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Mato Grosso

Alunos fazem “noite de autógrafos” de livros escritos em sala de aula

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Os 330 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Querência, localizada no município de mesmo nome (945 km da Capital), desenvolveram habilidades de leitura e escrita por meio da Estante Mágica, uma plataforma on-line para publicação de livros. Na finalização dos trabalhos, os alunos realizaram uma “noite de autógrafos”, no clube da cidade, neste sábado (07.12).

Segundo a assessora pedagógica Glaucia Galvão Vieira, os alunos escreveram os textos e as ilustrações e todo o material foi enviado para a Estante Mágica, que se encarregou de imprimir os exemplares e entrega-los na escola.   

“Todo o trabalho, desde o texto até às ilustrações, foram desenvolvidos em sala de aula. Na etapa final, os alunos enviaram tudo para a plataforma, que concretizou o trabalho na forma dos livros. Por último, foi a realizada a noite de autógrafos dos autores mirins”, comemorou.

A assessora pedagógica explicou que as ações foram planejadas e executadas pelos professores de cada turma que optaram por trabalhar com metodologias ativas voltadas para a prática da leitura e da escrita.

“Os professores trabalharam com exposição dialogada, roda literária, planejamento da escrita, reprodução oral de textos de gêneros diversos entre outros. Por fim, escrita e ilustração do livro”, assinalou.

No entendimento de Gláucia, a proposta de escrever o próprio livro configurou-se como uma estratégia positiva para o desenvolvimento de habilidades importantes para os alunos dessa etapa educacional. Ela ressaltou que o projeto proporcionou reflexões positivas sobre o ato de ler e escrever e, sobre a formação de novos leitores.

“A produção do livro pelas crianças nessa etapa educacional contribuiu muito para as futuras produções. Além disso, o projeto sensibilizou os alunos a respeito das temáticas trabalhadas. As produções dos alunos revelaram o grande potencial artístico, crítico e criativo que possuem”, afirmou.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Governo nomeia 300 Apoios Administrativos Educacional do cadastro de reserva

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O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (24.01), no Diário Oficial do Estado (DOE) a nomeação de 300 Apoios Administrativos Educacional (AAEs) sendo 170 Manutenção de Infraestrutura Limpeza e 130 Nutrição (Merendeira). Confira aqui a lista de nomeação conforme Ato nº5.500/2020.

Os nomeados foram classificados no cadastro de reserva do concurso público regido pelo edital 01/2017. 

Os nomeados deverão procurar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela posse e efetivo exercício.

Para informações sobre a posse, os exames médicos e agendamento da perícia médica o candidato nomeado deverá ligar para o disque-servidor no 0800-647-3633. Além do disque-servidor, a Seplag também disponibiliza em seu site uma lista de perguntas frequentes.

As informações a respeito da nomeação estão na Instrução Normativa 03/2013, da Seplag, que “dispõe sobre o ingresso de candidatos nomeados em concurso público para cargo efetivo na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Ceja de Colider realiza campanha de matrículas em parceria com setor empresarial

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O Ceja “Cleonice Miranda da Silva”, localizado no município de Colíder (a 650 quilômetros ao norte da capital) realiza uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Colíder (Acic) para estimular jovens e adultos a concluírem seus estudos. Os membros da Associação irão ajudar a equipe do Ceja a localizar os trabalhadores que podem voltar a sala de aula.

Segundo o diretor do Ceja, Cláudio Scalon, com o apoio da Acic, os trabalhadores vão descobrir que são eles mesmos que farão o tempo para o estudo, facilitando a conclusão dos cursos. O lema é: “Não importa onde você parou, sempre é tempo de voltar a estudar”.

O trabalho em busca desses futuros alunos começou na última segunda-feira (20.01), com panfletagem no comércio e nos bairros, além da realização de reuniões de sensibilização em busca de estudantes no ambiente de trabalho nas empresas, como se fez nos últimos anos.

Conforme o calendário, o ano letivo começa na segunda quinzena de março. “A proposta é sensibilizar empresários, comerciantes e o setor industrial da cidade, chamando a atenção para a importância de todos concluírem seus estudos na educação básica, num esforço de superação aos trabalhadores que – em algum momento da vida – deixaram de frequentar a escola em idade própria”, destaca.

No início do ano letivo de 2019, o Ceja obteve em torno de 900 alunos, sendo que mais da metade dos matriculados concluíram a fase de formação do ensino fundamental ou Médio.

A escola oferece turmas no matutino, vespertino e noturno e a expectativa da direção é que para este ano os números superem a marca do ano anterior.

Fonte: GOV MT
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