ajuda os pequenos não se sentirem tão dependentes do acessório.

3. Ensine a tirar a chupeta para falar

Ensine ao seu filho que para ele falar é preciso tirar a chupeta e deixar a boca livre. “No momento em que ainda estão desenvolvendo a fala, eles sentem necessidade de serem entendidos, então vale explicar que os adultos só compreendem as frases quando são ditas livres dos bicos de chupetas e mamadeiras na boca”, ensina a fonoaudióloga.

4. Troque o foco

Construa um ambiente em que os pequenos tenham outras distrações e estímulos, como brincar de um jogo novo e desafiador. Isso os ajuda a aprender sobre novas formas de lidar com as situações sem precisar recorrer aos bicos quando se deparam com uma frustração.

Leia também: Ajude seu filho a parar de chupar o dedo

5. Aposte no paladar

Use o paladar como um aliado para a criança deixar a chupeta . Ana Lúcia comenta que como ainda estão construindo o paladar, vale usar a tática do ‘gosto ruim’. Para isso, a especialista sugere lambuzar o bico da chupeta com algo que a criança não goste de comer.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook

Mulher

Com cabelos de quase 2 metros, jovem não corta fios há 11 anos

Avatar

Publicado

source

Nilanshi Patel, de 17 anos, bateu o próprio recorde do Guinness World Records e se tornou pela segunda vez a adolescente com os cabelos mais longos do mundo. Em 2018, ela já havia ganhado um certificado, exibindo fios de 1,7 metro de comprimento. Agora, com cabelos de 1,9 metro de comprimento, a “Rapunzel” indiana chama atenção por onde passa.

Leia também: Rapunzel “real” lava o cabelo uma vez por semana e leva 10 horas para secá-lo

Nilanshi arrow-options
Reprodução/The Sun

Os cabelos da ‘Rapunzel’ da Índia medem quase dois metros de comprimento; ela bateu dois recordes mundiais

Ao The Sun , a jovem de Gujarat, Índia afirma que ama os longos fios e acredita que eles são “uma benção”. Nilanshi conta que não corta os cabelos há 11 anos, mas o comprimento de quase dois metros ainda não são suficientes – e, por isso, ela não pretende ver uma tesoura tão cedo.

Segundo ela, a intenção é bater o recorde de adulta com o cabelos mais longos do mundo e entrar para o livro dos recordes pela terceira vez. 

Leia também: Mulher diz que manteiga de amendoim é segredo para cabelo digno de Rapunzel

Rotina para cuidar dos cabelos de 1,9 metro

Nilanshi arrow-options
Reprodução/Instagram/guinnessworldrecords

Nilanshi bateu dois recordes no Guinness como a adolescente com os cabelos mais longos do mundo

A adolescente diz que dá bastanta trabalho manter fios tão longos saudáveis e bonitos. Para isso, ela mantém uma rotina, que inclui usar um óleo feito com “ingredientes secretos” pela mãe dela, e lavar uma vez por semana. Para secar e pentear, ela demora uma hora e meia. 

Leia também: Com fios de 1,8 metro, “Rapunzel” da vida real não lava o cabelo há quase 20 anos

No dia a dia, Nilanshi faz tranças ou coques para evitar que os cabelos fiquem embaraçados ou com nós, e também para que ela não pise nas pontas – já que tamanho dos fios é maior do que a altura da moça. “É uma parte do meu corpo e sou orgulhosa disso”, finaliza.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Dicas de decoração: 3 ideias práticas para compor uma mesa posta para o verão

Avatar

Publicado

source
mesa posta para o verão arrow-options
Arquivo pessoal

Peças em melamina são ótimas para composição de mesas em área molhada

Vai receber os amigos em casa na estação mais ensolarada do ano? Que tal montar uma decoração criativa para curtir o momento ao lado de pessoas queridas? 

Na proposta de mesa posta para o verão, a ideia é adotar peças práticas e que se adequem às áreas molhadas, quando a proposta for montar composições na praia ou piscina.

As peças em melamina são uma ótima opção. À primeira vista, a louça em melamina se parece muito com uma porcelana. Na verdade, trata-se de um composto sintético altamente resistente, possuindo uma durabilidade superior ao vidro e à porcelana. 

Leia também: Qual o impacto do uso de celulares durante as refeições?

Outras vantagens são a não retenção de cheiro ou sabor e a resistência a quedas e atrito.

peca em bambuarrow-options
Arquivo pessoal

Utensílios feitos em bambu possuem um agente natural antibacteriano

As peças em melamina já são consagradas e bastante utilizadas nos Estados Unidos, por exemplo. No Brasil, já é possível encontrar modelos com estampas lindas. 

Aposte em peças com esse material quando a ideia for montar uma proposta descontraída de mesa posta em áreas molhadas.

Outro material que combina com a proposta de mesas para o verão e tem ganhado destaque é o bambu . Os utensílios feitos desse material possuem um agente natural antibacteriano que previne a proliferação de bactérias.

Uma outra vantagem das peças em bambu são a sua maior resistência em comparação a peças em madeira, além de serem mais leves e com design moderno.

Nas composições de mesas para o verão , é possível usar peças em bambu para dispor os talheres, servir os aperitivos ou até preparar drinks.

Em relação a elementos têxteis, aposte em jogos americanos, passadeiras ou toalhas com tecido impermeável, também chamado acquablock.

Leia também: Como usar a Classic Blue – cor da Pantone para 2020 – na decoração e na mesa posta

Tecido Acquablock da Karsten arrow-options
Divulgação

Acquablock é um tecido que protege contra a ação da luz solar e repele a água

Acquablock é um tecido com diversas propriedades e características tecnológicas. Além de proteger contra a ação da luz solar, ele repele a água. A Karsten foi a primeira marca brasileira a desenvolver um tecido exclusivo com essas características.

Existem diversas opções de estampas disponíveis no mercado, inclusive com temática verão, basta escolher o modelo que mais agrada. A passadeira ou trilho, por exemplo, pode ser usada na mesa e também decorando um aparador ou móvel de apoio. 

Leia também: Bodas de casamento: que tal comemorar montando uma mesa posta temática?

Gostaram das dicas da mesa posta para o verão? Animados para receber os amigos em casa e confraternizar durante a estação mais ensolarada do ano?

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana